Quando você possui uma empresa, independente de qual o seu segmento e área de atuação, seja ele a venda de conectores elétricos até jogos de tabuleiro, existem alguns contratempos que acabam fugindo do controle do gestor.
E são justamente esses imprevistos que podem causar grandes falhas e perdas de materiais, dados e recursos da empresa, gerando danos catastróficos e que impactam negativamente o rendimento do seu negócio.
Para evitar que isso aconteça, é fundamental ter um plano de contingência, mas antes de falarmos sobre sua importância, é necessário, primeiro, entender o que ele significa.
O que é plano de contingência?
O plano de contingência é o planejamento preventivo, de ações e orientações que devem ser tomadas pelos colaboradores e gestores de uma empresa, caso aconteça algum imprevisto ou uma situação considerada negativa para o bem estar do negócio.
Ou seja, ele deve possuir diversos procedimentos e responsabilidades, com informações, perguntas e respostas e treinamentos que serão adotados diante de adversidades, sendo cada problema abordado de forma individual.
Como alguns exemplos de situações inusitadas que o plano de contingência deve abordar temos: incêndios; falta de energia elétrica; ciberataques; explosões; assaltos; inundações;perdas de documentos importantes; greves e paralisações.
De maneira geral, o plano de contingência deve abordar cada um destes tópicos de maneira individual e detalhada, para que se consiga ter uma forma preventiva sobre cada um deles, e o que deve acontecer se eles ocorrerem, desde normas para como reagir em um incêndio até sobre o que fazer se acender uma luminária de emergência, por exemplo.
Qual a importância de ter um plano de contingência na sua empresa?
Saber o que fazer e como reagir em uma situação indesejada é o ponto chave do plano de contingência, na hora do desespero, quando algo de ruim acontece, muitas pessoas se desesperam e ficam perdidas em relação às suas atitudes e como reagir àquilo.
O plano de contingência consegue prevenir isso, sendo crucial principalmente para reduzir riscos e danos, auxiliando tanto a proteção das pessoas que trabalham dentro da empresa, como do material e recursos existentes em um ambiente físico.
Imagine uma empresa que trabalha com a venda de placa de energia solar, geralmente, os equipamentos tendem a ter um preço elevado, e um custo alto para que o dono fique repondo sempre, então o plano de contingência evita justamente essas grandes perdas.
Você consegue observar a situação como um todo, e montar soluções já preventivas para que algo de ruim aconteça, e mesmo se acontecer, você estará pronto para combater e contornar as adversidades encontradas pelo caminho.
Benefícios de um plano de contingência
Para ficar ainda mais fácil visualizar o impacto positivo que um plano de contingência tem em seu negócio vamos listar por tópicos, algumas dessas qualidades.
- diminuir as perdas durante um incidente;
- faz com que a empresa visualize previamente possíveis falhas e erros;
- possibilita a elaboração de um planejamento estratégico antecipado;
- cria um espírito de preservação dos colaboradores;
- fornece segurança para você e toda sua equipe;
- é um guia a ser seguido em situações inusitadas.
Ter um plano de contingência é fundamental para qualquer empresa que deseja saber como reagir e o que fazer caso seja necessário tomar alguma atitude em situações adversas, então não pense duas vezes, busque encontrar recursos e meios de montar um plano bem estruturado e que seja bom para a sua empresa.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.