Se te perguntasse qual é a sua principal prioridade para o marketing em sua empresa, para os próximos cinco anos, saberia me dizer? Se sua resposta foi no marketing de relacionamento, parabéns! As estruturas metálicas de sua marca estão fortes e compactas.
Várias pesquisas revelaram que este tema está no topo da lista para quase 46% das empresas e por um bom motivo: experiências personalizadas do cliente podem aumentar drasticamente sua receita.
Quer saber melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
O que é Marketing de Relacionamento?
O marketing de relacionamento consiste em estratégias utilizadas pelas empresas para construir proximidade de longo prazo com os clientes. Em vez de se concentrar em vendas únicas, por que não criar uma base sólida e persistente?
Mas qual a importância do marketing de relacionamento?
Pense que tenho uma empresa de locação de Grupo Gerador. Ela depende da retenção de clientes, correto?
Se você não estiver construindo relacionamentos de longo prazo, terá taxas pouco relevantes e um sumiço dos clientes. Atualmente, com a crise econômica, o que mais vale é a retenção e a recorrência deles. Isso criará um ambiente de maior tranquilidade e benefícios para todos.
O mesmo vale para qualquer tipo de empresa B2B. Reter clientes é vital para crescer e expandir consistentemente suas operações.
Quais são as vantagens do marketing de relacionamento?
Imagine ser capaz de reter 60% dos leads que você converter em clientes. Não seria demais? Essas pessoas ficam com o seu negócio por muitos anos e até indicam outras pessoas para você.
E o boca a boca é primordial tanto para pequenas confeitarias quanto para indústrias de locação de geradores.
Portanto, você não apenas está gerando receita utilizando uma base de clientes leais, como também direcionando tráfego gratuito e conversões para sua empresa.
Este é o sonho de todo e qualquer profissional de marketing. Essa é apenas uma das maneiras pelas quais o marketing de relacionamento pode beneficiar o seu negócio. Aqui está uma lista de outros pontos positivos quando foca-se no marketing de relacionamento com o cliente:
- Pode melhorar a experiência do cliente;
- Pode abrir uma comunicação bidirecional para obter feedback valioso do cliente (e isso pode ser usado dentro das redes sociais, para mostrar mensagens positivas);
- Fica mais fácil gerar referências para leads qualificados;
- Entenderá melhor as necessidades de seus clientes;
- Terá novas ideias de negócios (e produtos/serviços);
- Fará com que sua empresa se destaque dos concorrentes;
- Será capaz de promover a lealdade e fixar sua marca na mente de todos;
- Poderá aumentar sua receita por meio de upselling e cross-selling
Depois disso tudo comentado, basta colocar o marketing de relacionamento no topo das prioridades de sua marca e fazer com que os colaboradores tenham consciência de que, quanto mais isso for desenvolvido, maiores serão os ganhos de todos.
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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.