Mulheres são maioria no mercado de PME’s online

A valorização do espaço das mulheres em importantes cargos dentro de uma empresa vem crescendo a cada dia mais, ao ponto de se tornar mais frequente as lideranças feitas pelo sexo feminino. 

Seja como funcionárias de uma organização ou donas do próprio negócio como, por exemplo, uma loja de moda online, uma pesquisa revelou que cerca de seis a cada dez empresas pequenas ou médias (PMEs), a administração é realizada por mulheres. Portanto, o empreendedorismo feminino tem crescido em grande escala. Surpreendente, não é mesmo? Para mais informações sobre a expansão feminina no ramo empresarial, basta acompanhar a leitura na íntegra!

Mulheres empreendedoras

O empreendedorismo feminino está em ascensão, isso foi percebido após a realização de uma pesquisa da Nuvemshop, que utilizou a base dos lojistas para averiguar esse universo composto pela grande maioria por mulheres. De acordo com o “Elas no e-commerce”, as atividades econômicas proporcionam alguns benefícios para elas. Segundo os levantamentos dos dados, os números revelam que:

  • 67% se dedicam ao próprio comércio digital;
  • 53% ficaram mais satisfeitas com a carreira depois de empreender online;
  • 33% aumentaram a renda com a venda online;
  • 31% tem tempo para se dedicar a atividades pessoais;
  • 20% afirmaram cuidar da saúde física e mental com mais zelo.

Segundo a gerente sênior de comunicação e Marca da Nuvemshop, Mylena Gama, afirmou que “a pesquisa Elas no E-commerce foi desenvolvida com o objetivo de entendermos o perfil do empreendedorismo feminino no comércio online. Já tínhamos o conhecimento da relevância das mulheres no setor, mas queríamos ir mais a fundo, compreendendo suas motivações e desafios”. 

Ela ainda ressalta a relevância que esses dados tiveram para que eles apresentassem soluções mais eficientes para as empreendedoras. “A Nuvemshop tem como missão diminuir as barreiras do empreendedorismo e com esses dados seremos capazes de criar cada vez melhores soluções para as empreendedoras, afinal elas são maioria no e-commerce”. 

Dessa forma, os resultados da apuração evidenciam que o segmento vestuário no e-commerce possui 40% do público feminino como administradoras da própria empresa, já os outros são: 10% para o ramo de acessórios e 10% no artesanal. Logo, o maior ramo empreendido por elas é o de roupas.

Além disso, esse levantamento procurou entender quais eram os principais desafios enfrentados por elas. Logo, 40% afirmaram que o maior desafio está em não ter dinheiro o suficiente para investir no próprio  negócio. Para os anos seguintes, esse grupo de empreendedoras têm objetivos, em que 63% almejam aprender sobre estratégias de e-commerce, assim como 40% desejam ampliar os canais de divulgação para alcançar mais pessoas.

Empreendedoras de sucesso

Alguns exemplos de empreendedoras de sucesso, começa por Camila Lopes, proprietária da Blacklist, o foco é a comercialização de acessórios em todo Brasil. 

Segundo ela, algumas medidas adotadas alavancaram as vendas “Eu aprendi a fazer meus próprios colares que chamaram atenção do meu círculo pessoal.

No início, vendia apenas no Instagram e precisei abrir um e-commerce para conseguir atender à alta demanda. Em 2020 comecei a criar coleções temáticas dos meus produtos e a estratégia fez meu negócio vender ainda mais”.

Mais um caso de sucesso é a Aline Djanikian, sócia da Macchi, uma loja que, atualmente, atua com vendas online de joias. O foco da Macchi está no desenvolvimento de alianças.

Uma empresa tradicional e familiar, está há 80 anos no mercado, mas para atingir o auge precisou trazer a modernidade digital para o negócio, para que, assim, conseguisse aumentar o quadro de vendas. 

Dessa forma, Aline afirma que ao “empreender, observei que a maioria das marcas vendiam alianças seguindo o padrão heteronormativo.

Assim, a Macchi nasceu com o intuito de oferecer produtos modernos e agênero, utilizando uma linguagem inclusiva nas comunicações”. Assim, o e-commerce cresceu mais de 740% entre setembro de 2021 a setembro de 2022.  

Esses dois exemplos demonstram o motivo pelo qual o crescimento de mulheres no empreendedorismo online está ocorrendo, pois 60% delas querem a expansão do próprio negócio para aumentar as vendas e os ganhos.

Enquanto 43% desejam ter mais autonomia e liberdade para se dedicar a outras atividades. Por fim, 38% veem como uma alternativa para criar uma fonte de renda.

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