Você já deve ter escutado diversas histórias de empreendedores que ganharam muito dinheiro rapidamente, certo? Mas a realidade costuma ser muito diferente disso. Geralmente, leva-se anos para que novas empresas tenham lucratividade.
Se você iniciou um negócio recentemente, seja ele uma marca de roupas ou uma fábrica de insumos para cerveja, é óbvio que está ansioso para lucrar o quanto antes. Afinal, esta é uma das razões pelas quais você decidiu se tornar um empresário.
Quer saber como tornar seu negócio mais lucrativo? Então, vem com a gente!
Entenda as Finanças
O dinheiro que você traz para a sua empresa é considerado ‘receita’ e, obviamente, não pode colocar tudo isso no banco. Depois de pagar gastos como folha de pagamento, impostos, reabastecimento de estoque e outras despesas, o que sobra é sua margem de lucro.
Este é o número que vai determinar se a marca permanecerá no mercado ou não. Desta forma, em pouco meses saberá se foi uma boa escolha trabalhar com instalação de aterramento, por exemplo.
Ter um conhecimento básico de finanças e a capacidade de ler demonstrações financeiras pode ser um pontapé importante. Não dá para dizer que está ganhando ou perdendo se não entender este tipo de ferramenta.
Ser capaz de ler um balanço patrimonial, demonstração de resultados e de fluxo de caixa significa participar plenamente de conversas sobre como obter lucro.
2. Crie um mapa de negócios
Todo negócio de sucesso começa com um plano, ou melhor, um mapa de negócios. Isso nada mais é do que uma maneira de ir do ponto A ao ponto B. Ele incorpora diferentes cenários para que o gestor esteja pronto para diversas problemáticas que surgir e, em seguida, consegue converter para uma visão mais moderada para a empresa.
Seu mapa de negócios incluirá um plano de como obter lucro. Ou seja, te dará sugestões e facilidades sobre o que você pode fazer hoje, esta semana ou este mês para recuperar sua relação de lucratividade?
Trabalhar com um profissional de negócios pode ser algo inestimável, pois eles têm experiência e já ajudaram inúmeras outras pessoas a criar um plano que seja sustentável e escalável. Mesmo para empresas pouco convencionais como as de bomba centrífuga.
3. Crie objetivos realistas
Com qualquer novo empreendimento, é fácil pensar sobre um objetivo final. Se estiver abrindo seu negócio, amanhã, você vai querer ganhar R$ 150 mil. Se pensar desta forma – em termos de criação de um negócio lucrativo – perderá oportunidades ao longo do caminho e, rapidamente, ficará sobrecarregado.
Em vez disso, pense em termos de crescimento proporcional. Defina objetivos menores e mais realistas e concentre-se em melhorar seus processos e sistemas, além de aumentar os lucros de forma constante ao longo do tempo.
Tudo na vida que vale a pena, dá trabalho. Não se afaste das coisas pensando em “soluções rápidas”. Concentre-se no crescimento de longo prazo e no que é certo para o seu negócio.
Gostou deste conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!
Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.