Quais são os meios de comunicação que sua empresa possui com o seu cliente? De quais formas ele entra em contato para sanar dúvidas, problemas e levar soluções? Para um negócio crescer ele precisa estar sempre alinhado com os seus consumidores.
Imagina uma pessoa precisar de um conserto de uma Luminária De Emergência, mas encontra dificuldade para entrar em contato com a empresa que fornece este tipo de serviço? A concorrência é grande e as opções são diversas. O chatbot tem o objetivo de ajudar um negócio no processo de troca de mensagens com seus clientes.
Chatbots simulam uma fala humana e trocam mensagens com usuários, o que faz o retorno ao cliente ser instantâneo, sem fazer com que o cliente perca tempo aguardando em fila de espera ou que leve até 24h para receber um retorno por e-mail, por exemplo. Essa tecnologia tem ganhado popularidade nos últimos anos e vem sendo usada cada vez mais pelas empresas, na maioria das vezes, para vender produtos ou dar informações sobre serviços. Abaixo explicaremos melhor como ele funciona e sua importância para os negócios.
O que é o chatbot? Entenda como ele funciona e sua importância para os negócios.
A ferramenta do chatbot é voltada para manter uma empresa em contato com o seu cliente, através de mensagens que acontecem via aplicativos, sites entre outras plataformas digitais. Essa comunicação é extremamente importante para os negócios e pode ser crucial para efetivação de uma venda.
Os avanços tecnológicos vêm crescendo de forma frenética, e com isso os benefícios são grandes não somente para os consumidores, mas para as empresas também. O chatbot funciona através de diretrizes que são pré-programadas e por inteligência artificial. Então, provavelmente você já falou com um chatbot e nem saiba.
Se uma pessoa busca por Catalisador para tinta hoje na internet, facilmente encontra diversos fornecedores que vendem este mesmo produto, então é importante usar estratégias para se destacar. Prestar um bom atendimento ao cliente é fundamental e ajuda muito no momento em que o seu cliente faz a escolha por adquirir os serviços de sua marca.
O chatbot traz a melhoria em relação ao atendimento ao cliente, campanhas publicitárias e de marketing, além de auxiliar nas vendas de seus produtos e serviços. Este mecanismo conversa com as pessoas de forma natural e sendo assertivo na resolução de problemas e dívidas.
Esse software pode ser o melhor vendedor de sua empresa, sanando dúvidas, criando filtros inteligentes e enviando informações importantes aos seus clientes.
Ele também é capaz de reconhecer o histórico de compras e interações dos usuários, facilitando a escolha de indicações para venda.
Os canais a qual serão mais importantes para utilizar o chatbot é definido de acordo com a empresa, considerando o tipo de relacionamento que deseja com seus clientes ou público-alvo. O chatbot pode não só ser instalado em sites, mas também em aplicativos e até mesmo, nas redes sociais da sua empresa, como WhatsApp, Facebook e Instagram.
Quais os benefícios do chatbot para o seu negócio?
Bom, após falarmos como o chatbot funciona e o quanto ele auxilia no processo de atendimento ao cliente, vamos citar os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio:
– Bom atendimento ao seu cliente, resolvendo dúvidas e respondendo perguntas. Vamos usar como exemplo, uma empresa que venda itens como Porca Gaiola, ao procurar por este produto o consumidor pode ter dúvidas que podem ser respondidas de forma instantânea e isso influência na decisão de compra;
– Otimização dos processos, já que elimina tarefas que podem ser feitas por inteligência artificial;
– Redução de custos, já que não precisa ter uma equipe prestando atendimento 24h, e isso pode ser feito através da tecnologia e atendimento feitos pela programação do software;
– Canais de vendas que atuam de formas alternativas;
– Conversas com inúmeras pessoas em simultâneo, já que os bots conseguem fazer isso, diferente do atendimento humano que é bem mais limitado e exige mais tempo para ser concluído.
Seja você um empreendedor do ramo de Limpeza de Fossa ou do Marketing Digital, o chatbot certamente irá otimizar tempo e dinheiro, podendo ser direcionados ao que realmente exige a intervenção humana.
Além dessas vantagens, existem muitas outras. O chatbot certamente será um bom investimento para o seu negócio e renderá muitos retornos positivos, o que impacta diretamente na lucratividade de sua empresa.
Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções Industriais.