Product Market Fit: o que é e como definir o seu

Você sabe como o seu produto está inserido dentro do mercado? Conhece todas as nuances e o mundo profissional onde seu negócio está inserido? Afinal, conhecer melhor sobre o mercado de forma geral, ajuda e muito a sua empresa de automação predial conseguir obter melhores resultados. 

Muitas vezes, não só é preciso entender sobre o mercado, mas também sua funcionalidade dentro dele, como por exemplo, o produto que você oferece, como ele está inserido? Ele é considerado uma solução útil e compatível com os concorrentes? O valor dele agrada seu público-alvo?

Existe um termo que ajuda e muito você a entender melhor sobre toda essa concepção, o Product Market Fit. Se você trabalha em uma startup com certeza já ouviu falar sobre ele, e se ainda não o conhece vale muito a pena conhecê-lo. 

Por este motivo, no texto de hoje iremos apresentar para você sobre o Product Market Fit, o que ele é e como você pode definir o seu dentro da sua empresa, preparado? Então vamos lá!

O que significa Product Market Fit?

Em tradução livre para o português, Product Market Fit significa “adequação do produto no mercado”, esse conceito foi criado por Marc Andreessen, norte-americano fundador da Netscape. O PMF como também é conhecido, se trata de uma ferramenta que auxilia a empresa a conhecer melhor sobre sua posição dentro do mercado. 

Como o próprio nome já insinua, ela basicamente busca adequar o produto ou serviço que sua empresa tem a oferecer, juntamente com as necessidades dos consumidores e o que ele pode agregar no consumo daquelas pessoas juntamente com o ofertado. 

Ou seja, ele é basicamente um metrificador para saber como a sua indústria 5.0, se posiciona no mercado e oferta seus produtos e serviços de forma coerente, atrativa e que seja compatível com os desejos e interesses do seu público. 

Qual a sua importância para uma empresa?

Todo empreendedor possui o mesmo objetivo: trazer resultados para a sua empresa, no final das contas, não importa o segmento, todos querem ter sucesso, e o PMF é um dos grandes auxiliares para que isso de fato aconteça. 

Ele é basicamente um direcionador para indicar o caminho correto para as empresas, sendo ideal para realizar mudanças ou alterações no meio do caminho, afinal, através dele você tem uma noção muito mais clara sobre o mercado e principalmente sobre seus produtos lançados. 

Muitas vezes, um produto que tinha tudo para fazer sucesso acabou dando errado pela falta de PMF, ou até mesmo algum sucesso de vendas possa ser enaltecido devido a um bom Product Market Fit. Identificar seu posicionamento de mercado, entender as necessidades e dores das pessoas e saber direcionar seu produto para atuar na hora certa e no momento certo, é o que faz essa estratégia ser tão importante. 

Como definir seu PMF?

Por mais que pareça um bicho de sete cabeças, aplicar o PMF dentro de seu negócio pode não ser algo tão terrível assim, o primeiro passo é ter um conhecimento total sobre o público que você quer atingir, ou seja, clientes, futuros clientes, público-alvo e persona do seu negócio, é crucial saber o máximo de dados e informações sobre eles. 

Após se aprofundar nesse conhecimento, identifique as necessidades que ainda não foram atendidas, utilize algumas métricas, veja alguns produtos que ainda não foram lançados no mercado para essas pessoas, ou se elas sentem falta de uma plataforma de divulgação mais coesa, enfim, saiba o que o público espera e o que ainda não foi resolvido. 

Terceiro passo é oferecer uma proposta que seja valiosa para seu público, após descobrir suas necessidades e qual dor será curada, é preciso que você monte algo que realmente irá satisfazer as pessoas e que seja diferente de outras opções disponíveis no mercado. 

Depois disso comece a desenvolver essa solução, se as pessoas precisam de uma entrega mais barata, por exemplo, comece a testar compras com frete grátis e acompanhe a recepção do público, realize esses testes antes de lançar a sua solução no mercado. 

Por fim, abra para as pessoas sua solução e busque saber qual a opinião delas em relação a aquilo que você está oferecendo, deixe um espaço aberto para feedbacks e para que as pessoas possam opinar sobre o seu lançamento, isso faz com que você consiga corrigir possíveis falhas e ser o mais assertivo possível. 

Depois, basta aproveitar e começar a aplicar o PMF na sua empresa, com uma estratégia totalmente voltada para o público, atendendo suas necessidades e visando sempre, uma ótima experiência do cliente ao mesmo ponto que você consegue ter sucesso na sua empresa. 

Não se esqueça de comentar o que achou sobre o texto aqui no espaço abaixo e de compartilhar caso tenha curtido, muito obrigado por ler e até a próxima!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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