A tecnologia como uma facilitadora no desenvolvimento profissional

O avanço tecnológico trouxe ferramentas que são excelentes aliados na evolução da carreira do trabalhador

A transformação tecnológica mudou toda a dinâmica da sociedade moderna. Tecnologias como a Internet transformaram como as pessoas se comunicam, aprendem, trabalham e se divertem, além de encurtar distâncias e expandir o acesso à informação.

E a popularização da Internet ofereceu uma série de facilidades e vantagens para as pessoas, inclusive na área profissional. Hoje, é possível fazer um curso de Excel e Power Bi sem sair de casa, além dos muitos outros cursos profissionalizantes que ajudam a enriquecer o currículo do trabalhador. Neste texto, entenda como a tecnologia está ajudando os trabalhadores no mundo todo.

Como a tecnologia auxilia no desenvolvimento profissional do trabalhador?

A atual era digital fez com que as pessoas ficassem conectadas a maior parte do tempo. Não só elas, mas também as empresas, que utilizam a tecnologia para contratar novos funcionários. 

Nesse novo cenário, torna-se indispensável usar a tecnologia a favor da formação profissional dos funcionários, desenvolvendo suas capacidades e habilidades. E isso acaba oferecendo várias vantagens, como você pode ver abaixo.

Aprendizado on-line

Como citado, um dos impactos causados pelos avanços tecnológicos é a possibilidade da aprendizagem on-line e do acesso à informação. Hoje, ficou muito mais fácil (e barato) ter conhecimento, uma vez que a Internet possibilita acesso à vasta quantidade de recursos on-line.

Isso inclui páginas com conteúdos em blogs, e-books, vídeos de tutoriais, cursos on-line e materiais de estudo. E em muitos casos, não é preciso pagar nada para ter acesso a esse tipo de informação. 

Dessa forma, é possível adquirir novos conhecimentos e habilidades em áreas de interesse, o que torna as competências profissionais do trabalhador mais aprimoradas, flexíveis e úteis para o dia a dia.

Networking virtual

A Internet também ajudou a aproximar as pessoas, permitindo estabelecer contatos instantâneos com qualquer um, em qualquer canto do mundo. E isso também é vantajoso no universo profissional, já que, agora, é possível criar uma rede de contatos profissionais que pode ser muito útil para o percurso do trabalhador.

Plataformas voltadas para esse fim, como o LinkedIn, possibilitam que os profissionais se conectem, troquem experiências e façam indicações para vagas de emprego. 

Além disso, formalizar parcerias de negócios, realizar eventos virtuais e conferências on-line permitem enriquecer ainda mais esse networking, expandindo os horizontes e oferecendo novas chances e oportunidades profissionais.

Ferramentas de colaboração e produtividade

Outro benefício da tecnologia foi a criação de diversas ferramentas e aplicativos voltados para a produtividade, com o objetivo de facilitar a rotina dos funcionários. Por exemplo, ferramentas de gerenciamento de projetos, que permitem o compartilhamento de videoconferências e arquivos em tempo real, tornaram o trabalho de diversas equipes mais eficiente.

Afinal, agora não é mais necessário reunir todos os envolvidos para resolver questões e pendências. A comunicação em tempo real é um facilitador, permitindo até a colaboração remota, o que estimula o trabalho em equipe e a melhora da produtividade.

Trabalho remoto

Inclusive, é graças à tecnologia que um novo paradigma de trabalho foi criado, com a instituição do trabalho remoto. As novas ferramentas e a Internet permitiram que várias profissões pudessem atuar remotamente, o que gerou mais flexibilidade para o empregado e para o local de trabalho.
Dessa forma, o indivíduo pode escolher onde e como quer trabalhar, conciliando sua vida profissional e pessoal. Sem a necessidade de se deslocar para e de volta do trabalho, o profissional ganha mais tempo para si, o que significa mais qualidade de vida — e um tempo que pode ser utilizado até para aprender novas habilidades profissionais. Isso sem contar que o trabalho remoto também abre as portas para que o profissional possa ter a chance de trabalhar em oportunidades de emprego de outros lugares, sem precisar mudar para isso.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE