A gestão de negócio para pequenas empresas é o processo de supervisionar e coordenar as operações diárias de uma empresa de, normalmente, até 100 funcionários.
Seja você um novo empresário de uma empresa de projetos hidráulicos ou um gerente experiente de uma pequena empresa, provavelmente terá que tomar decisões em tempo real relacionadas à contratação de pessoas, escolher as ferramentas certas para sua pilha de marketing e muito mais.
Isso, especialmente se for uma pequena empresa que não têm departamentos especializados dedicados. As funções específicas de um gerente de pequena empresa variam de lugar para lugar, mas geralmente incluem:
- Contratação, integração e treinamento de funcionários;
- Orçamento;
- Divulgar o nome da empresa no mercado;
- Gerenciamento de estoque e distribuidores da empresa;
- Definir metas de negócios;
- Encontrar maneiras de manter os clientes satisfeitos;
- Encontrar maneiras de manter alta taxa de retenção de clientes;
- Fornecer uma visão para um negócio;
- Avaliação de dados da empresa.
Os gestores têm um impacto direto no desempenho e na produtividade dos funcionários. Eles podem determinar engajamento dos funcionários, pois está diretamente vinculado à motivação e ao desempenho geral deles, bem como à produtividade da empresa .
Por isso, se você espera que seus melhores funcionários de limpeza comercial permaneçam por muito tempo, você terá que ser um bom gestor.
Se você puder fazer isso, terá chances de reter talentos, mesmo que outras empresas tentem atraí-los com um salário maior. Grande parte do gerenciamento de um negócio envolve reter os funcionários atuais e incentivar os novos a começar de forma positiva.
O que é administração de empresas?
A administração de empresas se refere à regulação das tarefas relacionadas com a gestão de uma empresa, como de monitoramento ambiental em postos de combustíveis.
Pode incluir gerenciar funcionários, tomar decisões relacionadas ao crescimento da empresa, supervisionar as operações diárias, direcionar a equipe para objetivos comuns e organizar eficientemente todos os aspectos da empresa para uma operação eficaz.
É um campo amplo que inclui uma variedade de posições diferentes. Quase todos os tipos de negócios, desde uma pequena startup até uma grande corporação, contam com profissionais de administração de empresas para garantir o sucesso.
O que é gestão empresarial?
O gerenciamento de negócios se concentra no cuidado e supervisão geral do maior patrimônio de uma empresa: seus funcionários.
As pessoas que trabalham na gestão de negócios geralmente ocupam cargos de liderança nos quais supervisionam as tarefas diárias dos membros da equipe dentro de seu departamento.
Eles geralmente estão diretamente envolvidos em como as empresas são organizadas e administradas, como operam, como desenvolver estratégias de crescimento e como comercializá-las.
O gerenciamento eficaz de negócios, como de uma empresa de máquina de pizza, pode criar um ambiente de trabalho que incentive a comunicação dos funcionários e os ajude a planejar, dirigir, controlar e organizar diferentes objetivos.
Especialistas em gerenciamento de negócios geralmente ajudam os funcionários a desenvolver habilidades e facilitam a colaboração para alcançar os objetivos da empresa.
Qual é a diferença entre administração de empresas e gestão?
Eles têm similaridades em comum, incluindo os amplos tópicos de finanças, economia, contabilidade e marketing. No entanto, cada um tem um foco que define uma carreira distinta.
A gestão de negócios tende a lidar com os aspectos humanos da administração de um negócio. Para este fim, o currículo de um programa de graduação abrange tópicos como recursos humanos, sistemas de informação, logística e comunicação.
Os programas de gestão preparam os graduados para serem líderes de equipes, antecipando as necessidades de seus colegas de trabalho e motivando-os a atuar com eficiência. Um gestor, por exemplo, não precisa ser um administrador.
Do outro lado do espectro, a administração de negócios também pode incluir a gestão com ênfase no funcionamento diário de uma empresa e seus objetivos estratégicos de longo prazo.
Quais são as habilidades mais importantes para gerenciar uma pequena empresa?
É importante reforçar que essas habilidades são universalmente úteis, independentemente do seu negócio ou setor. Dessa forma, entre os pontos principais, é possível citar os seguintes:
Comunicação clara e transparência
Você precisa se colocar à disposição dos funcionários e, ao mesmo tempo, ser honesto e explícito sobre suas expectativas.
Independentemente do seu estilo de gestão, boas relações comerciais são construídas por ser uma pessoa agradável e promover a confiança entre você e sua equipe.
Atenção aos detalhes
Dos dados de desempenho à receita e muito mais, você deve ser capaz de explorar os dados para tomar decisões.
Para qual função você deve contratar a seguir? Por que os lucros caíram no último trimestre? Qual é a sua estratégia para lidar com grandes volumes de chamadas recebidas?
A capacidade de aprimorar esses detalhes torna muito mais fácil quando você precisa tomar decisões importantes mais tarde.
Organização
Fazer malabarismos com tantas tarefas significa que você precisa saber como gerenciar, priorizar e delegar o que precisa ser feito.
Isso também exige que sua empresa de produtos químicos para lavagem automotiva cumpra um cronograma enquanto trabalha efetivamente em equipe e respeita os horários de outras pessoas. As regras de gerenciamento de tempo são supremas.
Motivação e liderança
Desde responder a perguntas até fazê-las, você está essencialmente sempre atento.
Quando você está gerenciando um negócio, você precisa motivar os funcionários além de você, garantindo que a moral permaneça alta e que todos sejam capazes de fazer seu trabalho da melhor maneira possível.
Tomando uma decisão
Você é responsável por fazer escolhas difíceis. Isso inclui tudo, desde grandes investimentos financeiros até a demissão de funcionários.
Essas escolhas não devem ser tomadas de ânimo leve, mas muitas vezes você não tem muito tempo para demorar em grandes decisões.
A gestão de pequenas empresas, como de uma empresa de infraestrutura elétrica industrial, requer confiança para tomar grandes decisões e acertá-las na primeira vez. No final do dia, você tem que fazer o que é melhor para a companhia.
Como fazer uma boa gestão?
Agora que está claro o que é preciso para fazer uma boa gestão, confira abaixo como gerenciar sua empresa:
- Fazer um bom planejamento;
- Ter um cronograma de ações e estratégias;
- Fazer uma boa gestão financeira;
- Estar alinhado com o recursos humanos;
- Acompanhar as rotinas administrativas;
- Promover ferramentas para otimização;
- Ter uma boa comunicação.
De acordo com estatísticas recentes de pequenas empresas, o fluxo de caixa e a retenção de funcionários são os dois principais desafios que as empresas enfrentam hoje.
Desse modo, é preciso dizer que se você estiver gerenciando um negócio de envidraçamento de varandas em São Paulo, terá que lidar com ambos.
Relacionamentos e um senso de confiança
Tornar-se um gerente melhor começa com relacionamentos mais fortes com seus funcionários. A construção de relacionamentos é a base essencial para qualquer grande plano de negócios.
Conversas e feedbacks são necessários porque ajudam as pessoas a entenderem o que estão fazendo bem e onde precisam melhorar. Quando você confia em seus funcionários, também é mais fácil delegar e entregar tarefas a eles.
Pense nisso como um ciclo virtuoso: ser aberto e honesto gera mais confiança, o que, por sua vez, apoia uma cultura da empresa que capacita seus funcionários a serem abertos e honestos, o que gera mais confiança.
Priorize a acessibilidade. Torne-se o mais disponível possível e destaque horários específicos em que sua equipe pode se encontrar com você.
Gestão Estratégica
Os gerentes de estratégia analisam as tendências e os concorrentes do setor, e usam habilidades de pensamento crítico para criar estratégias que ajudam as organizações a desenvolverem maneiras inovadoras de manter uma vantagem competitiva.
Geralmente, são responsáveis por:
- Planejamento contínuo, geralmente em alto nível;
- Definição de metas, avaliação e análise;
- Criar estratégias para atingir metas baseadas no progresso.
É preciso ser rápido e responder rapidamente às mudanças no mundo dos negócios.
Seja inovador de coração. Novas tecnologias e expectativas dos clientes levam esses líderes a pensar criticamente e tomar decisões estratégicas rapidamente para se manter à frente e gerar os resultados desejados.
Os melhores líderes criam um processo de gestão estratégica que avalia a condição atual, fazem brainstorming de novos planos e os implementam de forma eficaz.
Tempestividade e qualidade na entrega
A sabedoria convencional nos diz que, para fazer bem o gerenciamento de pequenas empresas, você deve ser rigoroso e disciplinado quando se trata de cumprir seu calendário.
Dito isto, ter o seu dia completamente reservado, dia após dia, é uma receita para o desastre. Por isso, não torne sua agenda tão rígida a ponto de uma reunião demorada ou algum problema inesperado atrapalhar seu dia inteiro.
Em vez disso, permita algum tempo livre espalhado por toda a sua agenda para dar a si mesmo algum espaço para respirar. Isso o torna mais disponível para sua equipe e ajuda a manter a sanidade.
Basicamente, dê à sua lista de tarefas um pouco de manobrabilidade e tente evitar o overbooking do seu próprio tempo.
Automatização
Crie processos e fluxos de trabalho para sua empresa de caminhão pipa para lavagem de rua, que possam ser automatizados e replicados. Qualquer coisa que você possa colocar no piloto automático para economizar tempo no seu dia é uma grande vantagem.
Especificamente, pense em tarefas comuns que exigem modelos (pense: e-mails, faturamento) e processos uniformes (pense: integração de novos funcionários).
Se você puder automatizar suas tarefas e fluxos de trabalho, também será mais fácil para sua equipe realizar o trabalho quando você não estiver disponível. Passar uma tarefa para outra pessoa com um processo definido já implementado significa que há menos chance de erros.
Tarefas, grandes e pequenas, podem ser colocadas no piloto automático graças às ferramentas de gerenciamento atuais.
A maioria das principais ferramentas disponíveis no mercado pode fornecer o mesmo tipo de resumo para tudo, desde dados de e-mail até dados de mídia social.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.