A negociação é extremamente importante para que você aumente seus lucros, contudo, não é algo fácil de ser gerido. Há inúmeros tipos que podem ser colocados em prática e, comparativamente, dão energia suficiente para a saúde financeira da empresa, como se usasse uma placa solar.
Para compreender melhor sobre o tema, continue com a gente, pois além de detalharmos cada tipo de negociação existente, vamos trazer uma explicação do que é este conceito tão abrangente.
Uma definição de negociação
A negociação é um processo em que duas ou mais partes tentam chegar a um acordo sobre um determinado assunto. No ambiente empresarial, a negociação pode envolver a venda de um produto, a feitura de um contrato, a obtenção de financiamento e etc.
Ela é tão imprescindível quanto a aquisição de porca gaiola para o setor da engenharia e para que seja bem-sucedida, ambas as partes precisam de uma comunicação clara, além de uma visão transparente de tudo aquilo a ser alcançado.
Uma negociação empresarial pode ser dividida em algumas etapas, que incluem a preparação, com a definição de objetivos e limitações, estudo de mercado e concorrência. Em seguida, passamos para a fase da abertura, onde irão expor os seus pontos de vista iniciais – é importante para estabelecer uma boa relação entre as partes e definir os termos da negociação. Passando pela exploração e alternativas para chegarem a uma solução (esteja aberto ao diálogo e busque propriedades que atendam aos interesses de ambas as partes).
Enfim, o fechamento, que é onde todos querem chegar, ou seja, agora é a hora de fechar o acordo e definir os termos finais da negociação. É importante que o acordo seja claro e que todos os detalhes sejam definidos, evitando conflitos futuros.
Achou que terminou? Claro que não! Pois ainda precisamos implementá-la. Com isso, as partes devem cumprir as obrigações e manter uma boa relação para futuras negociações.
É desta forma que irão maximizar seus fechamentos e lucros e ser tão robusto e forte quanto uma chapa de ACM. Vamos agora para os tipos de negociação existentes.
Quais os tipos de negociação existentes?
Existem vários tipos de negociação empresarial, todas com suas características e objetivos específicos. Para entendermos melhor, precisamos esmiunçá-las e a melhor maneira de fazer isso é listando cada uma:
- Negociação distributiva ou competitiva: Essa é uma negociação em que as partes envolvidas estão competindo entre si para obter o melhor resultado possível. O objetivo é maximizar o valor para uma e minimizar para a outra;
- Negociação integrativa ou colaborativa: As partes envolvidas buscam chegar a um acordo que beneficie a todos. O objetivo é aumentar o valor para todos os envolvidos, criando soluções a todas as necessidades. Isso é comum de ser feito em situações de interesse em comum;
- Negociação por posicionamento: É um item para quem tem forte poder de persuasão. Tudo porque, precisará fazer com que o outro concorde a aceitar suas demandas. É comum em situações de conflito, em que as partes têm opiniões divergentes;
- Negociação por interesse: Esta é menos invasiva que a anterior, pois buscam entender as necessidades e desejos da outra parte, com o objetivo de encontrar uma solução que atenda a todos. Isso vale para setores como os de rack outdoor, construção civil ou qualquer outro e é comum em situações em que as partes têm interesses em comum;
- Negociação mútua: Precisa-se de um ponto de equilíbrio entre os interessados. Portanto, é momento de fazer concessões mútuas para chegar a um acordo. É comum em situações em que as partes têm necessidades diferentes e precisam encontrar uma solução que atenda a todas as necessidades.
Cada tipo de negociação tem suas vantagens e desvantagens, e o tipo mais adequado, como vimos nesse texto, dependerá da situação. O importante é que as partes envolvidas busquem um acordo que atenda a todas as necessidades e crie uma relação de confiança e respeito.
A ética, no fim das contas, continuará sendo o grande parâmetro para que o diálogo saia de um ponto pouco produtivo para uma assinatura e a resolução dos problemas.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.