Independentemente do ramo de negócio, seja ele voltado a diferentes perfis de público, como é caso de quem vende toldo articulado, que se relaciona com clientes finais e também corporativos, ou um comércio de rua de roupas, o foco deve estar sempre no consumidor
Esse foco é nada mais que promover relacionamento com ele, afinal, os clientes são a razão da existência das empresas, não importa o tamanho.
Em um cenário mercadológico competitivo e de frequente mudança, em que o comportamento do consumidor tem ditado o modo como as empresas devem atuar, preservar o relacionamento com os clientes por meio da comunicação é uma forma de manter o negócio.
A seguir entenda porque é tão importante para o negócio estabelecer relacionamento com os clientes e dicas de como melhorá-lo.
Principais benefícios de estabelecer bom relacionamento com clientes
Os gestores de empresas devem não apenas criar relacionamento com os clientes para aumentar as vendas, mas por outras razões que impactam também nos negócios. Entre os benefícios estão:
- Gerar clientes mais fiéis: tão importante quanto obter novos clientes, principalmente quando a empresa tem como carro-chefe produtos de alta competitividade, como uma batedeira industrial ou sapatos, é manter o cliente fiel, cujo custo é menor, além de proporcionar indicações.
- Agiliza a jornada de compra: o relacionamento próximo ajuda entender com mais profundidade os interesses do cliente, fator que faz diferença na otimização da jornada de compra, que significa ter possibilidades de vendas mais rápidas.
- Melhora a imagem da empresa no mercado: quando os consumidores contam com um estreito relacionamento com a empresa, eles passam a ser embaixadores da marca, vantagem que ajuda a organização a ter uma boa reputação frente ao mercado, questão que auxilia a conquistar investidores e mais clientes.
Essas são algumas das vantagens de apostar na criação de um relacionamento próximo com o consumidor, que vale tanto para uma grande fabricante de embalagem para picolé quanto para o pequeno empreendedor do setor de doces.
5 estratégias para melhorar o relacionamento com o consumidor
- Aprofunde o conhecimento sobre o público consumidor: entender quais são as suas necessidades, desejos, dores, expectativas e interesses é a base para criar e melhorar o relacionamento com os clientes ao longo do tempo, pois permite entregar o que realmente importa para eles.
- Invista em tecnologia: há diversos recursos tecnológicos que ajudam a melhorar o atendimento, trazendo mais rapidez, fator preponderante para atingir a satisfação dos consumidores, que logo se aproxima mais da marca.
- Responda rápido a reclamações e críticas: ao ser respondida quanto antes, a empresa mostra preocupação com a sua opinião. Claro que também é importante solucionar as questões com agilidade.
- Capacite a equipe de atendimento e vendas: treinar os times de vendas e atendimento com regularidade é vital para que a qualidade e eficiência sejam sempre aprimoradas, construindo assim um relacionamento de confiança entre empresa e consumidor.
- Acompanhe as tendências: o comportamento do cliente muda com frequência, por isso as empresas devem estar atentas às tendências que surgem sobre os seus hábitos de compra para estar alinhados com o que esperam os clientes.
Chegamos ao fim do nosso artigo que abordou a importância de criar relacionamento entre empresa e clientes, algo que é fundamental para o crescimento e manutenção de negócios.
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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.