Os e-commerces são plataformas de vendas on-line que se destinam à venda de produtos. Embora direcionados à comercialização de mercadorias, algumas empresas apostam na incorporação de serviços.
Por exemplo, um e-commerce especializado em instrumentos de medição, pode oferecer um serviço de calibração de instrumentos, seja por meio de parceria ou não. Ou eletrônicos, pode incorporar serviços de manutenção e conserto e daí em diante.
A questão é que os e-commerces são os grandes responsáveis pelo boom das vendas virtuais, cuja previsão é de aumento, segundo pesquisas.
No país, existem 4 ramos principais de e-commerces que você vai conhecer a seguir, siga conosco e boa leitura!
1. B2B – Business to Business
O B2B é um dos ramos de e-commerce existentes no Brasil, em que a relação comercial acontece de empresa para empresa, portanto o público-alvo são clientes corporativos. Esse segmento inclui empresas dos mais variados setores, como:
- Fabricantes de injetora de plástico;
- Empresas especializada em usinagem;
- Fabricante de equipamentos para construção civil;
- Empresas especializadas em equipamento de combate a incêndio.
- Entre outras.
De venda mais complexa, esse tipo de e-commerce é produzido com recursos tecnológicos que englobam várias etapas da conclusão da compra.
2. B2C – Business to Consumer
Esse é o ramo mais comum de e-commerce em que as vendas são realizadas das empresas diretamente para o consumidor final. Essas plataformas costumam ter um volume alto de produtos que podem ser um único segmento, como rótulos adesivos.
Ou podem conter uma extensão variedades de mercadorias, como é o caso dos e-commerces de vestuários, que vendem desde roupas a sapatos e acessórios de moda.
Por essas razões, o público-alvo é bastante amplo.
3. C2B – Consumer to Business
Menos comum que os demais citados, o C2B corresponde a um setor de e-commerce no qual a relação é de pessoas físicas para empresas, portanto, é o contrário do B2C, logo o público são organizações dos mais variados segmentos.
Esse ramo de e-commerce conta com vendas tanto de produtos quanto de serviços. A expectativa é que esse setor se expanda, pois oferece praticidade e simplicidade entre pessoas físicas e jurídicas.
4. C2C – Customer to Customer
Outro menor típico no universo de e-commerces, mas que também está sendo cada vez mais explorado é o ramo de venda de consumidor para consumidor.
Apesar de acontecer vendas de produtos, o que predomina é a venda de serviços, comumente oferecido por profissionais autônomos, como consultores de marketing, contadores, entre outros.
O público-alvo, como no B2C, é bastante diversificado.
5. Nichos de e-commerces que estão em ascensão
Há diversos nichos de e-commerces que estão em destaque e que por isso, são ótimas opções de investimentos para aqueles que desejam empreender no ramo de vendas online, entre eles, podemos citar:
- Pet: os e-commerces de pet que vendem desde alimentos a roupas e acessórios para cães, gatos e outros pets se expande e conquista cada vez mais clientes atraídos pela comodidade e variedade de opções.
- Produtos esportivos: a preocupação com bem-estar leva os consumidores a procurarem roupas, acessórios e equipamentos esportivos, o que leva esse segmentos a estar em franco crescimento.
- Jogos: outro segmento de destaque no mundo e-commerce são os especializados em games, que vai ao encontro do número crescente de adeptos.
Chegamos ao fim do nosso artigo que trouxe os 4 ramos do e-commerce e seu público-alvo. Se gostou compartilhe nas suas redes e continue a nos seguir.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.