Erros de marketing de conteúdo: como evitá-los

Para garantir que o seu negócio tenha uma boa performance é preciso trabalhar com uma série de estratégias de marketing que hoje estão disponíveis no mercado. Mas junto disso é preciso ter atenção às suas escolhas, de forma a evitar erros de marketing de conteúdo.

Sendo de pouca utilidade trabalhar com uma estratégia de forma errada. Algo que pode não só evitar o alcance dos seus resultados almejados, como também prejudicar os seus negócios ao invés de aprimorá-los, sendo importante então saber como trabalhar com isso.

É justamente por isso que as táticas comerciais possuem uma série de características, desenvolvidas especificamente para cada modelo de mercado, em busca de alcançar os melhores resultados possíveis em suas respectivas áreas de compra e venda.

Um cenário ao qual é preciso acompanhar de forma frequente o processo de adaptação referente a cada tipo de mercado. Tudo isso em um cenário no qual os serviços de consultoria em ti vêm se tornando cada vez mais importantes, diante da necessidade pelo digital.

Mas é de pouca utilidade para uma empresa trabalhar com as ferramentas digitais, abrindo assim uma variação virtual da sua loja, se não existe em seu processo de gestão algum tipo de proximidade com as plataformas digitais a serem utilizadas dentro de tal administração.

Até porque o uso incorreto de algum tipo de instrumento pode causar mais prejuízos do que benefícios. Pois não é ao colocar um bisturi na mão que imediatamente um indivíduo irá se transformar em um especialista plástico ou qualquer tipo de cirurgião.

As ferramentas são importantes, mas é essencial também saber como trabalhar com esses dispositivos, sendo preciso praticar os exercícios corretos após comprar equipamento de pilates, para só assim ter acesso aos benefícios físicos dessa prática de melhoria ao corpo.

O mesmo tipo de relação pode ser tida acerca das estratégias de marketing a serem adotadas ao seu negócio, sendo preciso adotar por práticas que levem aos melhores resultados dentro de uma companhia em particular.

Junto a isso é importante reconhecer que assim como o mercado, as estratégias comerciais também passam por certas mudanças com o tempo.

O processo de transformação do marketing

O marketing pode ser definido como a adoção de ideias que podem ser úteis para que uma companhia alcance os melhores resultados possíveis, aumentando assim o percentual de vendas alcançado por um empreendimento em sua área em particular.

E se a adoção dessas práticas está voltada a otimizar os resultados a serem encontrados em um projeto comercial, é preciso então acompanhar o processo de mudanças no mercado, o que acaba por trazer novas opções de estratégias de marketing.

Táticas essas que assim como o público e o mercado se comportam de forma flexível, acompanhando, por exemplo, o processo de automação das atividades comerciais. O que permite a aplicação de um sistema de pedidos para restaurante neste estabelecimento.

E são justamente essas mudanças que são responsáveis pela transformação das estratégias de marketing, sendo possível até mesmo com que certas práticas perca sua validade com o tempo, deixando de trazer bons resultados como antes.

Sendo de pouca utilidade voltar a sua comunicação para uma rede social que vem entrando em desuso, com o seu público migrando para outras plataformas de conteúdo, tornando esses novos espaços em locais mais atrativos para uma empresa veicular seus anúncios.

É por questões como essa que é importante saber como atualizar as suas estratégias de marketing, sendo recomendado para uma companhia trabalhar com um planejamento de nível anual, voltado a reconhecer as melhores possibilidades dentro de tal período.

Variações que podem modificar até mesmo aplicações que já estão estabelecidas dentro do mercado, como é o caso do marketing de conteúdo. Uma ação voltada à produção e veiculação de peças de conteúdos que possam atrair a atenção de um certo público.

Uma prática que permite a uma empresa de monitoramento e rastreamento de veiculos aumentar o seu número de pedidos, na medida em que oferece à sua audiência conteúdos diversos voltados a explicar até mesmo o funcionamento dos seus serviços.

O que acaba por destacar a importância para um negócio saber como trabalhar com esse tipo de estratégia de marketing, diante dos diversos benefícios que podem ser alcançados a partir da adoção desse tipo de prática em particular.

Mas para alcançar os resultados prometidos por tal prática é preciso saber como trabalhar com ela, de forma a evitar possíveis prejuízos causados por um marketing de conteúdo mal estruturado.

Fazendo com que seja preciso recorrer aos erros mais comuns de serem vistos em relação a essa estratégia específica.

Erros comuns no marketing de conteúdo

Assim como em qualquer estratégia de mercado, é preciso saber como aplicar o marketing de conteúdo de forma correta para que seja possível alcançar os melhores resultados possíveis, criando assim uma relação forte com o seu público almejado.

Entre os erros possíveis de serem cometidos em sua aplicação, é possível destacar os seguintes casos:

Produção de conteúdo x Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo trabalha com uma tática em particular que é a produção de conteúdo, permitindo assim com que uma empresa de aplicação de insulfilm espelhado possa divulgar melhor os seus serviços, além de outros conteúdos de importância.

Contudo, não basta somente encher os seus canais com produções diversas, é preciso contar com uma certa estratégia em relação a esse desenvolvimento, de forma a conquistar os resultados esperados por meio dessa prática. A começar pelo formato adotado, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Posts para redes sociais;
  • Podcasts.

Opções que devem ser estruturadas de acordo com as necessidades do seu público, permitindo assim uma produção de conteúdo otimizada, para assim alcançar os benefícios dessa aplicação de marketing.

Falta de estratégia

Quando se trata da diferença de uma simples produção de conteúdo para o marketing de conteúdo, a presença de uma estratégia é o elemento de maior importância. Fazendo então com que uma falta de estruturação nesse sentido possa prejudicar seus resultados.

O que passa até mesmo pelo tipo de resultado que se procura com essa estratégia.

Não contar com uma estrutura de análise

Não basta para uma empresa somente adotar o marketing de conteúdo, é preciso acompanhar os seus resultados, da mesma forma com que serviços de call center fazem uma pesquisa de satisfação do cliente após um atendimento realizado.

Gerenciar os seus resultados alcançados permite a produção de peças de conteúdos ainda melhores no futuro, aumentando assim o índice de sucesso de uma companhia, observando também o índice de Retorno de Investimento alcançado a partir de tal prática.

Persona não existente

Para que um conteúdo tenha sucesso com um público, primeiro é preciso definir com clareza essa audiência, de forma a facilitar a produção de peças específicas para esse público, levando assim a bons resultados a serem alcançados junto a esse grupo.

Visão de curto prazo

Enquanto certas estratégias de venda trabalham com resultados imediatos, o marketing de conteúdo opera com a construção de laços a longo prazo, fortalecendo a relação de uma empresa com o seu público.

Logo, cabe a um serviço de locação de ônibus executivo ter paciência ao trabalhar com essa prática, de forma a alcançar benefícios a longo prazo, tal como a expansão do seu público ou até mesmo do número de serviços requisitados no mercado.

Perder o tempo do público

Para que um conteúdo tenha sucesso na internet é preciso acompanhar o tempo de cada assunto, trabalhando com um calendário editorial que possa ser útil para tal adequação.

Mas além da questão de datas, é preciso observar também a posição do público dentro de um funil de vendas, de forma a direcionar a cada audiência um perfil de conteúdo que esteja otimizado para o estado atual de certo público.

Quantidade x Qualidade

Destacar-se nos canais digitais exige uma produção constante de conteúdos, contudo, de nada adianta apostar no volume se não existe qualidade por trás dessas peças. Pois são somente as peças de qualidade que podem contar com a atenção real da sua audiência.

Conteúdos parados

Ao mesmo tempo, de nada adianta produzir uma série de matérias de alta qualidade se o seu público conta com um número quase inexistente de acessos. É importante saber como divulgar os seus conteúdos em diferentes redes, para aumentar sua relação com o público.

Alcançando até mesmo novas audiências a partir do maior compartilhamento das suas peças de conteúdo.

Produções exageradamente comerciais

De fato, um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é a sua relação entre conquistar a atenção do público, usando dessa proximidade para divulgar algum tipo de produto ou serviço.

Contudo, não é indicado exagerar nessa abordagem comercial, sendo mais indicado que uma gestão de frota de veículos leves aborde em seus conteúdos características e assuntos relacionados aos seus serviços, ao invés de divulgá-los unicamente.

Ao observar todos os erros citados, fazendo o máximo para evitar a sua ocorrência frequente dentro de uma empresa, torna-se possível a esse empreendimento ter acesso a todo tipo de benefícios que costuma estar associado às práticas de marketing de conteúdo.

Tudo de forma a ampliar os seus resultados no mercado a partir do tipo de estratégia praticada em seus negócios. Nesse caso com um destaque em particular para o marketing de conteúdo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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