Como saber se a sua campanha de marketing está dando certo

Fazer uma campanha de marketing demanda determinado conhecimento sobre estratégias e táticas, sendo necessário preciso ter inteligência para entender quando as estratégias não estão funcionando. 

Será que sua campanha de marketing está atingindo os resultados esperados? Para obter uma melhor conclusão sobre os retornos investidos em sua estratégia de marketing é preciso haver um bom planejamento para analisar o cenário antes, durante e depois.

Uma etapa essencial de todo o processo é medir o panorama das ações, uma vez que é através dessa prática que a equipe de marketing conseguirá entender se a estratégia adotada precisa de mudanças ou se poderá ser mantida.

Assim, é nesse momento que uma empresa de remediação termal pode verificar se de fato seu investimento está rendendo bons resultados.

Neste artigo você vai entender como realizar a avaliação da sua campanha de marketing digital.

Quais os benefícios de medir suas ações de marketing?

Medir suas ações de marketing digital traz uma série de benefícios ao seu negócio. Pontuamos a seguir os principais.

Saber quais são as estratégias mais eficientes

Ao medir os resultados das ações de marketing digital que sua empresa de limpeza de caixa d água realiza, fica muito mais fácil saber quais foram as estratégias que mais deram resultados.

Sabendo o que dá certo, você pode continuar investindo nessas ações positivas aumentando constantemente os resultados e a lucratividade da sua empresa.

Otimizar as estratégias

Assim como você pode medir a eficácia das ações de marketing que mais deram resultados, é possível também entender quais estratégias estão trazendo um retorno baixo para seu negócio, permitindo que você mude de estratégia e adote novas ações.

Para atingir resultados expressivos e auxiliar no crescimento da empresa é essencial corrigir falhas e aspectos que precisam ser melhorados. Isso só é possível por meio da mensuração dos resultados de suas ações de marketing digital.

Controle de orçamento

Ao analisar e acompanhar de perto a eficácia e os resultados das ações de marketing digital de sua empresa de terraplanagem em São Paulo, torna-se possível controlar o orçamento e distribuir as verbas da melhor forma, pois você sabe onde deve investir.

Ainda que você tenha feito o orçamento e os investimentos sem a mensuração de resultados, é possível acompanhar o desempenho das ações durante seu andamento, realizando ajustes de orçamento de acordo com a performance de cada ação.

Como medir as ações de marketing digital?

Temos no mercado diversas ferramentas digitais para medir a efetividade de ações de marketing digital, sendo que uma das mais utilizadas é o Google Analytics.

Essa ferramenta permite a obtenção de um relatório completo com todas as métricas do marketing digital, permitindo que você saiba como anda sua empresa.

Ao utilizá-la você fica sabendo quais são os pontos críticos, quais pontos estão dando resultados positivos e outras informações relevantes.

O que medir?

Visando ter um entendimento sobre o andamento de suas ações de marketing, nada mais eficiente do que medir as principais métricas do marketing digital.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Certamente essa é uma das principais métricas que devem ser medidas. O ROI é aplicado para saber qual foi o retorno obtido com o investimento em determinada ação.

O ROI é calculado subtraindo-se o investimento do ganho obtido e dividindo-se novamente pelo investimento.

Com essa métrica é possível saber se as ações de marketing digital de sua empresa de controle de acesso externo estão sendo efetivas.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Essa métrica mensura quanto a empresa tem que investir para conquistar cada novo cliente, de forma que quanto menor for o CAC, maior será o lucro da empresa uma vez que ela precisa investir pouco para conquistar novos clientes.

O cálculo do CAC é feito dividindo-se o investimento pelas vendas realizadas. Fácil e simples, não é verdade?

Quais as métricas mais importantes para acompanhar?

Após compreendermos que as métricas de negócio impactam diretamente no trabalho de marketing, vamos entender quais indicadores dessa área devem ser acompanhados constantemente.

Visitantes

O número de visitantes compreende a quantidade de usuários que chegaram até o seu site, independentemente de quantas vezes cada usuário acessou o endereço.

Essa métrica é essencial de ser acompanhada, uma vez que reflete diretamente a audiência que o site ou blog de sua empresa de transporte de carga consolidada possui.

Esse é um número que se espera que cresça todos os meses, pois se um site mantém estável o número de visitantes significa que ele não atrai novas pessoas.

Leads e taxa de conversão

Os leads são aqueles visitantes de sua página que se interessaram por seu conteúdo e/ou proposta de valor de forma a preencher um formulário com seus dados de contato em troca de algo como:

  • A assinatura de uma newsletter;
  • Um material para download;
  • O contato de um consultor;
  • Uma versão de teste;
  • Um webinar;
  • Entre outros tipos de conteúdo.

Trata-se de uma importante métrica do marketing digital, indicando com quantas pessoas você pode iniciar um relacionamento para tentar uma venda no futuro.

Quando muitas pessoas estão fornecendo seu contato para sua empresa, você está fazendo a coisa certa e temos um bom ponto de partida.

Mas não podemos olhar apenas para o número absoluto de leads, devendo analisar a porcentagem de visitantes que convertem nas landing pages e se tornam leads.

Essa porcentagem é chamada de taxa de conversão e ela é importante pois não adianta uma fonte de tráfego trazer muitos visitantes se eles não se tornam leads.

Fique atento pois esse é um indicativo de que há algo errado com sua estratégia. Você pode estar atraindo os visitantes errados ou o conteúdo que você oferece não é interessante o suficiente para que seu público deixe o contato.

Quando o número de visitantes de seu site de tapete sob medida SP cresce e a taxa de conversão se mantém a mesma, é de se esperar que o número de leads acompanhe o crescimento.

Oportunidades e taxa de conversão para oportunidades

Aqueles que leads que passaram por uma qualificação e que realmente podem ser considerados uma oportunidade de negócio para a empresa é o que chamamos de oportunidade.

Normalmente, quando o lead chega a esse estágio, ele já demonstrou interesse pela solução que a empresa oferece e não apenas por seu conteúdo.

Essa é uma das métricas mais importantes, pois compreende os leads que já receberam uma abordagem direta da equipe comercial de sua empresa.

Devido a esse contato direto, podemos dizer que esses leads estão mais “maduros” que aqueles que acabaram de iniciar um relacionamento com você, de forma que a oportunidade de venda é maior.

Da mesma forma que na métrica anterior, não devemos olhar somente para o número absoluto de oportunidades geradas, mas para o percentual de leads que de fato chega nessa fase.

No caso de uma alta geração de leads com uma conversão para oportunidades baixas, pode indicar que os leads não estão sendo nutridos de forma assertiva o suficiente para se tornarem uma oportunidade de negócio ou que os contatos gerados não são qualificados.

Vendas e taxa de conversão para vendas

Essa é uma das métricas mais importantes para seu negócio de assistência aquecedor bosch. A taxa de conversão de oportunidades para vendas compreende a porcentagem de oportunidades que são efetivamente transformadas em clientes.

Essa deve ser considerada uma métrica de marketing, pois somente com o volume de vendas gerado a partir das ações de marketing é que você irá conseguir comprovar o valor de suas estratégias.

Se esta taxa estiver muito baixa, avalie o que está havendo de errado, fazendo questionamentos como: será que a abordagem dos vendedores está adequada?

O produto ou serviço está sendo oferecido para as pessoas certas? Como você lida com as objeções?

Custo por Lead (CPL)

O CPL permite que você saiba o valor de cada lead gerado, com um cálculo simples: divida a quantidade investida com as ações de marketing digital pelo número de leads gerados, vindos das diferentes fontes de tráfego.

Medir e comparar esse valor é certamente uma importante ação para a área de marketing ganhar mais credibilidade e investimentos dentro da empresa.

Taxa de clique de email

Trata-se da representação do percentual de usuários que clicaram em um determinado link enviado a todos que receberam o e-mail.

O acompanhamento desse percentual é importante pois ajuda a identificar o nível de engajamento de sua base de leads.

Conversões

Outra métrica importante para sua empresa de informatica df é o número total de conversões que uma postagem gera, tanto via links internos quanto via pop ups.

Considerações finais

Neste artigo você aprendeu diversas métricas e dicas para saber mensurar se sua campanha de marketing digital está dando certo, bem como os benefícios de medir suas ações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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