Cresce inovação no setor de bares e restaurantes, aponta pesquisa

Com a constante evolução da tecnologia, todos os setores de empreendimentos estão sendo beneficiados com sistemas repletos de ferramentas que ajudam no cotidiano, e quando o assunto são os dias corridos dos bares e restaurantes, essa ajuda acaba influenciando até mesmo nos lucros.

Esta foi uma resposta rápida que os desenvolvedores trouxeram para os setores de bares e restaurantes que, após a pandemia, tiveram que sobreviver com os sistemas de delivery e vendas online, segundo informações divulgadas pela Kantar. Através do sistema para bares e restaurantes, muitas possibilidades e vendas mais facilitadas estão ocorrendo, aumentando consideravelmente o lucro desses estabelecimentos. 

A tecnologia é uma aliada

Antes do cenário pandêmico, era comum ver restaurantes e bares utilizando como sistema de controle o famoso lápis e caneta. Porém, nos dias atuais, ver computadores com sistemas integrados que realizam até mesmo a emissão da nota do cliente não é nenhuma surpresa. 

Afinal, com a chegada estratégica das ferramentas digitais, os estabelecimentos que não querem ficar para trás dos concorrentes tiveram que trazer inovações que variam desde delivery diferenciado até presença nas mais variadas redes sociais, com cardápio e ofertas do dia incluídas em suas principais fotos e stories.

As estimativas sobre bares e restaurantes tecnológicos atingem valores altos. Para ser exato, cerca de 83% dos estabelecimentos atuais usam os famosos sistemas, ou softwares, para gerir o controle de vendas e o restante do controle financeiro do negócio.

Com sistemas ERP trazendo até mesmo relatórios de fluxo de caixa e DRE facilmente para os gestores, não é de se admirar que as porcentagens sejam altas. Mas claro: escolher um software de qualidade é fundamental para conseguir usufruir de todos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer.

O líder de marketing da Abrasel, Daniel Borges, apontou que esses números são uma grande resposta que mostra que todo segmento atual está preparado para aderir à tecnologia. Como a necessidade de vender seus produtos de alguma forma, sem ser presencial, bateu na porta dos bares e restaurantes, eles foram forçados a evoluir para não serem engolidos pela covid-19, que assolou o planeta há alguns anos.

Como muitos dos estabelecimentos atuais têm conta comercial no WhatsApp para conseguir atender ao público através do telefone celular ou conta nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, é nítido que a tecnologia favorece a venda de produtos quando utilizada da forma certa.

Como usar as redes sociais para vender?

Com as inovações nos setores de bares e restaurantes em alta, aprender a usar as redes sociais como veículo de marketing dos produtos tornou-se uma dor para os donos desses tipos de estabelecimentos. Logo, criar um perfil atrativo pode ajudar a conquistar ainda mais clientes no ambiente digital. As três dicas a seguir ajudarão o lojista a utilizar melhor suas redes sociais para vender.

Crie uma logomarca para o estabelecimento

O primeiro passo para entrar de cabeça nesse novo ambiente e vender bastante é criar uma logomarca, que será a cara digital do estabelecimento. Realizar a arte através de plataformas como photoshop ou illustrator pode ser difícil. Logo, investir em ferramentas como Canva ou contratar um profissional especializado pode ser uma boa iniciativa.

Invista um tempo tratando as fotos dos produtos que serão publicados

Após a criação da logomarca, realizar o tratamento das fotos que serão publicadas mostrando o produto para o público é algo fundamental para captar a atenção do possível consumidor. Nessa etapa, podem ser utilizadas as mais variadas artes e ângulos das fotos. Lembre-se de que a foto precisa ser atrativa.

Poste cardápio com descontos

As publicações de descontos ajudam bastante os restaurantes e bares a conseguirem alavancar suas vendas. Mas, para dar os descontos, é necessário estudar, pois mesmo com preços menores o dono do estabelecimento precisa lucrar para manter seu negócio ativo.

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