Empreendedorismo

Entenda como a iluminação do seu comércio pode afetar as suas vendas

Uma das principais dificuldades que um empreendedor enfrenta, é quando se trata de vendas. O que muitos não sabem, é que a iluminação do seu comércio pode ser um dos principais atrativos para aumentar as vendas, pois pode atrair a atenção de clientes antigos, ou até mesmo novos interessados em seu serviço.

A relação de cliente com empresa mudou muito de um tempo para cá, visto que o relacionamento é hoje visto como algo fundamental para uma companhia obter o sucesso, já o cliente é quem aumenta as vendas de um local.

Esse assunto vem sendo amplamente comentado em faculdade de vendas e marketing, por todo o Brasil.

Dessa maneira, se você planeja começar um negócio, ou até mesmo alavancar suas vendas, deve conhecer algumas das principais dicas que são extremamente pertinentes para seu serviço vender melhor, já que o mercado atual é regido por alta competitividade. Se você quer saber como ter um diferencial, estude sobre gestão comercial ead.

Relação entre empresa e cliente

Antes de falar diretamente como a iluminação pode afetar as vendas em seu comércio, é fundamental entender também como a relação com empresa e cliente vem modificando cada dia mais, já que as grandes corporações estão começando a perceber e a dar valor no investimento desse relacionamento.

Esse tipo de investimento vem sendo muito abordado em gestão de marketing e vendas, pois as pessoas estão entendendo para quem deve ser direcionado o seu serviço ou produto, o que acaba implicando em um aumento no número de vendas e, consequentemente, um maior destaque no mercado competitivo.

Antigamente, a atenção de uma venda era voltada totalmente para o produto, o que foi sendo modificado com o passar do tempo. Antes, o que mais se esperava fazer era ter um produto de maior qualidade possível, para que alcançasse o maior número de pessoas, o que é muito falado em gestão de marketing e branding.

Nos tempos atuais, passa-se a considerar muito mais o público-alvo do que somente o produto.

Além do mais, também considera o relacionamento que você tem com esse público-alvo, principalmente pelo fato de a tecnologia avançar cada dia mais, o que permite que sua empresa tenha um maior alcance.

O relacionamento com o cliente deve ter um investimento muito forte, pois além de deixar o cliente mais confortável com a compra, você ainda tem diversos outros benefícios, como, por exemplo:

  • Maior confiança;
  • Maior credibilidade;
  • Fidelidade da clientela;
  • Maior aderência do público.

Dessa maneira, você deve conhecer todas as maneiras de incentivar os clientes a conhecerem seus novos produtos, ou incentivarem prospectos a virem conhecer melhor os produtos e serviços que você tem a oferecer.

Se você conseguir realizar uma boa gestão estratégica de marketing e vendas, automaticamente aumenta suas vendas.

Como utilizar a iluminação a seu favor

Agora que ficou mais claro entender como é a dinâmica de empresa e cliente atualmente, é relevante entender como algumas coisas simples podem alterar o seu fluxo de caixa, já que o simples fato de você ter uma iluminação adequada em seu comércio pode atrair a atenção de diversos clientes que sentem interesse em seu produto.

Quando as pessoas olham para um lugar com uma iluminação agradável, que não machuque os olhos ou cause algum desconforto por estar muito escuro, por exemplo, elas já se sentem mais confortáveis a entrar nesse local. Isso se deve muito a variedade das cores apresentadas, pois algumas são mais chamativas que as outras.

Elementos visuais ou sonoros são extremamente fundamentais para o ser humano, embora muitas vezes as pessoas nem acabem percebendo que isso é um fator agravante, seja positivamente ou negativamente. 

Quando você entra em um estabelecimento que tem uma luz muito forte, acaba ficando incomodado, pois aquilo está te afetando negativamente de alguma forma. O mesmo vale para quando a iluminação está muito baixa e tem de ficar forçando a vista para enxergar alguma coisa.

Dessa maneira, a primeira experiência que o cliente tem com uma loja física é justamente o virtual, pois ele bate o olho e já percebe do que se trata o comércio. O mesmo vale para lugares com música muito alta, pois muitas vezes acabam passando do volume adequado, o que pode irritar alguns consumidores.

Por isso, você deve utilizar a luz a seu favor, de forma que evidencie e dê credibilidade ao produto oferecido, de maneira que não vá afetar negativamente na hora da compra realizada pelo cliente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Priscila Dantas

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