4 dicas de gestão de pessoas para evitar demissões indesejadas

Uma das principais metas de qualquer departamento de RH é criar uma equipe entrosada, que seja proativa e que esteja alinhada às metas e objetivos da empresa.

Outra questão fundamental para a gestão de pessoas é a diminuição do turnover, que nada mais é do que diminuir os índices de demissões dentro da empresa.

A demissão por si só é um fator indesejável, pois o processo de desligamento de funcionários aumenta os gastos administrativos do negócio e, se mal administrado, pode comprometer a rentabilidade da empresa.

A importância da gestão de pessoas para empresas

Para uma empresa que faz calibração de instrumentos, por exemplo, evitar demissões e contar com profissionais que estão há tempos na empresa vai trazer uma série de benefícios, como por exemplo: 

  • Confiança;
  • Proatividade;
  • Comprometimento.

Mas como fazer uma boa gestão de pessoas para evitar demissões indesejadas? Sabendo da importância desse tema, separamos quatro dicas para você considerar no cotidiano da sua empresa. Quer conferir? Então siga conosco e boa leitura

4 dicas para diminuição de turnover

  • Melhore o processo seletivo: antes de pensar em demitir o funcionário, lembre-se que você o contratou para fazer parte de sua empresa e colaborar com suas qualificações. 

Consequentemente, o motivo de executar uma demissão tem também a ver com o processo seletivo que trouxe esse colaborador até a empresa. A primeira dica para demissões indesejáveis é criar um cronograma aprimorado para o processo seletivo. 

Busque por profissionais que tenham uma visão similar ao da empresa e que tenham a intenção de construir uma carreira ou permanecer por um bom tempo no quadro de funcionários.

  • Ofereça bons salários e benefícios: quando uma empresa, como uma especializada em datador automático, por exemplo, está oferecendo um bom salário, o colaborador sabe disso e consequentemente ele valoriza o cargo que o pertence.

Existe um grande erro nas empresas de acharem que a desvalorização da mão de obra vai ajudar a alcançar melhores resultados. Isso pode surtir efeito nas contas do fim do mês, mas não das contas a médio e longo prazo. 

Portanto, ao remunerar de forma adequada às atividades dos funcionários, a empresa automaticamente cria uma equipe mais motivada, comprometida com as metas e também diminui as demissões.

  • Faça feedbacks positivos: quando acontece uma demissão, normalmente nota-se que existe um período de distanciamento entre funcionário e empresa, até que acontece o desligamento.

Através de feedbacks positivos e construtivos, o profissional se sente reconhecido e volta a se motivar dentro da empresa. 

O feedback positivo ajuda a diminuir o turnover e melhora os resultados. Deve ser utilizado de forma constante pelos gestores. 

  • Tenha um plano de carreira: todas as pessoas estão em busca de desenvolvimento profissional, só que elas entram em sua empresa sem saber se isso vai ser realmente possível.

Se o funcionário entrar em uma empresa que faz manutenção de elevadores, por exemplo, e com o tempo perceber que não tem espaço para evoluir, pode ter uma queda de rendimento comprometido pela baixa estima e isso consequentemente leva a demissões indesejadas.

Por isso recomendamos que administre a sua empresa proporcionando possibilidades de desenvolvimento profissional para estimular o cliente interno e consequentemente ajudar sua empresa a encontrar novos talentos. 

Esse foi nosso artigo falando de 4 dicas de gestão de pessoas para diminuir o índice de demissões indesejadas. 

Se gostou deste conteúdo compartilhe nas redes sociais e nos siga para outras dicas de empreendedorismo e gestão empresarial

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM