Com a chegada da pandemia, vieram também certas dificuldades para setores tão distintos quanto engenharia, empresas de bomba centrífuga e qualquer outra. A crise permanece e não dá indícios de que irá embora tão cedo.
Para que nossas estratégias sejam assertivas a médio e longo prazo, precisamos listar os ‘contras’ para que, quando eles chegarem, estejamos preparados para enfrentá-los. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
A falta de capital adequado é a causa número um do fracasso das pequenas empresas. De acordo com pesquisas, apenas 44% das pequenas empresas sobrevivem por quatro anos.
Toda operação precisa de algum financiamento. E, ao contrário das grandes empresas, esses empresários lutam para pagar tudo o que devem.
Em alguns casos, você encontra empreendedores mantendo seus empregos principais para ter um salário regular e, assim, sustentar suas necessidades financeiras pessoais e empresariais.
Por exemplo: se alguém inicia um negócio de venda de porta de aço, é crucial ter um caixa robusto. Contrate empréstimos comerciais ou faça uma abordagem com investidores.
Mas se as coisas ficarem difíceis, não deixe de recorrer aos empréstimos (isso, em último caso).
Os trabalhadores são fundamentais para as operações de qualquer empresa. No entanto, em 2022, elas estão lutando para encontrar o talento certo para preencher suas vagas.
Além da escassez de mão de obra qualificada, a pandemia trouxe o encerramento de cursos superiores (ou fez com que a hora-aula fosse reduzida) e, desta forma, os talentos ficaram ‘pelo caminho’.
Até que o mercado de trabalho volte à normalidade, você deverá se contentar com os colaboradores que ali estão. Não dá para perder trabalhadores em um momento em que encontrar novos é complexo.
A maioria das empresas enfrenta um problema de equilíbrio entre crescimento e qualidade. Ou seja, você quer que a marca se transforme em uma corporação multimilionária, mas se persegue isso em detrimento à qualidade, esqueça.
Essa negligência fará com que os clientes deixem seus lucros cada vez menores. Se o seu produto ou serviço não for perfeito, continue trabalhando nele, mas certifique-se de fazer melhorias focadas nos compradores.
O marketing é uma forma de criar exposição da sua marca para o seu público alvo. Para prosperar em um ambiente tão competitivo, faça reuniões e crie um plano de marketing. Verá que isso é tão fundamental para seu conglomerado quanto o detergente concentrado é para evitar a propagação do Covid.
Vemos inúmeras falhas de empresários quando ainda estão nos estágios iniciais dos negócios, porque a estratégia de marketing não se alinha com a cultura da empresa. Não há o desenvolvimento de uma imagem clara de quem é seu cliente ideal.
Portanto, sem essas informações, a execução de campanhas de marketing direcionadas não é possível. Gastar tempo e dinheiro neste ‘jogo de tentativa e erro’, trará consequências negativas a curto e médio prazo!
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