Dicas de marketing para auxiliar o crescimento das vendas

Um dos principais objetivos de um empreendedor é tornar sua empresa mais rentável, e isto é feito a partir dos bons resultados nas vendas.

Este é o maior desejo e desafio de um negócio, uma vez que são as vendas que compõem o capital de giro de uma empresa.

Investir em uma eficiente equipe de vendedores é uma ação importante e, por outro lado, os investimentos no marketing compõem também um ponto-chave.

Neste artigo, falaremos das estratégias de marketing para potencializar o crescimento do seu empreendimento, com clientes mais engajados e fidelizados às suas soluções.

O que é o marketing e qual sua importância?

O marketing é a ciência que visa identificar as necessidades dos clientes, antecipando e satisfazendo-as, de forma a visar um resultado envolvendo o lucro.

Assim como a automação de máquinas e processos, a automatização do marketing também pode ser um meio eficaz para se potencializar resultados.

Esta área do conhecimento busca por métodos e mecanismos que tenham um efeito na estimulação do desejo de compra de determinado produto ou serviço.

Ao aplicar o marketing de forma eficiente, é gerado maior valor para o empreendimento, pois as campanhas devem visar justamente essa valorização da solução.

Somando-se à geração do valor, cria-se e fortalece o relacionamento entre cliente e empresa, fidelizando o público. O marketing trabalha estratégias que vão desde a atração até a conversão e retenção de clientes.

Se sua empresa traz soluções diferenciadas, atuando e desburocratizando serviços, como um sistema emissor de ct e, registrando e documentando todos os transportes em um sistema eletrônico, o que tem grande importância fiscal, isso precisa ser comunicado.

Passar sua mensagem da forma mais eficiente é um foco do marketing, sendo fundamental, independente do seu segmento de atuação.

Dessa forma, podemos listar as principais vantagens de sua empresa contar com boas estratégias de marketing, como:

  • Aumentar a visibilidade de um negócio;
  • Antecipação às novidades e mudanças;
  • Melhora o posicionamento no mercado;
  • Desperta o desejo do público;
  • Aumenta o volume de vendas;
  • Constrói relações;
  • Fideliza clientes;
  • Aumento da lucratividade.

Indo muito além da divulgação do produto ou serviço, o marketing compreende uma série de canais, conceitos, metodologias e estratégias, que visam acompanhar as mudanças do mercado ao longo do tempo.

Como aumentar minhas vendas?

Um negócio de contabilidade para pequenas e médias empresas que se destaca no mercado, conta com estratégias de ponta no que diz respeito ao marketing do negócio.

Seguindo exemplos como este, trouxemos aqui 8 dicas para trabalhar melhor o marketing do seu negócio, auxiliando o crescimento das vendas em uma empresa.

  1. Tenha um planejamento de vendas 

É um eficiente planejamento de vendas que guia o setor comercial de uma empresa, deixando os objetivos claros para todos.

Estabeleça e colete métricas a serem analisadas ao fim de cada ano, medindo quais ações e campanhas tiveram efeitos positivos e quais poderiam ter sido melhor trabalhadas.

Analise sua performance ao final de cada período, buscando pontos fortes e fracos para direcionarem seus esforços.

Uma campanha que gere bons resultados nas vendas de vestimenta de proteção, deve ser revista, pois conta com muito aprendizado para as próximas ações.

Da mesma forma, uma campanha que não teve bons resultados, tem muito a ensinar sobre pontos que precisam ser mais bem desenvolvidos. Aprender com os erros é essencial.

É o planejamento feito com antecedência que permite a organização dos planos de ação, fornecendo tempo hábil para boas implementações.

  1. Defina uma metodologia de vendas

Uma metodologia de vendas bem definida fornece ferramentas para que o setor comercial se torne mais produtivo e organizado.

Existem diferentes metodologias, definidas de acordo com os processos de cada negócio, muito particulares e que precisam ser analisadas caso a caso.

  1. Mantenha equipes e setores alinhados

Outro ponto essencial é manter um bom alinhamento entre as equipes de vendas e marketing.

O planejamento de vendas deve ser uma orientação para o planejamento de marketing, com detalhes sobre o perfil dos clientes de interesse para segmentação de estratégias, assim como as metas específicas de vendas e de crescimento para o período.

Além disso, o setor financeiro também deve ser integrado ao planejamento, estabelecendo o orçamento disponível para as ações de marketing de uma empresa terceirizada de porteiros.

Quanto mais diferentes setores se alinham e se comunicam de forma horizontal, maior a produtividade gerada.

  1. Tenha uma comunicação personalizada

Na hora de um vendedor entrar em contato com cada lead, é fundamental ter uma abordagem personalizada.

Provido de dados e informações sobre o relacionamento prévio entre a empresa e cada cliente, se tem os meios para estabelecer um diálogo de qualidade com o prospect.

Neste ponto, as redes sociais são um importante meio de informação, além, é claro, de um bom sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente, o que nos leva à próxima dica.

  1. Aposte em uma boa ferramenta de CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é o sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente, sendo uma ferramenta muito útil para manter dados e informações referentes a cada interação com os leads.

Ele faz um mapeamento da rotina comercial, acompanhando o desempenho de cada membro da equipe.

Entre seus benefícios, traz mais autonomia para os vendedores e, ao mesmo tempo, fornece maior segurança para os gestores.

Além do registro das interações e das atividades de cada vendedor com cada cliente, tem-se também as tarefas previstas.

Com uma visão ampla das atividades e da rotina para cada período, consegue-se maior eficiência nos processos.

Tanto para otimização deste processo de relacionamento, quanto visando buscar a personalização do diálogo a cada interação, aconselhamos buscar uma ferramenta de CRM que se adeque às necessidades da sua empresa de engrenagens

Existem diversas opções no mercado para as diferentes necessidades e processos internos, e ainda existe a opção de investir no desenvolvimento de uma plataforma própria, se for o caso.

  1. Use a persuasão

A persuasão em vendas é uma técnica da área comercial que busca convencer os clientes a finalizarem o negócio, mas sem ser inconveniente ou invasivo.

É importante saber usar as palavras certas, criando uma proximidade com o cliente. Chame-o pelo nome e use pronomes como “você” para criar essa relação.

Saber fazer as perguntas certas e dominar os gatilhos mentais para sua execução, também são pontos a serem considerados. Um bom vendedor deve ouvir mais do que falar, absorvendo informações importantes para seu processo de vendas.

Ofereça benefícios. Essa é uma forma muito interessante para gerar mais proximidade, demonstrar autoridade em sua área de atuação e criar um compromisso com o cliente.

  1. Invista em treinamento

Manter toda a equipe de sua empresa especializada em serviço de licenciamento ambiental, alinhada com os propósitos e objetivos da empresa, requer treinamento e capacitação dos colaboradores.

Para alavancar as vendas é essencial uma equipe afiada, pronta para receber, dialogar e persuadir o lead das vantagens de seu negócio.

É responsabilidade dos gestores desenvolver as habilidades da equipe, identificando pontos fortes e fracos, além de dar apoio para a rotina e a resolução de conflitos.

Falamos aqui em treinamentos que abordam tanto questões técnicas, voltadas para a prospecção de clientes, abordagem e negociação, quanto de habilidades comportamentais e pessoais.

O treinamento quanto à cultura organizacional da empresa também é importante, pois cria uma equipe mais colaborativa e alinhada. 

Existem diversas competências que colaboram com o clima organizacional de um ambiente empresarial ou comercial, como:

  • Foco no cliente;
  • Motivação;
  • Inteligência emocional;
  • Trabalho em equipe;
  • Organização;
  • Comunicação;
  • Relacionamento interpessoal.

Essas habilidades são as chamadas soft skills, termo que designa uma série de competências e comportamentos que não podem ser medidas diretamente.

Elas melhoram o ambiente e o ritmo de trabalho, colaborando no clima da empresa como um todo, ao criar um sistema de apoio para o relacionamento entre os colaboradores.

Estimular a troca de conhecimento e de experiências entre os membros da equipe também traz um excelente estímulo para o desenvolvimento destas soft-skills.

  1. Estabeleça relacionamentos de confiança

Criar um relacionamento de confiança é a base para concretizar uma negociação, por isso a importância de se usar uma abordagem consultiva, em que se entende as reais necessidades do cliente e ajustando seu discurso para oferecer a melhor solução.

No processo de criação de um relacionamento saudável e de confiança com os clientes de sua empresa de nutrição animal, cada lead é nutrido com informações e conteúdos de relevância para sua jornada.

Considerações Finais

Neste artigo, você conferiu 8 dicas para auxiliar no crescimento de suas vendas, percebendo a importância do marketing para os negócios.

Mantendo foco na experiência de cada cliente, assim como todo o zelo para cada prospect que chegar até seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM