Alguma vez você já ouviu falar de auditoria de marca? Sabe para que ela serve e como pode auxiliar a sua empresa a fazer sua marca crescer no mercado?
A auditoria de marca, nada mais é que mostrar onde e como sua empresa se encontra em comparação com os seus concorrentes.
É a ação que define a análise para identificar se sua marca está forte no mercado, como ela é vista e seus valores. Se a empresa não tem projetos voltados a essas necessidades, investir na auditoria de marca é uma ótima opção.
Todos os empreendedores têm como objetivo, aos olhos do mercado, ter o nome de sua empresa forte e reconhecida, mas para que isso aconteça, é preciso tomar algumas atitudes que tragam no decorrer do tempo, resultados satisfatórios. Conquistando isso, você terá clientes fidelizados, aumento de vendas, redução de gastos desnecessários, identificação do porquê sua marca não está se fortalecendo e crescendo.
É importante destacar que há fases em que a auditoria pode ser aplicada, não necessariamente precisando ser recorrente. Algumas fases em que sua atuação é precisa, são em momentos em que as estratégias, sejam elas de marketing ou não, por mais que bem planejadas, não avançam, ou quando o objetivo é mudar o nome de sua marca.
Mas como fazer uma auditoria de marca?
Realizar uma auditoria de marca, não é tão fácil como parece. Há profissionais capacitados e disponíveis no mercado para realizá-la e procurá-los é o melhor caminho.
Essas pessoas farão um passo a passo de auditoria, que reunirá as necessidades que sua empresa tem para atingir o objetivo, como por exemplo, vender equipamentos de combate a incêndio.
Após isso, ocorre uma divisão de estruturas, sendo em duas partes:
Branding interno: É o processo que identifica todas as diversidades de sua marca, identificando as posições em que ela se encontra, como é vista e suas missões. Como é feito o seu marketing se está sendo eficaz e confrontar com sua posição no mercado.
Branding externo: esse processo de auditoria, buscará identificar como sua marca se encontra nas diretrizes externas. Ou seja, se é uma empresa de painel elétrico industrial, a imagem do seu slogan, suas cores, como está posicionada em relação aos seus concorrentes, suas parcerias, estratégias de publicidade, analisará suas mídias digitais, seu site, os meios de comunicação que seus clientes utilizam para usufruírem de seus produtos e serviços.
Principal objetivo da auditoria de marca
Por ser um processo amplo, que exige muito cuidado e atenção, é terceirizado o trabalho, sendo assim contratadas empresas que forneçam este tipo de serviço. Seu principal objetivo é fazer a identificação da identidade da empresa e identificação de suas limitações, não apenas visando os clientes externos, mas os seus colaboradores também.
Imagina-se que uma empresa que vende bomba centrífuga, queria investir na auditoria de sua marca, para fazer seus lucros crescerem e conquistar novos clientes, qual o processo necessário a ser seguido? Sem perder tempo, apenas investindo no que realmente trará agravação de valores, por isso é tão importante investir um valor para obter ganho posteriormente.
Os benefícios de aderir a essa opção de auditoria, pode trazer consigo grandes resultados que sejam benéficos para sua marca. É um investimento a longo prazo que certamente será vantajoso.