O neuromarketing é um campo científico que estuda e entende como os consumidores pensam ao fazer escolhas.
Ter esse conhecimento é essencial para poder tomar as ações certas com resultados positivos, e é de grande valia procurar pesquisar o neuromarketing.
Compreender os fatores que influenciam os consumidores e como tomar decisões de compra são algumas das questões centrais aqui.
Aplicar neuromarketing à sua estratégia de marketing pode aumentar significativamente suas vendas, principalmente quando se trata de marketing digital e compras pela internet.
O neuromarketing não se limita apenas às marcas, também é importante na elaboração de material para uma controladoria empresarial ou qualquer outra ação destinada a vender uma ideia.
Neste artigo explicamos melhor o conceito, mostrando como aplicar o neuromarketing na sua estratégia e seus benefícios. Leia até o final para saber mais sobre esse tema de negócios muito importante.
É um campo da ciência que engloba a interface entre marketing e neurologia, e visa entender o que determina o que influencia o consumidor na hora de comprar.
Entender esse processo é o que faz com que seu serviço de produção artesanal de macarrão, por exemplo, se destaque em um mercado competitivo.
O termo neuromarketing foi criado por Ale Smidts, professor da Universidade Erasmus, no Reino Unido, mas depois pegou na pesquisa do pesquisador de Harvard Gerald Zaltman.
Zaltman é formado em medicina e iniciou sua pesquisa usando equipamentos de ressonância magnética para entender como o cérebro humano funciona para fins de marketing.
Dessa forma, ele conseguiu mapear a atividade do cérebro quando exposto a diferentes estímulos de marketing, estimando o verdadeiro impacto neural de diferentes ações no comportamento do consumidor.
Em 2000, Zaltman registrou o neuromarketing como ferramenta de marketing e, desde então, sua abordagem foi replicada para obter uma compreensão cada vez maior de como funciona o processo de tomada de decisão do consumidor.
Para mercados e empresas, essas pesquisas trazem uma gama de ferramentas para dar maior confiança no relacionamento com os consumidores.
Aliás, para exemplificar, você já parou para pensar no que faz uma pessoa escolher um serviço de aluguel de scanner em detrimento de outro?
Na prática, esses estudos levaram a uma compreensão do funcionamento da atividade cerebral humana que vai muito além de suas percepções. Medir quais partes do cérebro são ativadas quando um consumidor entra em contato com seu produto leva a uma série de decisões.
Por exemplo, se houver uma dúvida sobre determinada fábrica de caixa de transporte para cães, você pode realizar uma pesquisa de mercado, o que fornece dados mais precisos do que perguntar qual cor eles preferem.
Embora existam gostos diferentes para cores, cada gosto ativa uma parte diferente do cérebro, uma parte específica do subconsciente humano.
Você deve estar se perguntando como o neuromarketing pode beneficiar as empresas.
Bom, sem dúvidas o neuromarketing é um importante aliado para empresas que querem se destacar no mercado, principalmente em um mercado competitivo como o que temos hoje em dia.
Independentemente do segmento, seja uma loja de roupas ou até mesmo uma empresa de usinagem de peças que é do segmento industrial, pode se beneficiar dessa estratégia de marketing de forma positiva em seus negócios.
Logo, conhecer o consumidor é o diferencial, o que contribui para sempre oferecer bons produtos e serviços que eles esperam das organizações.
Aqui estão alguns dos principais benefícios do neuromarketing para as empresas:
Essa é uma das principais vantagens de aplicar o neuromarketing no seu negócio!
É a partir dos métodos e técnicas desse tipo de marketing de neurociência que é possível identificar o que realmente interfere no processo de compra e na tomada de decisão do cliente.
É algo que pode ser bem trabalhado nas estratégias, visando engajar o público-alvo do seu negócio.
Você também pode usar o neuromarketing para desenvolver produtos mais focados nas necessidades do seu público-alvo.
Não basta inovar, produtos ou serviços precisam despertar o subconsciente dos consumidores e promover o bem-estar e sanar suas dores, assim como o que eles esperam.
Os mesmos efeitos proporcionados no produto também podem ser aplicados em campanhas publicitárias, ou seja, campanhas baseadas no conhecimento adquirido com o apoio da neurociência.
Há uma variedade de formatos e tipos de eventos que podem criar melhores apelos para sua persona de negócios, por isso investir no modelo mais adequado pode gerar muitas vendas.
Agora que você conhece os benefícios de adotar o neuromarketing, mostraremos alguns exemplos de técnicas dessa ciência aplicada ao marketing que podem ser aplicadas de forma estratégica nos negócios, independentemente do segmento.
Ou seja, tanto uma loja de produtos veganos como uma empresa fabricante de isolantes térmicos pode aplicar os conceitos do neuromarketing, atingir o público certo e obter resultados satisfatórios.
Confira as principais estratégias de como o neuromarketing é aplicado nas campanhas.
O ponto de partida da psicologia de cores é que os elementos visuais são os que mais influenciam e estimulam de forma significativa o comportamento do consumidor.
Portanto, é essencial que todas as empresas, desde uma loja de brinquedos até uma organização de fretamento de vans para empresas, precisem realizar uma avaliação das cores que devem utilizar em suas campanhas.
Tudo isso levando em conta o sentimento, as ações e reações que desejam despertar nos clientes.
Saiba o que significam algumas cores:
Existe também a opção de misturar essas cores, o que pode te dar uma combinação boa para ser transmitida para os seus clientes, como azul e branco para uma marca de produtos naturais.
Ao contrário do marketing implementado nas décadas anteriores, a publicidade do momento não pode apenas anunciar produtos.
Ou seja, é preciso ir além e proporcionar momentos únicos aos clientes quando eles entram em contato com as empresas, produtos e serviços. Em outras palavras, os consumidores de hoje esperam que os produtos agreguem valor às suas vidas.
Isso significa que informações extremamente objetivas não são mais persuasivas. É preciso contar uma história que gere reconhecimento do cliente, e é aí que entra o storytelling.
Uma estrutura que visa contar uma história por traz da empresa, dos produtos e serviços oferecidos por ela, e assim fazer o cliente sentir parte de uma história, de um legado oferecido.
Os gatilhos psicológicos são informações que podem criar um impulso para agir nos consumidores.
Os dois gatilhos mais usados são de escassez, como “compre agora” ou “valor por tempo limitado”, e os gatilhos de exclusividade, como “inscrever-se e receber e-books exclusivos”.
É uma estratégia que utiliza a neurociência para promover de forma assertiva os produtos e serviços da empresa de forma única e inesperada e pelos clientes.
Os consumidores de hoje não querem apenas comprar seu produto, eles também querem entender os valores da sua empresa.
Então, em vez de empurrar seu produto diretamente para clientes em potencial, comece oferecendo algo em troca, como algumas informações relevantes ou conteúdo relevante gratuito.
Você já ouviu a frase “água mole bate na rocha dura até quebrar”? Sim, a repetição é um dos métodos mais eficazes de persuasão, mas as empresas precisam usá-la com sabedoria.
Portanto, repita estrategicamente valores relacionados à compra ou outros conceitos dentro do mesmo anúncio ou conteúdo.
Essa repetição na mensagem, além de torná-la mais persuasiva, pode mudar a opinião de quem se recusa a comprar seu produto ou serviço.
Assim como as cores e gatilhos psicológicos, as imagens também são responsáveis por chamar a atenção do consumidor para o primeiro impacto.
Ou seja, em outras palavras, o texto ou conteúdo pode ser muito bom e persuasivo, no entanto se o design não estiver dentro do esperado e não estiver inserido de forma estratégica, não irá surtir o efeito desejado nos clientes.
Afinal, tudo que é visual dentro do marketing deve ser inserido de forma estratégica e intencional, dentro do que é estudo na neurociência.
Ou seja, bons designs produzidos de maneira harmoniosa e estratégica manterão seu público por tempo suficiente para mantê-los interessados na leitura do texto.
Então entenda as necessidades do seu público e construa materiais que busquem se conectar com essas pessoas desde o início.
As vendas também mostram utilidade real do marketing de conteúdo. Ou seja, em um mercado tão competitivo, proporcionar um conteúdo relevante e rico torna-se muito necessário e pode ser o ponto de diferencial.
Por isso, crie materiais que aproximem seu público-alvo da sua empresa, mesmo que as vendas não sejam a prioridade no momento.
O marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa a construir relacionamentos e autoridade no mercado, dois recursos essenciais para quem busca não apenas vender, mas também reter clientes e se tornar referência.
Por exemplo, uma empresa que vende produtos para motoqueiros pode construir e-books com temas como “como tirar habilitação para moto” ou criar um artigo com o tema “melhores equipamentos de proteção para pilotar moto com segurança” e assim por diante.
O foco do neuromarketing, na verdade, é promover o marketing de forma estratificada dentro da neurociência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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