Marketing online: dicas para pequenas empresas

É importante para cada empresa ganhar a atenção de seu público-alvo. No entanto, muitas pequenas e médias empresas não têm um grande orçamento para contratar uma agência de marketing digital ou para financiar grandes anúncios, spots de TV ou campanhas extensas. 

O marketing digital pode ser uma solução para essas PMEs: muitos clientes em potencial podem ser alcançados por meio de canais on-line, mesmo com um orçamento comparativamente pequeno. O dimensionamento dos custos funciona muito bem.

Mas quais canais existem e como você pode usar os canais individuais com mais eficiência?

Sua própria página inicial

Sua página inicial é praticamente o centro de todas as suas medidas de marketing online. O site da sua empresa é o primeiro ponto de contato para muitos clientes quando eles têm dúvidas sobre produtos ou sua empresa. 

O que você definitivamente deve considerar ao projetar sua página inicial: Independentemente de você operar uma loja on-line ou fornecer uma oferta puramente informativa, as expectativas e desejos do cliente (potencial) devem sempre ser levados em consideração. 

Quase todas as suas medidas de marketing online levam os usuários à sua página inicial, e é por isso que ela desempenha um papel fundamental.

O que você pode alcançar com seu próprio site?

Os interessados ​​podem encontrar todas as informações sobre a empresa no site da empresa. Ao mesmo tempo, a página inicial também pode ser usada para vendas. Porque se você administra uma loja online, geralmente a coloca na página inicial. Mas a página inicial também pode aumentar as vendas ao apontar promoções na loja.

Como você cria um bom site?

Sua página inicial deve atrair o público-alvo – tanto em termos de design quanto de conteúdo. Palavras-chave específicas do setor também devem ser colocadas no site para que os consumidores possam encontrar o site da sua empresa por meio dos mecanismos de pesquisa.

Social Media

A forma mais promissora é tentar alcançar as pessoas onde elas estão: nas redes sociais. Então, no Facebook, Instagram, Twitter e redes similares. Mas as plataformas diferem – e seus grupos-alvo também diferem. 

Embora haja muita sobreposição, nem todo cliente está ativo em todas as plataformas. Usar o marketing de mídia social corretamente significa acima de tudo: avaliar corretamente o grupo-alvo. 

Seu grupo-alvo está em casa no Facebook ou no Twitter? Para que você possa minimizar o desperdício em suas medidas de marketing, isso deve ser esclarecido com antecedência. 

O que pode ser alcançado com o marketing de mídia social?

Todo profissional de marketing quer que suas campanhas se tornem virais nas mídias sociais. Isto significa: A mensagem publicitária é difundida pelos próprios utilizadores, sem custos adicionais, sem esforço adicional. 

Para isso, porém, os usuários da respectiva plataforma devem gostar tanto do conteúdo que encaminhem a contribuição (imagem, vídeo ou texto) para amigos, familiares ou conhecidos por vontade própria. 

Como funciona um bom marketing de mídia social?

Honestidade e compreensão do público-alvo são fundamentais para o sucesso do marketing online para pequenas e médias empresas nas redes sociais. Isso requer lidar com a comunidade. 

O canal de mídia social não deve ser entendido como uma via de mão única: como empresa, você deve reagir da melhor maneira possível ao público e seu feedback, em vez de apenas enviar mensagens publicitárias ao grupo-alvo, mas nunca responder a nenhuma pergunta. 

A interação com o público fortalece a fidelização dos clientes e, sobretudo, fornece informações úteis. Dentro das redes sociais você recebe um feedback direto que teria que pedir em outras áreas.

Marketing de influenciadores

Nos últimos anos, a já dinâmica indústria da publicidade mudou significativamente novamente: enquanto no passado, estrelas proeminentes do cinema e da televisão eram usadas como embaixadores da marca, os chamados influenciadores agora estão cada vez mais envolvidos no marketing online – e também são muito interessantes para as PMEs. 

Os influenciadores são personalidades conhecidas principalmente por suas aparições online. E eles rentabilizam essa exposição na mídia online por meio de acordos com empresas. Em última análise, ambos os lados se beneficiam disso.

Os influenciadores geralmente são percebidos como muito autênticos por seus fãs, e é por isso que suas mensagens publicitárias também recebem um nível comparativamente alto de credibilidade. 

Se os influenciadores anunciam por exemplo um novo produto de uma marca de calçados femininos, seus fãs, seguidores ou assinantes geralmente assumem que estão genuinamente entusiasmados com o produto, o que geralmente leva a compra. 

O que pode ser alcançado com o marketing de influência?

Os influenciadores são em sua maioria nativos digitais: estão em casa nas mídias sociais e conhecem muito bem seu público-alvo. Por isso, em muitos casos, eles atingem o tom mais adequado ao grupo do que qualquer departamento de marketing.

A imagem positiva do influenciador também é transferida para a marca ou produto anunciado.

Como funciona o bom marketing de influenciadores?

O fator de sucesso mais importante é a seleção do embaixador ideal da marca. Existem influenciadores adequados para quase todos os segmentos de produtos. Às vezes, eles não têm um alcance tão amplo quanto as estrelas de mídia social mais conhecidas, mas têm uma base de fãs dedicada com interesse em um tópico muito específico. 

Trabalhar com os chamados micro influenciadores geralmente é mais barato do que trabalhar com as grandes estrelas da cena – mas ainda pode ter um grande impacto se você atingir seu grupo-alvo por meio desses micro influenciadores. 

Conclusão

O marketing on-line oferece às pequenas empresas vários meios de chamar a atenção de forma econômica e eficiente para suas próprias ofertas. Uma grande vantagem sobre o marketing offline é que você geralmente tem muito mais dados disponíveis para monitorar o sucesso de seus esforços de marketing e, assim, melhorá-los constantemente.

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