Como cadastrar seu negócio em aplicativos de delivery

Quem possui um estabelecimento e deseja que ele traga mais resultados precisa encontrar meios de atuar de maneira cada vez mais ampla. Uma dessas possibilidades é trabalhar com delivery dos produtos.

O perfil de consumo das pessoas vem mudando dia a dia. Graças à internet e à facilidade trazida pela tecnologia, cada vez mais clientes buscam consumir produtos ou serviços fazendo pedidos virtuais. 

Isso quer dizer que é no conforto do lar que se busca receber uma série de itens, como os de alimentação, remédios, compras de supermercado e vários outros tipos de artigos. 

Até mesmo produtos mais específicos podem ser encomendados, como etiqueta lacre de segurança, de forma que o consumidor receba o seu pedido sem precisar se deslocar, gastar combustível ou tempo no deslocamento. 

De fato, oferecer delivery é um recurso indispensável hoje em dia, e pode ser um diferencial importante para que um estabelecimento cresça e conquiste cada vez mais clientes.

Um dos recursos que chegou para ficar, e para facilitar a vida das empresas, são os aplicativos de delivery, que estão constantemente inovando e proporcionando ainda mais comodidade para os seus clientes. 

Se antes eles eram focados apenas em entregar refeições, hoje é possível encontrar os mais diversos tipos de produtos, que podem ser encomendados e recebidos em casa com poucos cliques, sem precisar de telefone ou envio de mensagens. 

Justamente por isso, os apps de delivery estão em constante processo de aprimoramento, e recebem empresas de diferentes segmentos para comercializar os seus produtos de maneira mais simples e prática, aumentando o seu portfólio. 

Dessa forma, cada vez mais pessoas aproveitam os benefícios e passam a utilizar esses aplicativos para diferentes demandas diárias.

Sendo assim, se você tem uma empresa e pode passar a oferecer a entrega dos seus produtos por esse sistema mais dinâmico, siga na leitura deste artigo e saiba como cadastrar o seu negócio nos aplicativos de delivery com sucesso. 

aplicativos de delivery
saiba como cadastrar o seu negócio nos aplicativos de delivery com sucesso

A importância de usar aplicativos de delivery

Quem é empresário não deve abrir mão de investir em frentes que façam o seu estabelecimento crescer, seja ele um restaurante ou uma empresa de sistema de segurança. Por isso, é preciso buscar alternativas promissoras. 

Em um cenário no qual as pessoas passaram a consumir produtos ou serviços por meio de aplicativos especializados, surge no horizonte de vários tipos de comércio o cadastramento nessas plataformas. 

Isso é importante por vários motivos, sendo alguns deles:

  • Aumentar o número de pedidos;
  • Ser encontrado dentro do seu perímetro de atuação;
  • Automatizar processos de atendimento;
  • Construir uma boa reputação.

O crescimento significativo do número de pedidos é um dos fatores de maior peso nesse processo. Assim, ele pode ser indispensável para um estabelecimento que deseja expandir as suas frentes de atuação. 

Além disso, a presença em um aplicativo faz com que a empresa se torne mais conhecida na região onde ela está localizada, o que ajuda no crescimento do seu estabelecimento. 

Outra possibilidade relevante é a de automatizar processos, de forma que os pedidos são recebidos de maneira automática e encaminhados para os passos de produção até a entrega com maior agilidade. 

Por fim, os aplicativos oferecem uma área para avaliação dos clientes. Isso ajuda a construir uma boa reputação para a empresa, que será bem vista pelo público que deseja consumir do seu estabelecimento.

Por esses motivos, o uso dos aplicativos de delivery se tornam cada vez mais atraentes e promissores, sendo de grande importância para várias empresas. 

Como deve ser feito o processo de cadastro

Assim como um planejamento tributário e fiscal, o processo de cadastramento de um estabelecimento nos aplicativos de delivery possui etapas que devem ser seguidas para que o trabalho possa ser oferecido por ali. Conheça-as a seguir.

1. Escolher os aplicativos nos quais se quer atuar

Hoje existem algumas opções bastante famosas de aplicativos de delivery. Sendo assim, cabe ao empresário conhecer cada um deles e verificar quais das alternativas mais atende às suas necessidades. 

Depois de escolhido, em alguns deles é possível fazer o cadastro diretamente pela plataforma e em outros é necessário enviar e-mail e aguardar um retorno por parte do aplicativo. 

2. Assinatura do contrato

Assim como para contratar os serviços de uma empresa de trabalho temporário, os aplicativos de delivery exigem a assinatura de um contrato de prestação de serviços. 

A etapa de liberação do cadastro varia conforme o aplicativo, por isso é necessário seguir as recomendações realizadas por cada empresa. 

3. Configuração do cadastro da empresa

Após a realização das etapas mais burocráticas, chega o momento de cadastrar o seu estabelecimento no aplicativo, para que ele possa ser encontrado pelo público. 

Em geral, os apps oferecem um suporte para ajudar nesse processo, e em alguns deles existe um aplicativo a parte para o uso e configuração de conta pelos parceiros, tal como funciona um ERP para pequenas empresas.

4. Começar a vender

Concluídas as etapas anteriores, o seu estabelecimento já pode começar as vendas dentro dos aplicativos. É fundamental investir em um bom atendimento, boas fotos, explicações claras sobre os produtos e na identidade visual do seu perfil. 

Tudo isso facilita o processo de compra, ajudando o cliente a selecionar aquilo o que deseja sem dificuldades. Para se manter sempre em alta dentro do app, é fundamental investir em qualidade. 

Por isso, cuide das embalagens, ofereça uma entrega rápida, envie brindes corporativos, confira o pacote antes de enviar para evitar erros e estimule o cliente a avaliar o seu perfil no aplicativo por meio de um informativo que seguirá dentro da embalagem. 

Dessa forma, é possível construir uma boa reputação da sua empresa nos aplicativos de delivery, conquistando resultados bastante positivos para o seu negócio. 

Como é feita a contratação de motoboys?

Uma dúvida muito comum de quem decide se cadastrar nos aplicativos é justamente sobre os serviços prestados por motoboys, já que eles são indispensáveis para a entrega dos produtos adquiridos pelos clientes. 

O sistema é bastante semelhante ao de uma contratação de limpeza profissional para companhias de vários setores: é possível contratar de maneira própria ou recorrer aos serviços terceirizados. 

Assim, empresas que já tinham a sua equipe de entregadores, o que é muito comum em lanchonetes e restaurantes, podem mantê-la sem problemas, arcando apenas com as taxas comuns do serviço prestado. 

Nesse caso, os benefícios como pagamento de gasolina, transporte, tempo de trabalho e outros previamente acordados no contrato de trabalho permanecem os mesmos. 

Mas para quem prefere ter um suporte completo por parte do app, é possível contratar o plano que já inclui o entregador no valor mensal, de maneira que os custos de entrega dos pedidos são descontados de forma automática. 

Esse pacote inclui o rastreamento da entrega, o que ajuda o cliente a saber em quanto tempo receberá a sua encomenda de forma prática diretamente na tela do app.

Essa pode ser uma vantagem em termos de contratação, uma vez que todas as obrigações do empregador de um motoboy ficam sob a responsabilidade do aplicativo, tornando o processo de preparo e despacho do pedido muito mais simples e funcional. 

De qualquer modo, cabe ao empresário decidir qual dessas modalidades faz mais sentido dentro do seu plano de negócios, devendo escolher aquela que for mais vantajosa. 

Bônus: como escolher o melhor aplicativo de delivery

Quem administra um estabelecimento está sempre em busca de melhores condições para o seu tipo de negócio. Assim, um cartão de controle de acesso que cumpra as funções exigidas e seja mais barato certamente será adquirido em detrimento de outros. 

A mesma situação ocorre na escolha de um aplicativo de delivery. Por isso, é fundamental escolher aquele com taxas coerentes, que possua um número considerável de clientes e ofereça ferramentas que deixem o trabalho mais simples e otimizado. 

Isso inclui verificar as formas de pagamento aceitas, de modo que seja possível oferecer todo o suporte que o cliente procura, o que será um meio de fidelizá-lo. 

Também é necessário saber negociar com esses aplicativos, principalmente quando o número de entregas começa a crescer consideravelmente. Nesse sentido, é possível encontrar um formato que seja interessante para todos os envolvidos. 

Outra possibilidade, que é cada vez mais comum para diversos tipos de estabelecimentos, é a de escolher um ou mais aplicativos e trabalhar com eles de forma simultânea. 

Assim, o cliente do seu negócio pode aproveitar condições especiais ou descontos oferecidos pelas plataformas, sem deixar de consumir os produtos da sua empresa. 

Por isso, saber como contratar um bom aplicativo é essencial para que o seu estabelecimento consiga atingir as suas metas de crescimento e conquiste o potencial desejado no número de vendas. 

O uso de aplicativos de delivery é um ótimo caminho para isso, então, não deixe de conhecer as propostas e escolha o que for mais conveniente para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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