Saiba quais são as vantagens do social commerce

O social commerce é um modelo que tem ganhado muito espaço no mercado atual, sobretudo pela importância que ele oferece nas relações entre consumidor e marca. 

A valorização do diálogo é um dos principais tópicos da atualidade para conquistar clientes podendo funcionar para todos os setores, desde livrarias até um projeto de estrutura metálica para telhado.

Entretanto, o termo ainda apresenta uma série de dificuldades, sobretudo em questão de formatos de interação e como esse tipo de ação se aplica a longo prazo para a companhia, entendendo o potencial que ela tem no mercado, sobretudo no varejo.

O mundo tem passado por um importante processo de transformação, focado no conceito de redes sociais e outras plataformas importantes para esse tipo de interação, como é o caso dos serviços de mensagem instantânea.

Os avanços tecnológicos permitiram que esse conceito se espalhasse ainda mais, com smartphones permitindo o acesso a redes sociais com apenas um clique de distância, em qualquer lugar do mundo, bastando apenas uma conexão com a internet.

Por isso, as estratégias de marketing tiveram que se adaptar para esse novo universo, mudando seus elementos para criar um ambiente muito mais adequado para o mercado, impactando diretamente suas vendas.

Com o social commerce, é possível usar a própria plataforma da rede social como uma ferramenta de vendas, e muitas empresas já têm aderido a esse formato como fábrica de piso vinílico por exemplo, que gera resultados muito positivos.

Esse tipo de transformação tem como principal objetivo facilitar o processo de compra para o consumidor, criando uma experiência de usuário muito mais satisfatória a longo prazo, quando você consegue identificar estes elementos com mais assertividade.

De todo o tempo que um usuário comum passa na internet, a maior parte dele é navegando em suas redes sociais de preferência.

Quando você consegue ofertar seus produtos ou serviços diretamente na plataforma, acaba ganhando novas oportunidades de engajamento para sua empresa de colocação de carpete.

Entretanto, existem muitas maneiras diferentes de usar essas ferramentas para conseguir uma boa estrutura de negócios, e isso deve ser avaliado quando você optar por conseguir novas vendas dentro de seu público.

Esse tipo de ação ajuda a entender melhor suas possibilidades, identificando como seu mercado pode se adaptar a outros elementos importantes do social commerce, e garantindo seu funcionamento mais efetivo.

O social commerce não é um processo novo, tendo suas origens por volta do ano de 2005. Nesse período, profissionais de empresas ligadas a tecnologia já identificavam a movimentação do social commerce, criando algumas ferramentas importantes, como:

  • Compartilhamento de wishlists;
  • Avaliações públicas;
  • Conteúdo produzido pelo usuário;
  • Interação consumidor e marca.

Todos estes elementos foram muito importantes para dar os passos iniciais rumo ao processo de negociação completo que é oferecido hoje pela maioria das plataformas de redes sociais, que apoiam as empresas a trabalharem em seus veículos.

Como o social commerce funciona?

O processo de vendas por canais sociais é muito importante, e ele precisa ser avaliado tanto do ponto de vista do lojista quanto do consumidor para uma compreensão mais completa, que permite que você entenda a importância desse modelo de trabalho para uma fábrica de equipamentos de proteção individual, entre outros.

Normalmente, existem alguns padrões que devem ser seguidos para você conseguir resultados positivos com esse tipo de interação. Embora cada empresa seja única, e tenha suas particularidades, seguir estes princípios garante negociações mais satisfatórias.

Por isso, é importante trabalhar com estes elementos, entendendo suas possibilidades dentro da plataforma social que você está utilizando para fazer suas negociações, lembrando que algumas possuem ferramentas específicas para ajudá-lo a vender.

Otimização

As redes sociais possuem uma série de ferramentas para as empresas, principalmente com relação a avaliação de resultados e controle de qualidade, como para uma assessoria contábil para abertura de empresa. Por isso, elas se tornam muito importantes para você conseguir bons resultados com suas vendas.

Potencial de compartilhamento

Quando você trabalha com o social commerce, as chances de conseguir vender para um público muito maior são grandes, uma vez que o potencial de compartilhamento é muito maior, criando uma possibilidade de viralização de conteúdo.

Um conteúdo viral é aquele que se espalha progressivamente, alcançando um público muito maior do que seu público-alvo.

Geração de interesse

Comprar produtos não é o foco dos usuários que entram em redes sociais. Entretanto, ao se depararem com um item durante a navegação, isso pode despertar a vontade de consumir.

Por isso, trabalhar com o social commerce acaba abrindo novas oportunidades para vender em sua empresa de montagem de painel elétrico.

Por outro lado, para o consumidor, os benefícios são simples e práticos. Trata-se do processo de comprar um produto ou contratar um serviço diretamente da rede social, muito mais prático e rápido.

Normalmente, quando uma pessoa precisa fazer uma compra, ela precisa ir até um site específico, fazer um cadastro muitas vezes longo e encontrar o produto dentro da plataforma.

Já no social commerce, ele está navegando na rede social que aparece o produto ou serviço que ele deseja, e basta um clique para efetuar a compra. Todos os dados de cadastro e até os dados de pagamento podem ser registrados com antecedência.

Isso acaba facilitando muito o processo, ampliando o interesse do consumidor em continuar a comprar daquela empresa terceirizada de limpeza de escritório em particular.

Benefícios do social commerce

Agora que você conhece um pouco mais do social commerce, é importante identificar algumas de suas principais vantagens, e porque muitas empresas acabam optando por trabalhar com este elemento.

Esse novo formato de engajamento pode representar uma verdadeira revolução dentro de sua companhia, tamanho o potencial de vendas que ela pode oferecer, bem como a facilidade de utilizar essa ferramenta.

Visibilidade

Uma das grandes vantagens do social commerce é o potencial de engajamento, principalmente pela visibilidade muito maior que pode ser oferecida com as redes sociais.

Hoje em dia, as principais plataformas possuem milhões de usuários que estão constantemente ativos, e sua empresa pode ser encontrada por qualquer um deles, otimizando ainda mais o conceito de vendas de sua empresa.

Neste caso, mesmo que o usuário não esteja de fato procurando um produto específico, o contato com a empresa pode despertar seu interesse, fazendo-o se interessar e seguir com a negociação de forma muito mais rápida.

Dessa forma, você acaba conseguindo potencializar a visibilidade e o alcance que sua marca possui, criando um impacto muito mais forte ao longo prazo e alavancando as vendas independente do ramo.

Aproximação com o público

As relações entre consumidor e marca tem mudado consideravelmente, uma vez que os clientes estão buscando marcas mais humanizadas, com as quais possam se identificar e interagir sem nenhum tipo de problema.

As redes sociais são uma plataforma perfeita para esse tipo de ação, criando uma relação mais próxima e muito mais efetiva para negociar seus produtos ou serviços. Por isso, é importante ser ativo nas redes sociais que você está utilizando.

Não basta apenas criar uma conta e deixar seus produtos disponíveis. Criar conteúdos e dialogar com os consumidores é parte fundamental da estratégia de social commerce.

Publicidade segmentada

A maioria das redes sociais possui ferramentas de publicidade próprias, com custos muito menores do que ações mais tradicionais de marketing, o que pode ajudar a impulsionar sua empresa de canecas personalizadas para empresas.

O grande trunfo desse tipo de atividade é o quão segmentado você pode deixar o anúncio, permitindo que ele acerte em cheio seu público-alvo. Qualquer segmentação pode ser utilizada nestas plataformas.

Com indicadores que vão desde dados básicos até preferências de consumo, é muito importante que você saiba como aplicar esse tipo de ação para garantir uma boa estrutura de comunicação com seu público e com os potenciais clientes de sua empresa.

Praticidade

A praticidade é outro elemento importante a ser considerado dentro do social commerce. Muitas das vendas são realizadas exatamente por esse fator, uma vez que é muito mais prático para o consumidor fazer a negociação diretamente da rede social em que está inserido.

Esse processo é vantajoso para todas as partes, uma vez que o consumidor tem uma facilidade muito maior para encontrar seus produtos e serviços, e você consegue encontrar seu público-alvo de maneira simples e prática.

Dessa forma, você acaba ampliando consideravelmente a quantidade de vendas de sua empresa, tendo um forte impacto em seu faturamento.

Considerações finais

O social commerce é um elemento muito importante para diversas empresas, uma vez que ele trabalha diretamente com as redes sociais, que estão cada vez mais inseridas na realidade da maior parte das pessoas.

Saber trabalhar estes elementos é muito importante para garantir bons resultados em sua companhia, além de aproveitar estes elementos de forma natural, garantindo um resultado muito mais satisfatório para sua companhia como um todo.

Saber lidar com as redes sociais como um instrumento de vendas pode colocar sua empresa em uma posição de destaque, tornando-se uma liderança dentro do segmento em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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