Empreendedorismo

4 dificuldades do empreendedorismo em 2022

Com a chegada da pandemia, vieram também certas dificuldades para setores tão distintos quanto engenharia, empresas de bomba centrífuga e qualquer outra. A crise permanece e não dá indícios de que irá embora tão cedo.

Para que nossas estratégias sejam assertivas a médio e longo prazo, precisamos listar os ‘contras’ para que, quando eles chegarem, estejamos preparados para enfrentá-los. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

  1. Capital Inadequado

A falta de capital adequado é a causa número um do fracasso das pequenas empresas. De acordo com pesquisas, apenas 44% das pequenas empresas sobrevivem por quatro anos.

Toda operação precisa de algum financiamento. E, ao contrário das grandes empresas, esses empresários lutam para pagar tudo o que devem.

Em alguns casos, você encontra empreendedores mantendo seus empregos principais para ter um salário regular e, assim, sustentar suas necessidades financeiras pessoais e empresariais. 

Por exemplo: se alguém inicia um negócio de venda de porta de aço, é crucial ter um caixa robusto. Contrate empréstimos comerciais ou faça uma abordagem com investidores.

Mas se as coisas ficarem difíceis, não deixe de recorrer aos empréstimos (isso, em último caso).

  1. Um mercado de trabalho fraco

Os trabalhadores são fundamentais para as operações de qualquer empresa. No entanto, em 2022, elas estão lutando para encontrar o talento certo para preencher suas vagas. 

Além da escassez de mão de obra qualificada, a pandemia trouxe o encerramento de cursos superiores (ou fez com que a hora-aula fosse reduzida) e, desta forma, os talentos ficaram ‘pelo caminho’.

Até que o mercado de trabalho volte à normalidade, você deverá se contentar com os colaboradores que ali estão. Não dá para perder trabalhadores em um momento em que encontrar novos é complexo.

3. Baixo equilíbrio entre crescimento e qualidade

A maioria das empresas enfrenta um problema de equilíbrio entre crescimento e qualidade. Ou seja, você quer que a marca se transforme em uma corporação multimilionária, mas se persegue isso em detrimento à qualidade, esqueça. 

Essa negligência fará com que os clientes deixem seus lucros cada vez menores. Se o seu produto ou serviço não for perfeito, continue trabalhando nele, mas certifique-se de fazer melhorias focadas nos compradores.

4. Marketing ineficaz

O marketing é uma forma de criar exposição da sua marca para o seu público alvo. Para prosperar em um ambiente tão competitivo, faça reuniões e crie um plano de marketing. Verá que isso é tão fundamental para seu conglomerado quanto o detergente concentrado é para evitar a propagação do Covid.

Vemos inúmeras falhas de empresários quando ainda estão nos estágios iniciais dos negócios, porque a estratégia de marketing não se alinha com a cultura da empresa. Não há o desenvolvimento de uma imagem clara de quem é seu cliente ideal. 

Portanto, sem essas informações, a execução de campanhas de marketing direcionadas não é possível. Gastar tempo e dinheiro neste ‘jogo de tentativa e erro’, trará consequências negativas a curto e médio prazo!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas redes sociais!

Vanessa Andrade

Recent Posts

Por Que Cada Vez Mais Estrangeiros Vêm ao Brasil em Busca de Tratamentos

Nos últimos anos, o Brasil se consolidou como um dos principais destinos mundiais para quem…

3 dias ago

7 dicas de como gerenciar o tempo no dia a dia

Gerenciar o tempo representa um dos maiores desafios da vida moderna, já que a rotina…

1 semana ago

O Que Empreendedores Podem Aprender com a Resistência das Plantas

Se tem algo que todo empreendedor enfrenta é o desafio. Seja na forma de incertezas,…

1 semana ago

Espaços seguros e criativos para crianças

A criação de **espaços seguros e criativos** para crianças é uma prioridade essencial no desenvolvimento…

1 semana ago

O que os anúncios gerados por IA mostram sobre o futuro dos influenciadores virtuais

O marketing digital passou por transformações significativas, e uma das mais notáveis é a ascensão…

2 semanas ago

O Papel da UX na Performance de Campanhas Digitais

As campanhas de marketing não podem se dar ao luxo de subestimar a importância da…

2 semanas ago