4 Benefícios do Copywriting para negócios digitais

Há quase 200 anos, desde que os americanos decidiram usar a escrita para vender e não apenas informar ou entreter o público, Copywriting tem beneficiado as estratégias de vendas de grandes e pequenos negócios em todo o mundo.

Copywriting – a ciência por trás dos textos que vendem – consiste em um conjunto de elementos e técnicas de persuasão, que quando aplicadas na comunicação, tem o poder de transformar palavras comuns em lucrativas.

Mas, em vias práticas, quais benefícios do Copywriting podem ser experimentados por negócios digitais hoje? 

Desde empresas totalmente remotas, até negócios físicos que recorrem a estratégias de marketing digital para vender mais.

Nas linhas a seguir, você vai descobrir quais são os 4 maiores benefícios do Copywriting que a sua empresa pode usufruir e te farão sair desse post decidido a implementar essa técnica na comunicação do seu negócio.

Leia até o final.

Benefícios do Copywriting que você precisa conhecer

1 Melhora a qualidade dos textos

Independente do formato, os textos são um dos recursos de comunicação mais eficientes utilizados no Marketing Digital.

As técnicas de Copywriting vem justamente para melhorar a qualidade e potencial de impacto, além de prevenir erros gramaticais nesses textos, sejam eles:

  • Emails;
  • Anúncios;
  • Posts de Instagram;
  • Scripts para vídeos;
  • Páginas online.

2 Estreita os laços emocionais com os clientes

Uma das principais características da escrita persuasiva é sua capacidade de tocar as emoções das pessoas.

Isso porque antes de escrever, o Copywriter – profissional dotado da habilidade de transformar textos comuns em persuasivos – realiza uma profunda e minuciosa pesquisa de persona para descobrir, dentre outras coisas, quais são:

  • Os maiores problemas que o público enfrenta;
  • Os desejos e sonhos mais secretos desse público;
  • As objeções que os impedem de comprar um produto ou serviço.

Com essas informações em mãos, o profissional terá condições de criar textos que vão ao encontro dos anseios do público, explorando temas dentro do universo de interesse das pessoas.

O resultado disso é que os textos conectam muito mais com a audiência e gera proximidade entre o público e a sua marca.

Veja um exemplo.

Imagine que uma escola de inglês online queira atrair alunos em potencial para o seu perfil no Instagram e vender aulas particulares.

Mas, durante a pesquisa de persona, notou-se que uma das objeções mais fortes desse público é:

“Não tenho dinheiro para fazer um intercâmbio e me tornar fluente.”

Para quebrar essa objeção, a escola decide criar um conteúdo para o Instagram com o seguinte tema:

“3 passos para alcançar a fluência em inglês, sem sair de casa.”

Percebe como o tema se torna atrativo para pessoas que acreditavam ser impossível conquistar a fluência sem fazer um intercâmbio?

3 Aumenta o engajamento dos conteúdos

Gerar engajamento é um dos principais objetivos de qualquer negócio que produz conteúdo para a internet.

Embora curtidas, comentários e compartilhamentos não pague as contas no final do mês, essas interações são indicadores importantes que revelam se a estratégia de conteúdo do negócio é assertiva ou não.

Atrelado ao benefício anterior, textos que se conectam com a audiência também são campeões no quesito engajamento, quer seja um email, post, vídeo ou anúncio.

Isso porque Copywriting proporcionar um conjunto de recursos para:

  • Construir títulos atraentes para esses textos;
  • Criar narrativas que prendem o leitor do início ao fim, por meio de técnicas como Storytelling;
  • Criar chamadas para a ação (CTA) que apelam para a urgência e provocam uma ação imediata no leitor.

4 Aumenta as vendas do negócio

Curtidas, comentários, salvamentos… nada disso paga os boletos no final do mês.

Por isso que o quarto, e sem dúvidas, o maior e principal benefício que Copywriting pode trazer para as empresas é o aumento nas vendas do negócio.

Copywriting foi criado para sistematizar a escrita que vende.

Hoje em dia, diversos elementos de Copy, como gatilhos mentais, promessa e quebra de objeções, são aplicados no Marketing de Conteúdo e até mesmo em negociações.

Isso porque através da persuasão é possível conduzir o receptor da mensagem a uma tomada de ação imediata, quer essa ação seja a compra de um produto ou um cadastro em um formulário.

Para você ter uma ideia do poder de uma Copy, o script de um anúncio de 1 minuto e meio feito pela Startup Americana Dollar Shave Club gerou 12 mil novas vendas em menos de 24 horas.

Surreal, não é?

O melhor de tudo é que escrever de forma persuasiva é uma habilidade absolutamente treinável.

Logo, tudo o que você precisa fazer é conhecer os fundamentos do Copywriting e colocar esse conhecimento imediatamente em prática.

Se você quer entender mais sobre essa técnica centenária que te ajudará, entre tantas outras coisas, a escalar as vendas do seu negócio na internet, aperte aqui e descubra formas de aprender Copywriting, sem pagar um real por isso.

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