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Quais estratégias utilizar para abrir sua empresa

conheça mais sobre algumas estratégias essenciais que devem ser trabalhadas antes da abertura de empresas.

Abrir uma empresa é algo cada vez mais facilitado pelos órgãos burocráticos e reguladores de um país, deixando como principal desafio e dificuldade o pleno funcionamento e crescimento do negócio ao longo dos anos.

Por isso, é sempre interessante que gestores, empreendedores e os demais colaboradores de um empreendimento estejam abertos a pensar e trabalhar com estratégias focadas na busca pela melhor qualidade de resultados possíveis.

Ao longo do artigo abaixo, conheça mais sobre algumas estratégias essenciais que devem ser trabalhadas antes da abertura de empresas, trazendo maior firmeza em relação à estabilidade do negócio ao longo do tempo.

Estratégias para Abrir sua Empresa
conheça mais sobre algumas estratégias essenciais que devem ser trabalhadas antes da abertura de empresas.

Começando um empreendimento

De acordo com instituições de pesquisas como o Global Entrepreneurship Monitor e o Approved Index, o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, algo que traduz a alma do brasileiro de sempre transformar qualquer problema em solução.

Entretanto, um levantamento divulgado no ano de 2020, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que, pelo quinto ano seguido, o país mais fechou empresas do que abriu, o que implicou na perda de quase 3 milhões de trabalhadores.

Isso nos mostra que, apesar do desejo, e de muitas vezes o sentimento familiar e histórico que temos em abrir empresas, nem sempre a gestão feita na base do achismo ou da mínima experiência é capaz de deixar os negócios abertos com placas de aviso ou fachadas chamativas.

Além disso, é importante lembrar que no fechamento de uma empresa, ainda que algumas dívidas possam ser abatidas ao longo do tempo, existem prejuízos que podem ser longos, como a imagem deixada por um lugar que não deu certo, bem como de seu gestor.

Por exemplo, uma empresa de eletrônicos em uma cidade, que acaba fechando por falta de visão estratégica, pode deixar uma sensação, tanto para consumidores quanto para funcionários, de que não era um negócio sério e com qualidade de crescimento.

Por isso, é importante que empreendedores saibam trabalhar previamente as melhores estratégias empresariais, algo que pode enfatizar uma construção saudável de um negócio, o que impacta diretamente a longevidade do lugar no mercado.

E algumas das principais estratégias responsáveis pelo pleno funcionamento de um empreendimento estão envolvidas em uma tríade essencial:

  1. Marketing;
  2. Controle financeiro;
  3. Objetivos reais.

Conheça abaixo um pouco mais sobre esses pontos e saiba exatamente o que começar a fazer na sua ideia de empreendimento, para que os melhores resultados e a construção sólida do seu negócio sejam a prioridade de sua gestão.

Estratégias de marketing digital

Por muito tempo as técnicas de marketing eram esquecidas por parte de empreendedores ou gestores de negócios, que não entendiam bem de que maneira a introdução de ideias comunicacionais poderiam de fato implementar mudanças positivas internamente.

No entanto, a priorização de estratégias de marketing se tornou amplamente popular com a introdução e popularização da internet nos meios comerciais, já que sem uma forma de comunicação estruturada e bem trabalhada seria impossível alcançar resultados.

Por exemplo, uma loja de impressão de banner, ao trabalhar técnicas de marketing como uma forma de atrair mais consumidores por meio das redes sociais, teve um aumento considerável na produção de seus itens, bem como vendas diretamente pela web.

Para conquistar esse resultado, é necessário trabalhar ações que vão desde a criação de um relacionamento próximo com o cliente, até formas de fazer com que a plataforma de venda apareça mais em buscadores, divulgando conteúdos ricos e essenciais.

Conheça mais sobre algumas técnicas de marketing digital abaixo, e entenda qual é aquela que poderá trazer mais resultados para seu objetivo real.

Funil de vendas

O funil de vendas é uma ação de marketing que trabalha cada passo do processo de compra do cliente, desde o momento em que ele conhece a marca, mas ainda não se interessa por um produto, até a hora em que ele resolve efetuar uma compra.

Tudo se baseia no início, meio e fim do processo, ou como explica a ação, topo, meio e fundo do funil, que aqui, representa o caminho que o consumidor deverá seguir de acordo com a produção de encantamento, lembrando que os principais canais de produção são:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Podcast;
  • E-book;
  • Blog post;
  • Dentre outros.

Topo do funil

No topo do funil a empresa se preocupa em produzir conteúdos que enfatizem maior conhecimento sobre a importância daquele produto, da empresa e daquele setor em si, trabalhando uma questão de necessidade de conhecimento sobre a marca.

Meio do funil

Já no meio, é esperado que aquele potencial comprador já tenha se interessado suficientemente pela marca e pela área de negócio, entendendo sua importância, compreendendo algumas questões específicas, mais aprofundadas no assunto principal.

Fundo do funil

No fundo de funil estão localizadas as pessoas que já se adentraram em todo o conhecimento sobre a área, sobre o produto, sua importância e valor, e agora estão prontas para darem o próximo passo, em direção à compra.

Por exemplo, uma empresa de brindes personalizados começa uma produção de topo de funil produzindo conteúdos para blog, falando sobre as vantagens de investir nestes produtos para a idealização de uma festa infantil de sucesso.

Após o interesse dos clientes, essa loja reforça o meio do funil para trabalhar conteúdos mais específicos, como dentro da área de atuação, como o funcionamento da criação de toldo articulado e quais elementos são necessários pelos fabricantes.

Por fim, já em uma fase onde o cliente já está envolvido, é interessante que a produção de conteúdo seja cada vez mais focada para a resolução rápida de um serviço de decoração para festas, por exemplo, apresentando sempre um contato direto da empresa.

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SEO

Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta de otimização de uma plataforma digital em buscadores na internet, capaz de transformar os resultados das vendas e acessos de uma página por meio da utilização das palavras-chave certas.

Por meio de sites dedicados a essa estratégia, é possível que uma gráfica localizada em uma determinada cidade do Brasil ache quais são as palavras ou sentenças pesquisadas por pessoas que buscam por serviços de confecção de uniforme profissional.

Dessa maneira, a otimização dessas palavras poderá ser feita dentro de toda a plataforma, como em conteúdos, descrições de produtos, títulos de páginas, domínios e mídias dentro do próprio site, sempre de uma forma natural e estratégica.

Humanização

A humanização nas produções de conteúdo e interações com possíveis consumidores nas redes sociais, blogs e em qualquer outra forma de comunicação, agrega uma maior identificação pela marca, o que intensifica o desejo e a prioridade de compra.

Sempre que possível, procure utilizar, dentro de suas estratégias, histórias reais de clientes, algo que possa mostrar para outras pessoas como os produtos ou serviços daquela loja podem impactar além da necessidade, mexendo então com as emoções do público.

Importância do planejamento financeiro

Dentro do trabalho de gestão de um empreendimento, é essencial dar importância máxima ao planejamento financeiro, já que esta questão pode impactar todas as áreas e ideias que você tiver para melhorar o seu empreendimento.

É sempre bom ter controle certo de tudo o que é gasto, o que será consumido e das metas que precisam ser alcançadas em relação à entrada financeira na empresa, já que sem esse controle tudo pode ser perdido, pois o mercado e a sociedade são imprevisíveis.

Por exemplo, é preciso ponderar se a reforma de uma fachada para loja é mais essencial que a compra de novos computadores para a equipe, estabelecendo sempre prioridades de gastos e consumos em todos os setores, de forma direta e transparente.

Trace metas reais

Uma outra questão importante dentro da gestão de um empreendimento é o pensamento em estratégias reais para a empresa, baseadas em propósitos, missões e valores da companhia, tanto internamente quanto com seu público-alvo.

Por exemplo, uma empresa de estandes para feiras não tem a mesma meta de crescimento que uma loja de sapatos em um shopping da cidade. Ainda que tenham desafios e desejos similares, cada uma trabalha com uma realidade distinta.

E o que deve ser pensado na hora de traçar uma meta é justamente isso: realidade. Evite comparações com outras empresas e pense sempre no que pode ser alcançado com os recursos que sua empresa têm, não com aquele que ela deseja ter.

Conclusão

Independentemente do tipo de empresa que você trabalha, seja com produtos de higiene ou com toldo para loja, lembre-se sempre de utilizar essas três estratégias em sua gestão, acompanhadas de bons profissionais e boas referências no mercado.

Dessa forma, abrir uma empresa e mantê-la em pleno funcionamento, evitando cair dentro das estatísticas negativas, fica ainda mais fácil, contanto também com a máxima dedicação, estudo e superação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Written by Cantinho do Empreendedor

Conteúdo dedicado ao empreendedor. Aqui você vai aprender tudo sobre planejamento, marketing digital para ajudar quem está começando a empreender.

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