Data driven marketing: saiba o que é e como aplicar

O data driven marketing, também conhecido como marketing orientado a dados, é um tipo de estratégia de marketing informada pelos dados do cliente.

Por meio do uso de coleta de dados internos e dados adquiridos de terceiros, os estrategistas corporativos de hoje têm inúmeras ferramentas para elaborar mensagens de marketing.

Com isso, eles podem agora observar o comportamento do cliente e direcionar suas campanhas de marketing digital.

Nas gerações anteriores, as campanhas de marketing tradicionais poderiam não ter ferramentas de análise de dados e algoritmos personalizados, mas ainda assim tinham maneiras de alcançar novos clientes, informá-los sobre novos produtos e atraí-los para fazer uma compra.

Considere algumas das principais diferenças entre os profissionais de marketing tradicionais e os profissionais de marketing orientados por dados de hoje.

Marketing tradicional

O marketing tradicional se concentra em uma combinação de estudos de mercado encomendados e experiência dos profissionais de marketing.

Quando se trata de elaborar a mensagem certa para um público-alvo, as equipes de marketing tradicionais combinam essas informações de estudo com seus próprios instintos e experiências anedóticas.

O marketing tradicional foi imensamente bem-sucedido para inúmeras marcas e continua popular até hoje.

Data driven marketing

O data driven marketing envolve o uso de uma grande quantidade de dados coletados na internet para definir uma estratégia de marketing. Esses dados podem ser encontrados em canais de mídia que variam de navegadores da web a redes telefônicas, TVs inteligentes e roteadores.

As empresas como uma fábrica de lixa para skate podem gastar parte de seus orçamentos de marketing estabelecendo fontes de dados, analisando conjuntos de dados e baseando sua tomada de decisão em torno desses dados coletados.

Isso pode ajudá-las a otimizar o uso de canais de marketing online, campanhas de e-mail e otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) com a esperança de alcançar a demografia correta do cliente e melhorar as taxas de conversão.

Entenda que o data driven marketing começa observando as muitas maneiras pelas quais o comportamento do consumidor mudou nos últimos anos e as tecnologias que possibilitam coletar e analisar grandes quantidades de dados sobre clientes, mercados e setores.

O data driven marketing aplica os recursos de análise de dados mais recentes para identificar as compras de mídia mais produtivas e criar uma conscientização criativa e personalizada sobre os produtos.

As novas tecnologias de marketing e publicidade possibilitam a personalização de todos os aspectos do marketing.

Os principais exemplos de marketing personalizado são as recomendações de produtos que os clientes de sites encontram cada vez que as pessoas fazem login no serviço de compras online para consultar, por exemplo, o custo de elevador para cadeirante.

Benefícios do data driven marketing

Para conseguir os clientes ideais, as ferramentas de data driven marketing podem oferecer às empresas:

  • Feedback em tempo real;
  • Diferentes opções de marketing fáceis de experimentar;
  • A opção de acompanhar a jornada do cliente;
  • A capacidade de criar experiências personalizada.

Uma empresa de defesa ambiental pode ter visualizações em tempo real de clientes interagindo com essas campanhas.

As URLs personalizadas são usadas, por exemplo, para saber como os acessos de clientes estão sendo feitos.

Esta é uma forma de atribuição de marketing, pois os URLs podem informar aos profissionais de marketing se os clientes estão clicando em banners, links de marketing por e-mail ou hiperlinks em artigos, entre outras opções.

Além disso, muitos profissionais de marketing orientados por dados usam o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para rastrear a jornada completa do cliente de clientes individuais.

Assim, em uma empresa de instalação elétrica industrial, os profissionais de marketing podem ver rapidamente como o cliente interagiu pela primeira vez com a empresa, seu histórico de compras e informações demográficas notáveis.

Ao conhecer seu público de marketing exato, as chances de retenção de clientes da empresa aumentam.

Pontos para balancear

Embora o marketing orientado a dados tenha revolucionado o comércio, ele pode apresentar algumas desvantagens, como:

  • Falhas na automação de marketing;
  • Insuficiência para alcance orgânico;
  • Não é um substituto para um ótimo produto.

É possível que anúncios de banner ou postagens de mídia social promovidas pareçam irrelevantes para alguns consumidores-alvo. Esses problemas geralmente remontam a campanhas de marketing automatizadas que erram o alvo nas métricas do consumidor.

O data driven marketing geralmente requer supervisão humana para realmente ter sucesso.

Algumas empresas acham que a melhor maneira de alcançar clientes interessados ​​é por meio do marketing de conteúdo, em que a empresa fornece aos consumidores ferramentas online úteis como artigos, vídeos e podcasts sobre tópicos de seu interesse.

O marketing de conteúdo de alta qualidade requer criatividade e esforço humano sustentado, algo que um algoritmo de marketing orientado por dados ainda não pode fornecer.

Além disso, alguns dos marketings mais valiosos vêm de boca a boca, quando as pessoas contam aos amigos sobre produtos e serviços de alta qualidade.

É importante complementar a automação de dados com fortes relacionamentos com os clientes, fornecendo excelentes produtos e atendimento ao cliente.

Estratégias de data driven marketing

Para ver como a estratégia de marketing orientada por dados correta pode melhorar o alcance do marketing e o envolvimento do cliente de uma empresa de climatizadores de ar para lojas, por exemplo, considere as estratégias a seguir.

Compras de anúncios direcionadas

Grandes plataformas online acumularam dados gigantescos sobre seus usuários. As empresas podem usar esses dados para executar campanhas publicitárias personalizadas com foco em determinados dados demográficos, personas e interesses.

A análise de dados bem-sucedida deve levar à aquisição de novos clientes, mas se isso não acontecer, as empresas podem recalibrar seu alcance de marketing e tentar redirecionar para um tipo diferente de cliente.

Replicando o sucesso do passado

Uma empresa que fornece serviço de estrutura metálica pode revisar seus pontos de dados de vendas e descobrir que tradicionalmente registrou mais vendas nos fins de semana do que nos dias de semana.

Sabendo disso, pode planejar uma série de iniciativas de marketing que vão de sexta a domingo.

Criação de perfis de clientes

A empresa pode usar pontos de contato demográficos como idade, sexo, geografia, preferências políticas e hobbies para descrever o tipo de pessoa que potencialmente compraria seus produtos.

Uma fábrica de chapa expandida, por exemplo, pode então lançar campanhas de marketing direcionadas para alcançar mais das mesmas pessoas.

Quanto mais uma empresa souber sobre seus clientes e clientes em potencial para seus produtos, mais bem-sucedidos serão seus esforços de marketing. Afinal, o objetivo do data driven marketing é converter os ativos de dados da empresa em vendas.

Personalizando a experiência do cliente

A melhor maneira de chamar a atenção das pessoas é adaptar o conteúdo e as interações online com base em seus dados demográficos, histórico de compras, atividades online e outras informações sobre elas.

Coordenando o marketing entre os canais

Uma técnica comum para implementar uma abordagem omnichannel para marketing orientado a dados é a resolução de identidade.

Uma companhia de catraca eletrônica para empresa, por exemplo, pode reconhecer uma entidade, seja uma pessoa, lugar ou coisa, juntamente com relacionamentos associados, consistente e precisamente com base em atributos físicos e digitais.

Essa técnica tenta coordenar o marketing entre os canais com base nas características individuais, interesses e pegada tecnológica de cada cliente.

Tecnologia

Um desafio para os departamentos de marketing que planejam implementar uma estratégia orientada por dados é integrar a variedade de dados que recebem de diversas fontes internas e externas.

Muitos dos dados devem ser limpos e condicionados antes de serem usados. A fórmula de tecnologia de engajamento do cliente permite que os profissionais de marketing avaliem as tecnologias disponíveis em três categorias:

  • Engenharia de decisão;
  • Tecnologia de ponta;
  • Análise de algoritmos.

A engenharia de decisão inverte o modelo de marketing tradicional, identificando primeiro as oportunidades de decisão e depois executando a análise de dados. Isso permite que os profissionais de marketing se concentrem nos objetivos e não na análise em si.

A análise avançada, por sua vez, aplica algoritmos inteligentes e outras técnicas analíticas inovadoras para segmentar clientes com base em seus estilos de vida específicos, e não em dados demográficos. Isso melhora a precisão e a eficácia dos perfis de clientes.

Etapas para implementar uma campanha

Para implementar uma campanha de marketing orientada por dados é necessário seguir os seguintes passos:

  • Identificar os dados demográficos do público-alvo;
  • Determinar produtos e serviços que geram mais receita nessa categoria;
  • Usar ferramentas de análise de dados;
  • Converter informações em experiências personalizadas para os clientes;
  • Aplicar testes A/B para saber qual mensagem oferece engajamento.

O objetivo é saber o que o cliente quer antes que ele o faça.

A capacidade de oferecer uma experiência única ao cliente em tempo real em todos os pontos de contato como a melhor maneira de as empresas se distinguirem da concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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