Como otimizar sua loja online para gerar mais engajamento

Uma loja online é um tipo de negócio que tem atraído muitas pessoas que desejam obter uma renda extra e complementar os seus ganhos.

Além de favorecer os empreendedores, esse tipo de negócio favorece os consumidores, que já viram as vantagens de comprar pela internet.

É possível comprar os mais diversos produtos e serviços, por um valor acessível, e receber tudo no conforto de casa. Para os empreendedores, é a chance de ter o próprio negócio, sem precisar investir uma grande quantia para as despesas de um estabelecimento físico.

Só que ter uma loja online não significa apenas criar um site e esperar que as pessoas apareçam para comprar.

É necessário conquistar os consumidores para que eles se sintam atraídos e comprem com você.

Lembre-se de que existem inúmeras lojas online hoje em dia, ou seja, esse mercado está competitivo, por isso, é essencial investir em estratégias para gerar engajamento em sua loja virtual.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é uma loja online e dar algumas dicas de estratégias para gerar mais engajamento. Se você tem dúvidas sobre o assunto, leia o texto até o final.

O que é uma loja online?

A loja online é um ambiente pensado para realização de compras e vendas de produtos e serviços. É uma definição simples, mas a verdade é que existe muito mais por trás dessas plataformas.

Tecnicamente, uma loja virtual é um software para internet, direcionado exclusivamente aos navegadores, por isso, pode apresentar diferentes linguagens de programação.

Hoje em dia, podemos acessar uma loja virtual tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis.

Assim, uma empacotadora, por exemplo, pode optar por oferecer a sua loja virtual apenas para acesso mobile.

Neste caso, ela é conhecida como m-commerce, portanto, suas vendas são realizadas apenas por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Mas independentemente disso, a loja online é uma ferramenta para negociações de compra e venda, capaz de orientar o usuário a finalizar uma compra, por meio de informações como:

  • Preço;
  • Descrição;
  • Formas de pagamento;
  • Entrega.

Tudo isso vai impactar na experiência de compra, bem como são informações relevantes para fazer com que o usuário volte a fazer negócio.

Seu funcionamento é muito simples, a empresa disponibiliza os produtos e serviços e os clientes fazem a compra remotamente. Os pagamentos são realizados por meio de transações eletrônicas, e os clientes recebem seus produtos em casa.

A loja online é um modelo de negócio, mas ela também pode ser usada como uma fonte de renda extra.

Por exemplo, uma empresa de terceirização de serviços informatica pode usar essas plataformas como um canal oficial para contratação de seus serviços.

Mas uma pessoa também pode criar uma plataforma e-commerce para gerar uma renda complementar.

Entretanto, se você investir no engajamento dos visitantes, essa loja pode se transformar em sua fonte principal de renda.

Vamos falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico. Acompanhe a leitura para saber mais.

Veja como otimizar uma loja online

Antes de irmos às dicas, vamos falar um pouco sobre a importância do engajamento em uma loja virtual.

Gerar engajamento é fazer com que o público acompanhe as atualizações de sua plataforma.

As pessoas terão interesse nos produtos e serviços vendidos e acompanharão a sua marca em diferentes canais. Por exemplo, se você investe em marketing pelo Instagram, vai aumentar o engajamento e vender mais.

Essa rede social possui um algoritmo que analisa as preferências do usuário, sua interação com os perfis e o conteúdo das publicações, principalmente para definir o que será exibido.

Se a sua loja não está gerando engajamento, ela será cada vez menos exibida nas redes sociais e nos resultados de busca. Para reverter essa situação, uma fábrica de produtos de limpeza, por exemplo, pode investir nas seguintes estratégias:

Oferecer conteúdo de qualidade

Oferecer conteúdo de qualidade é importante, principalmente porque se o público gostar das suas publicações, vai interagir com elas.

Por mais que a sua plataforma tenha como objetivo vender, ela também deve investir em materiais relevantes que mantenham as pessoas informadas sobre tudo o que acontece em seu mercado.

Aborde pautas que sejam do interesse de seu público-alvo, e crie conteúdos de diferentes formatos, tais como:

  • Vídeos;
  • Textos;
  • Áudios;
  • Infográficos;
  • Imagens.

Esses materiais geram ótimos resultados e podem ser compartilhados nas redes sociais para aumentar ainda mais os seus resultados.

Pesquisar boas palavras-chave

Para produzir bons conteúdos, é essencial que você utilize as palavras-chave certas. Trata-se de termos que são utilizados pelos usuários para fazer buscas relacionadas aos seus produtos e serviços.

Para utilizar essas palavras, uma empresa de suporte de TI para pequenas empresas deve estar atenta ao volume de buscas, relevância dos termos e dificuldade de ranqueamento.

É importante conhecer bem o seu público-alvo para realizar essa tarefa com êxito. Saber como essas pessoas se comportam facilita na hora de criar uma comunicação poderosa.

Investir na arquitetura do site

Uma loja virtual com uma boa arquitetura ganha muitos pontos, porque oferece uma boa usabilidade. Tanto o Google quanto os visitantes terão mais facilidade para navegar nas páginas e para encontrar o site, algo fundamental para experiência.

Para isso, invista em um layout simples e intuitivo. É dessa forma que o visitante vai identificar como funciona a sua loja e terá mais facilidade para navegar, bem como para, possivelmente, fazer uma compra.

Não se esqueça de que é primordial oferecer um design responsivo, que permita o acesso mobile, tendo em vista que a maioria das pessoas utilizam seus dispositivos móveis para acessar a internet.

Integrar a loja com as redes sociais

Tanto uma assessoria contábil em São Paulo quanto qualquer outra empresa deve integrar o seu site às redes sociais, visto que essas plataformas possuem um grande poder de divulgação.

Se você fizer a mesma coisa com a sua loja online, vai atrair um número maior de visitas e melhorar a experiência dos consumidores. Compartilhe os seus links nas redes sociais e adicione botões de compartilhamento no site, para que mais pessoas possam conhecer a sua marca.

Investir em imagens de qualidade

A venda de qualquer produto ou serviço na internet depende da qualidade das imagens que os expõem. Por exemplo, uma empresa especializada em destruição de documentos investe em fotos nítidas e que não ficam desfocadas quando o usuário utilizar o zoom.

Outro ponto importante é salvar essas imagens com nomes que contenham as palavras-chave ideais para elas. Isso ajuda o Google a ranquear o conteúdo durante uma busca.

Compras com poucos cliques

No mundo virtual tudo é muito rápido, então, é importante poupar tanto o seu tempo quanto o tempo do cliente. Assim sendo, o ideal é que a jornada de compra seja concluída em poucos cliques.

No caso da página de checkout, vale a pena investir em preenchimento automático de endereço, assim que a pessoa inserir o CEP. Cada detalhe fará toda a diferença durante esse processo.

Fazer boas descrições

Um fabricante de elementos de fixação deve investir em boas descrições sobre os seus produtos. As descrições são o seu argumento de venda, pois se o consumidor não tiver acesso às informações sobre produto ou serviço, dificilmente ele vai comprar.

Portanto, além de inserir o preço, insira descrições claras e objetivas sobre as suas soluções, tais como tamanho, cor, modo de uso, material de confecção, dentre outras.

Trabalhar o cross-sell

Cross-sell é uma estratégia que consiste em oferecer produtos que complementam a intenção de compra do cliente.

Por exemplo, se a pessoa está interessada em comprar determinado smartphone, você pode oferecer uma capa protetora. Além de aumentar as vendas, essa estratégia melhora a experiência de compra e a satisfação do cliente.

Conhecer bem a persona

Todas as suas estratégias dentro da loja virtual precisam ser direcionadas, ou seja, elas devem ser feitas para o seu perfil de cliente ideal.

É necessário desenvolver a persona do seu negócio, pois ela representa esse perfil de cliente. Para saber quem é a sua persona, um fabricante de papel para sublimação, por exemplo, pode fazer uma análise de dados para traçar o perfil.

Com isso, terá acesso às diretrizes que serão seguidas, não apenas dentro da loja virtual como também para qualquer outra estratégia de marketing digital.

Conclusão

O sucesso da sua loja virtual não depende apenas dos produtos ou serviços que você vende, mas também da maneira como ela é estruturada. Como vimos, existem muitas maneiras de fazer isso. 

São estratégias simples que otimizam as páginas do seu site de vendas e atraem um número maior de pessoas. Mais do que atrair pessoas, essas estratégias também são capazes de melhorar o engajamento e trazer ainda mais retorno para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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