Assessoria e Consultoria: saiba quais as diferenças e qual é a melhor para seu negócio

Você sabe a diferença entre assessoria e consultoria? Optar por contratar ajuda externa para encontrar uma solução e resolver um problema empresarial ou mesmo para ter uma melhor gestão requer uma compreensão da diferença entre esses dois termos técnicos.

Vamos ver agora a diferença entre essas duas atribuições profissionais, e assim você pode verificar qual o melhor serviço para seu tipo de negócio. Confira!

O que é Assessoria?

Vamos começar explicando o que significa assessoria. Basicamente, a assessoria refere-se à prática de oferecer aconselhamento a profissionais ou empresas para ajudar no seu processo de tomada de decisão.

Ou seja, se sua empresa de serviço de guincho quer um suporte maior para analisar os assuntos internos, e como ela se relaciona com seus objetivos gerais e como pode obter melhores maneiras de melhorar os processos, uma assessoria é o suporte adequado.

Nesse sentido, a assessoria é um serviço que auxilia tecnicamente as empresas em suas atividades.

Ou seja, os assessores profissionais identificam problemas na empresa, assim como os consultores, mas estão envolvidos na parte operacional do serviço e intervêm diretamente no processo.

O assessor aplica as soluções que desenvolve a partir do diagnóstico da empresa e executa o processo operacional.

Como funciona a assessoria?

O trabalho de um assessor envolve mediação de comunicação entre empresas, planejamento, gestão de crise, etc. Ou seja, a assessoria é destinada a colaborar com outros departamentos para desenvolver insights que farão uma empresa crescer.

Ou seja, para empresas de pisos industriais que querem expandir a lucratividade, o trabalho de um assessor é o mais indicado.

Além disso, como os assessores trabalham a longo prazo, eles fazem muita análise e modelagem de risco e menos trabalho estratégico.

O que é Consultoria?

A consultoria é principalmente baseada em soluções mais intensas de problemas.

É a prática de fornecer soluções personalizadas de consultoria estratégica e agilizar o processo decisório de uma empresa, que pode se referir à implementação e instalação de sprinklers, por exemplo.

Ou seja, a consultoria geralmente é feita com base em projetos. A prática comum é se tornar um consultor após alguns anos de experiência em um campo.

Com base nisso, contratar um consultor é como colocar em prática um terceiro olho em um negócio, mas ao contrário do que se imagina, ele deve entrar como um solucionador de problemas e uma mente para pensar de forma inovadora sobre seu negócio.

Assim, podemos dizer que o trabalho de consultoria para um comércio de luminárias é de suma importância não somente para quando surge um problema.

A consultoria ajuda as empresas a permanecer imersas no setor de uma maneira mais desafiadora, mas recompensadora.

Vale destacar, portanto, que a consultoria é mais do que dar conselhos, ou seja, é mais do que um serviço prestado por um profissional ou empresa em um determinado campo para outro profissional ou empresa.

O objetivo da consultoria é investigar as necessidades do cliente por meio de diagnóstico e processo, identificação de soluções e implementação de melhorias.

Por exemplo, a necessidade da realização de análise de consumo de energia elétrica, bem como qualquer outro tipo de ação necessária.

Como funciona a Consultoria?

Depois que o consultor consegue reunir todas as informações de problemas e necessidades de uma empresa, ele desenvolve, implementa e viabiliza o projeto para melhorar a prática já implementada pelo cliente para auxiliar na tomada de decisão.

Ou seja, é um consultor quem faz o balanço da necessidade de instalação de serviços de portaria e controle de acesso, por exemplo.

Através de uma perspectiva externa e profissional, pode-se dizer que muitos negócios só sobrevivem com o consultor, fornecendo todas as informações necessárias de forma transparente.

Algumas das razões pelas quais os consultores são contratados incluem quando um negócio ou uma empresa tem:

  • Dificuldade em lançar um produto ou serviço;
  • Solucionar problemas;
  • Problemas organizacionais;
  • Quer expandir para outras regiões;
  • Expandir e elevar o nível de negócio.

Tudo isso significa que ser capaz de pesquisar e se comunicar efetivamente com os clientes será útil para a função.

Como consultor, um superpoder que você deve ter é a boa comunicação. Muito do que você faz exigirá sua capacidade de esclarecer problemas, conversar com pessoas dentro e fora de sua rede e apresentar uma solução fácil de implementar para seus clientes.

Nos últimos tempos, algumas organizações categorizam certos aspectos da consultoria, como consultoria de estratégia, consultoria de gestão/tecnologia/RH, consultoria de risco/segurança em funções de consultoria.

Diferenças entre assessoria e consultoria

Aqui estão as principais e maiores diferenças entre a assessoria e a consultoria:

Obrigações

Os assessores trabalham a longo prazo e geralmente são integrados às equipes de uma organização.

Assim eles têm uma maior disponibilidade para se familiarizar completamente com seu ambiente de trabalho enquanto entram no lado comercial nos processo das empresas, seja empresa fornecedora de máquina de gravação a laser em metal ou loja de calçados.

Por outro lado, os consultores mantêm seu papel por um período mais curto. De fato, após a pandemia, mais consultores agora trabalham em casa online, sem visitas regulares ao escritório.

Isso significa que eles estão menos sobrecarregados com a construção de relacionamentos de trabalho e com outros departamentos da empresa.

Em vez disso, eles trabalham estreitamente com as partes interessadas envolvidas no projeto, principalmente a gestão da empresa.

Além disso, os projetos para consultores tendem a ser mais bem definidos do que para o assessor.

Conjunto de habilidades

Como os consultores geralmente trabalham a longo prazo e com menos pressão, eles precisam ser práticos com auditoria, modelagem de risco e previsão de negócios.

A ideia é que os principais requisitos para a função passem por saber fazer projeções inteligentes sobre o negócio, fazer um balanço das operações ao longo do tempo e apresentar tudo isso em forma de relatório. Isso será útil para a gestão ao tomar decisões.

Já para consultores, o papel é bastante orientado a projetos, seja para projetos de contratação de distribuidor de etiquetas adesivas, até projetos mais avançados de sistemas.

Então você terá que ser um aprendiz rápido, possuir habilidades de pensamento crítico, ser um bom pesquisador, ser versátil e prestar atenção aos detalhes.

Sua função prospera em sua capacidade de apresentar soluções sob pressão ou em um curto período, e essas habilidades sociais ajudarão você a obter resultados.

Período de trabalho

Os consultores geralmente possuem cargas de trabalho mais pesadas, principalmente devido às muitas responsabilidades.

Como o escopo do seu trabalho geralmente é indefinido e com prazos apertados, muitas vezes precisam fazer horas extras.

Os assessores têm mais facilidade e flexibilidade, tendo mais chances de alcançar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, pois há menos pressão em torno de suas responsabilidades.

Qual a melhor para seu negócio?

Decidir entre assessoria e consultoria para aplicar na sua empresa depende de quais objetivos você quer atingir.

Portanto, depois de analisar todas as características dispostas neste artigo para entender como funciona cada um desses serviços, é possível que você tenha uma ideia melhor de qual profissional e serviço contratar para o seu negócio.

Contratando serviços de consultoria

Na maioria dos casos, os serviços de consultoria são procurados porque a empresa precisa melhorar seu desempenho, mas não possui o conhecimento técnico para solucionar o problema.

De posse desse diagnóstico e de um plano de ação elaborado por um consultor, a empresa está capacitada para executar o processo de implantação do plano.

Uma boa opção para usar a consultoria é quando se deseja alinhar os objetivos às tendências de mercado, desenvolver diferenciação para os clientes, melhorar efetivamente a qualidade do serviço e buscar uma visão externa e imparcial de desempenho no mercado.

Ao contratar serviços de consultoria, as empresas precisam perceber que a execução dos planos e a execução dos processos operacionais são de sua inteira responsabilidade, portanto é necessário delegar funcionários para a tarefa.

Então consultoria é sobre ações que precisam ser tomadas de forma ágil para melhorar o desempenho do negócio. Os diagnósticos da empresa podem ser realizados com precisão e rapidez, permitindo uma identificação mais eficaz dos problemas existentes.

Porém, muitas vezes algumas empresas não possuem o conhecimento técnico necessário para implementar as soluções propostas pelos consultores. Portanto, se uma empresa deseja uma intervenção mais direta, deve delegar essa tarefa a um consultor.

Contratando serviços de assessoria

No caso da consultoria, as necessidades do contratante podem ser vistas como semelhantes às citadas acima, porém o cliente necessita dos serviços do consultor para realizar o processo operacional.

Dessa forma, há uma intervenção mais explícita no sistema operacional da empresa, permitindo que o trabalho seja realizado por profissionais sem que a empresa gaste tempo e funcionários realizando essas tarefas.

Porém, nesse tipo de serviço o tempo de execução é bem maior, o que é um problema para as empresas que precisam ter essas situações resolvidas imediatamente.

Portanto, os serviços de consultoria são significativos para empresas que precisam aumentar sua produtividade, mas é imprescindível analisar os tipos de serviços mais adequados para as empresas contratantes.

Com determinadas decisões, as empresas que utilizam esses serviços podem experimentar um crescimento positivo na lucratividade.

No entanto, o cliente deve sempre cooperar com um consultor profissional para permitir que o trabalho seja realizado para alcançar o resultado desejado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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