Ao dar vida a um projeto, é preciso pensar numa série de características que estarão associadas a ele, o que inclui a sua finalidade, para quem se destina, as pessoas responsáveis por trabalhar nele e por último o seu nome, fase conhecida como naming.
Componente esse que é importante para quando você está prestes a criar um livro, um álbum musical ou qualquer tipo de produção cultural. Mas além desse tipo de projeto, falar sobre o processo de nomeação é algo de grande valor também para o meio comercial.
O que pode envolver a escolha do nome de um produto, da companhia responsável pela sua produção, do mercado onde ele será comercializado, além de muitos outros ativos que participem do processo que faça um cliente escolher por um item em particular.
Seja ao procurar pelo seu nome entre as prateleiras do supermercado ou pesquisar na internet pelo título específico de um fabricante de isolantes térmicos, de forma a otimizar o funcionamento das máquinas de uma fábrica, com base na qualidade da marca.
Pesquisa essa que é essencial para que uma empresa consiga se destacar no mercado, garantindo o seu reconhecimento pelo público, o que levará a um possível aumento ou manutenção do seu índice de vendas alcançado, tudo começando pelo nome da empresa.
Até porque esse título também deve fazer parte da construção de identidade de uma marca, garantindo assim que o público veja esse nome no mercado e imediatamente sinta confiança por tal empresa ou então qualquer tipo de pensamento positivo a se obter.
Características essa importante também para que os clientes consigam fazer uma diferenciação do que está sendo vendido no mercado, tal como o conhecimento por marcas de motocicleta por quem está interessado em tirar uma habilitação para moto.
Isso porque é justamente por se interessar por um modelo específico que esse indivíduo pode estar interessado na obtenção dessa carteira especial de habilitação, para poder portar um veículo que receba um destaque diferenciado na sociedade.
Isso sem falar das situações no qual o nome de uma marca se torna tão icônico que para se referir a essa mercadoria o público acaba por dizer o nome dessa empresa particular. Tudo isso a destacar a importância a ser dada ao citado processo de naming.
Como funciona o conceito de naming?
Naming é um termo em inglês que pode ser traduzido literalmente como “nomeação”, sendo uma explicação bastante clara sobre o principal objetivo desse processo, que é de dar um título a itens específicos, como:
- Empresa;
- Produto;
- Serviço;
- Submarcas.
Facilitando com que um indivíduo possa se dirigir a um restaurante específico, pedir por um sanduíche em particular, tudo isso usando do nome dado a todos os tópicos usados durante essa compra, o que pode englobar o título do shopping onde se localiza a loja.
Apesar dessa pluralidade, o principal foco do naming acaba sendo a nomeação de empresas, um processo de grande importância, mas que nos últimos anos vem esbarrando em uma série de desafios, como resultados da expansão contínua do mercado.
Afinal, como encontrar um nome chamativo o suficiente que consiga diferenciar uma nova empresa de refrigerante de cola quando outras muito populares já estão estabelecidas? E isso vale para diversos segmentos, podendo incluir uma empresa de camisas de silicone.
Cenário esse que acaba sendo mais do que nunca necessário escolher um bom título para a sua companhia, garantindo uma boa visibilidade aos seus negócios, o separando dos diversos concorrentes que podem estar disponíveis, sejam da sua área ou não.
E por mais que não exista uma receita perfeita para escolher o nome da sua empresa, existem algumas características que não podem passar despercebidas durante essa definição, sendo preciso que o título do seu negócio tenha:
- Boa sonoridade;
- Originalidade;
- Mensagem clara;
- Fácil memorização.
E para garantir que esse processo de nomeação de um projeto ocorra da melhor forma, obedecendo os tópicos citados acima, é preciso respeitar algumas etapas importantes nesse processo de escolha de nome, começando pelo brainstorming.
Nessa fase é importante levar o maior número de informações possíveis sobre o seu negócio, seu público ou qualquer item que esteja associado aos seus serviços, sendo válido também contar o nome dos seus futuros concorrentes, para se inspirar e evitar repeti-los.
Fase essa na qual um escritório que pretende atuar com o serviço de assessoria financeira online pode reunir diferentes profissionais para levantar opções, facilitando a escolha de um dos nomes citados ou até mesmo a criação de um em especial.
Quanto melhor for essa chuva de ideias, maior pode ser a quantidade de nomes levantados, sendo necessário fazer uma pré-seleção, escolhendo as melhores opções e a partir disso fazer diversos estudos com esses nomes, incluindo aplicações visuais da marca.
Momento onde os serviços de marketing se mostram necessários, fazendo pesquisas com um público selecionado, tudo que ajude uma empresa a definir o melhor nome possível para os seus negócios, sendo esse o primeiro passo para a jornada comercial.
Com o processo de naming finalizado, a empresa pode começar a se divulgar no mercado, trabalhando com o que pode fazer de um restaurante único, ao lidar com produção artesanal de macarrão ou de qualquer tipo de companhia pertencente a um segmento.
Ao mesmo tempo que seguir essas etapas pode facilitar a escolha de um nome aos seus negócios, existem outras questões que devem ser consideradas durante o processo de escolha da sua companhia, levando em conta diferentes possibilidades de nomeação.
Diferentes tipos de naming
Mesmo com a pluralidade de marcas que são possíveis de encontrar no mercado, é comum existir uma certa similaridade em alguns nomes, tal como o nome do criador da empresa, um título que faça referência ao produto a ser comercializado, além de outros exemplos.
Especificações que podem ser definidas como diferentes modelos de naming, sendo importante conhecer os modelos mais populares, já que isso pode ser útil na escolha do nome da sua nova empresa.
Nome descritivo
Uma empresa de nome descritivo é aquela onde o nome do produto ou serviço em particular está destacado no próprio título, tal como Banco X ou Companhia do Insulfilm, que atua com a aplicação de insulfilm espelhado em veículos.
Nome experimental
Esse se associa ao tipo de experiência oferecida, contando principalmente com o objetivo de tal marca, tal como uma marca de roupas de frio nomeado como “Inverno Fashion”, no qual existe uma associação clara com a comercialização de peças de inverno.
Nome inventado
Nem sempre quem pensa em dar nome a um negócio deve estar preso ao que está escrito no dicionário, sendo possível inventar novos termos para nomear um empreendimento, contudo é preciso ter cuidado nesses casos, garantindo um nome de boa sonoridade.
Essa invenção de palavras pode ser útil também para quem trabalha com produtos inovadores, sendo preciso também contar com um novo e impactante no mercado.
Nome baseado em siglas
Essa alternativa é indicada tanto para quem está abrindo um novo negócio como para quem pensa em renomear um negócio de anos no mercado, sendo vantajoso apostar em uma estratégia de rebranding, tornando essa marca em algo mais popular.
Prática que pode ser adotada, por exemplo, por uma companhia que lida com a prestação de serviço de armazenagem, com o título da empresa estando relacionado ao nome dos sócios fundadores, sendo possível otimizar o nome, optando apenas pela sigla.
Nome do proprietário
Falando de usar um nome próprio na nomeação de uma empresa, essa é uma prática bastante comum e que pode ser considerada, até mesmo para garantir um apelo mais pessoal a uma companhia. Títulos esses que são reconhecidos como patronímicos.
Nomes toponímicos
Além de um nome pessoal, também é possível usar de uma localidade para dar nome a uma empresa, como o subtítulo Brasil para qualquer negócio que faça parte do território brasileiro, por exemplo.
Ao observar todas essas possibilidades e escolher de fato o melhor nome para o seu projeto, é preciso partir para a etapa de registro, garantindo não só que ele esteja disponível, mas agindo para que ele não seja usado por outras companhias no futuro.
Logo, assim como uma companhia deve recorrer a um serviço de organização de arquivos para cuidar melhor de todos os seus documentos, o mesmo tipo de procura deve se ter também em relação ao registro do seu nome.
Ação feita junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), entidade responsável pelo registro do nome de empresas ou qualquer tipo de projeto cujo título possa ser protegido pelas regras de direitos à propriedade privada de quem gerencia um negócio.
Tudo para garantir que o nome da sua empresa seja bom o suficiente para grudar na mente dos concorrentes, mas que também não esteja disponível para que eles usem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.