5 dicas sobre como lidar com o estresse de ser um empreendedor

Contratar funcionários, investir na infraestrutura, atender bem os clientes, negociar com os fornecedores, criar planejamentos, acompanhar a concorrência, garantir a satisfação dos consumidores, lidar com conflitos internos, participar da parte administrativa, definir regras, acompanhar as finanças.

Bom, essas são só algumas tarefas presentes na rotina de um empreendedor que acredite, ainda possui muitos outros fatores no seu dia a dia. 

Empreender definitivamente não é uma tarefa fácil, é preciso se preocupar com cada detalhe, o dono de um posto de gasolina, por exemplo, deve se preocupar desde os seus fornecedores e prazo para abastecimento até com o seu painel de led para posto de gasolina, e no meio de tantas preocupações e uma rotina corrida, é normal que os empreendedores acabam tendo um certo pico de estresse. 

Desde um empreendedor iniciante até alguém mais experiente, o estresse faz parte da rotina de quem está empreendendo, com tanta pressão, tarefas a serem realizadas, e uma rotina corrida é natural se estressar com frequência e acabar tendo principalmente a sua saúde mental prejudicada devido a isso. 

Ninguém gosta de se estressar, e por mais que seja quase impossível dentro do empreendimento, é necessário saber contornar essa situação, mas como? No texto de hoje, separamos 5 dicas que vão te ajudar a lidar com o estresse de ser um empreendedor, acredite, por mais intenso que esse mercado seja, ainda é possível manter a paz, bora conferir como? Então vamos lá!

1- Saiba separar a vida pessoal da profissional

O grande erro de muitos empreendedores é misturarem a vida pessoal e a profissional como se fossem uma coisa só, sem separação ou divisória entre ambos os casos, mas acredite, se você quer reduzir o seu estresse, é preciso deixar os dois fatores de lados opostos um do outro. 

Nunca misture sua vida pessoal e profissional, o que acontecer no seu trabalho, deve ser deixado por lá mesmo, não carregue os problemas do seu empreendimento até a sua casa, e deixe as coisas bem separadas. Ser um empreendedor é só um dos muitos papéis que uma pessoa pode ter, sendo pai/mãe, filho/filha, esposo/esposa, etc. 

Por tanto, saiba separar as coisas, se você está com um problema na sua empresa e acabou precisando comprar um novo oxigênio Medicinal, não leve esse B.O para dentro de casa, quando sair do seu negócio, resete a mente, e viva sua vida pessoal. 

2- Aprenda a delegar funções e não se sobrecarregue

Outro erro comum de muitos empreendedores é buscar sempre fazer tudo sozinho, ou seja, executar diferentes ações quase que de forma simultânea, o que é claro, acaba gerando uma certa sobrecarga na sua rotina de trabalho e por consequência, aumentando o seu estresse. 

Então que tal dividir um pouco as responsabilidades e principalmente aprender a delegar as tarefas da forma correta? É claro que um bom empreendedor vai possuir um papel-chave dentro da sua empresa, sendo a figura central nas tomadas de decisão e nas escolhas que ocorrem dentro da empresa, mas ele não deve ser o único. 

Sobrecarga

Procure delegar as funções e coloque seus funcionários para te auxiliarem na execução das tarefas, procure encontrar caminhos coerentes para realizar cada ação sem grandes adicionais, agindo sempre com coerência e sem se sobrecarregar. 

Lembre-se, o empreendedor deve ter a última palavra e ser uma peça-chave dentro do próprio negócio, mas também pode e deve contar com o auxílio dos colaboradores para executar tarefas que aliviam sua alta carga e não o deixe tão sobrecarregado. 

3- Cuide da sua saúde e separe um tempo além do empreendedorismo

Cuidar da saúde é fundamental para garantir o bem-estar do empreendedor sem passar por grandes picos de estresse, dormir menos de 7 horas por noite, se alimentar de forma corrida sem ter os nutrientes indicados, e viver uma rotina baseada em cafeína não é nem um pouco bom para a saúde. 

Procure cuidar da saúde tanto física quanto mental, invista em coisas que te façam bem e facilitem a sua rotina como um espremedor de suco industrial e algum hobbie que você possa aproveitar o seu dia a dia longe da empresa. 

Quando for relaxar, se desconecte totalmente do seu negócio, mantenha o celular profissional longe e procure resetar o mental fazendo atividades que você goste. 

É preciso cuidar da saúde e principalmente tirar um tempo que vá além do empreendedorismo, com atividades que gosta de fazer, e com um bom tempo de descanso inserido na rotina. 

4 – Seja organizado e não dê um passo maior que as pernas

Um ponto crucial para redução do estresse é a sua organização, procure deixar a sua rotina sempre em ordem colocando os horários certinhos do seu trabalho, organizando a sua agenda profissional e pessoal, inserindo seus objetivos e metas empresariais, e anotando todos os detalhes. 

Quanto melhor for sua organização, mais consegue executar tarefas de forma natural, leve e eficiente, sem sobrecargas ou picos de estresse, tudo ocorre de maneira simples e eficiente, do jeito que deve ser, o que reduz bastante aquela carga que você carrega. 

Também é necessário se atentar para não dar um passo maior que as pernas, não tente fazer tudo ao mesmo tempo, e não pense que é possível agir de forma simultânea para realizar diferentes atividades, tenha paciência, siga a sua rotina, e dê um passo de cada vez, sem querer atropelar as coisas. 

5- Tenha um planejamento, saiba suas limitações e seja resiliente às frustrações 

O planejamento é a chave para um empreendimento bem executado, e ele também impacta diretamente o nível de estresse de um empreendedor, procure definir metas e objetivos plausíveis e alcançáveis de acordo com aquilo que procura, não faça nada que vá além dos seus desejos e nem que possa sair do seu controle. 

Se a compra de uma nova impressora térmica não fiscal, não está no cronograma, não se preocupe com isso agora, monte um plano com objetivos palpáveis e que respeitem suas limitações, entenda até onde pode chegar e saiba trabalhar muito bem em cima desse teto. 

Também é crucial que seja resiliente às frustrações, muitos contratempos ocorrem na rotina de um empreendedor, então basta a ele saber contornar os caminhos mais difíceis e seguir um caminho diferente. 

Busque não se frustrar tanto nem desistir se algo der errado, siga o seu planejamento sempre com algo mais acessível e encare a sua realidade, quanto mais controlar essa parte mental, menos estresse terá na sua rotina. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE