6 passos para não perder o foco facilmente

Se manter focado é uma das ações mais importantes na execução de qualquer tarefa, afinal, é a partir disso que você consegue realizar atividades em um tempo muito mais curto e de maneira muito mais eficiente, evitando distrações e conseguindo tirar o máximo proveito dos seus esforços. 

Porém, o problema é que mesmo sendo algo fundamental, manter o foco nem sempre é uma tarefa simples, quando você está sobrecarregado, cansado ou distraído, a chance de conseguir se concentrar é muito menor, o que acaba se tornando uma verdadeira bola de neve e prejudicando o seu desempenho como um todo.

A falta de foco implica na perda de tempo, nas tarefas realizadas de “qualquer jeito”, e até mesmo em sensações como irritação e frustração, a junção de tudo isso gera desconforto e faz com que você se sinta insatisfeito, fazendo com que você não consiga nem ao menos executar ações mais simples, como procurar os equipamentos para a empresa de montagem industrial que estão armazenadas no estoque. 

Cá entre nós, ninguém quer passar por essa situação, certo? Por isso, se manter focado é uma ação tão requisitada e importante na atualidade, mas como não fazer com que ele escape? No texto de hoje, separamos 6 passos para que você não perca o foco facilmente, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Crie um ambiente totalmente favorável

O primeiro passo para manter o seu foco é justamente criar um ambiente que seja totalmente favorável para executar as suas tarefas, para isso é necessário manter uma organização enorme e separar um espaço ideal. 

Procure deixar o seu espaço de trabalho totalmente organizado, com todas as ferramentas e itens necessários para executar suas atividades ao seu alcance, caso trabalhe de casa, monte um escritório aconchegante e com tudo pronto para que você consiga realizar suas tarefas. 

Lembre-se que o ambiente pode influenciar diretamente no seu foco, então aposte em ferramentas produtivas e separe tudo o que for necessário para que você execute suas tarefas da melhor forma possível. 

  1. Remova qualquer tipo de distração

Agora que seu espaço já está organizado, o segundo passo é remover toda e qualquer distração que está ao seu redor para que você consiga se concentrar e executar a sua manutenção de compressores de maneira mais produtiva e totalmente focada. 

Desligue seu celular ou coloque ele no modo avião, evite conversas paralelas durante o horário de expediente, se trabalha de casa, fique longe da televisão ou de qualquer outro aparelho eletrônico que possa te distrair.

No momento da execução de suas tarefas, é necessário que o foco seja total, sem distrações, então busque remover qualquer ação que possa prejudicar a sua concentração. 

  1. Crie uma lista de coisas a fazer e a cumpra à risca

Com o ambiente totalmente preparado, incluindo a remoção de distrações, o quarto passo é justamente começar a listar quais são as atividades que você irá fazer e é claro, cumprir à risca todo o seu planejamento. 

Faça uma montagem detalhada de cada ação e tarefa que você deseja concluir a curto, médio e longo prazo. Monte um cronograma diário, semanal e mensal, com todas as ações que você quer fazer e liste elas por ordem de prioridade. 

Saber o que fazer ajuda você a ter foco e executar a atividade de acordo com o que está listado, isso evita com que fique perdido ou que execute tarefas fora de ordem que podem te prejudicar, seja criterioso e monte uma lista e a execute da maneira correta.

  1. Evite ser multitarefas e dê um passo de cada vez

Um erro comum que as pessoas acabam cometendo é a tentativa de realizar multitarefas, o que ajuda a perder o foco com uma enorme facilidade, procure evitar fazer muitas coisas ao mesmo tempo e dê um passo de cada vez, sem acúmulos de ações ou sobrecarga de atividades. 

Siga a sua lista, se você precisa limpar um corrimão como forma prioritária, separe o seu limpador enzimático e foque apenas nessa tarefa, dê um passo de cada vez e não queira fazer várias coisas ao mesmo tempo. 

É preciso ir devagar, sem sobrecarregar suas ações e nem querer fazer diversas coisas ao mesmo tempo, cada atividade deve ser focada de maneira individual.

  1. Aprenda a dizer não

É natural do ser-humano querer ajudar o próximo, ainda mais quando é algum conhecido como um colega de trabalho, amigo ou familiar, porém nem sempre dar o suporte a essas pessoas pode ser algo positivo, é claro que você vai sempre querer ajudar, mas é necessário entender que existem momentos onde o “não” deve aparecer. 

Se você já está com seu cronograma repleto de tarefas e está quase sobrecarregado de tantas atividades que está fazendo, é necessário reconhecer que é melhor negar a ajuda para não se comprometer. 

Sendo assim, aprenda a falar não, você não irá negar ajuda sempre, mas em casos onde é necessário focar na sua tarefa e nas suas prioridades, por mais difícil que possa ser, recusar a ajuda pode ser essencial para te manter focado e não arrumar ainda mais problemas. 

  1. Faça pequenas pausas cronometradas

Por fim, o seu último passo deve ser justamente incluir pequenas pausas cronometradas durante toda a execução das suas tarefas, muitos querem executar suas ações de uma só vez, sem descanso, e mesmo que você utilize um projeto de climatização para reduzir seus esforços, uma hora você vai estar cansado e o foco não será mais o mesmo. 

Então mesmo que queira finalizar todas as suas tarefas de uma só vez, recomendamos que faça pequenas pausas cronometradas, procure ficar de 10 a 15 minutos descansando a cada 1 hora, ou então, utilize o famoso método pomodoro. 

Com ele, você trabalha 25 minutos e descanse 5 minutos, dividido em 4 ciclos, depois, são 15 minutos de descanso consecutivos, e então mais 4 ciclos da forma como citamos acima, essas pequenas pausas ajudam a resetar a mente, e fazem com que a sua concentração seja retomada e o foco muito mais intenso após um breve período de descanso.

O que achou do texto de hoje? Preparado para aumentar ainda mais seu foco? Então comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE