O que você precisa saber antes de comprar franquia

Comprar uma franquia pode ser um ótimo caminho para administrar seu próprio negócio. Tudo porque colherá os benefícios de uma marca já estabelecida, com um produto ou serviço popular e uma grande reputação. 

Também há acesso a suporte com publicidade e marketing e manuais de operação para otimizar a maneira como você administra seus negócios. Por outro lado, esse conceito oferece muito menos controle de como, onde e por quanto tempo será o ‘chefe’.

Antes de comprar uma franquia, é importante consultar pessoas com experiência neste tipo de negócio, além de um contador ou advogado. Todos eles abrirão uma espécie de porta de enrolar para este investimento.

Aprenda tudo o que puder sobre franquias

Você precisa aprender tudo sobre franquias e isso é altamente recomendável. Tenha acesso a pessoas que já passaram por este caminho, antes de dar o primeiro passo. Saiba, sobretudo, as seguintes soluções:

  • Educação de franquia pré-entrada;
  • Classe de sobrevivência de franquias e pequenas empresas;
  • Como o modelo de franquia pode afetar a maneira como você faz negócios.

Entenda o contrato de franquia

Em um contrato de franquia você concorda, por um determinado tempo, em seguir as diretrizes impostas. Abrange exatamente onde e como você a administrará – e vale a pena consultar um profissional para garantir que entenda seus direitos e responsabilidades sob cada cláusula, seja referente a marcas de fast food, de toldo policarbonato ou qualquer outro.

Uma vez que o contrato termina, o franqueador não tem obrigação de renová-lo, portanto, o negócio e qualquer boa vontade que você construiu podem voltar para o franqueador. É um detalhe que poucos compreendem

Leia atentamente a declaração de divulgação

Antes de entrar em um acordo de franquia, você deve receber alguns documentos, incluindo seu contrato, o código de conduta e a declaração de divulgação. Este documento deve listar todos os franqueados atuais no negócio.

Entre em contato com alguns deles para conhecer as experiências pelas quais já passaram, bem como os problemas enfrentados com o modelo de negócios. Faça isso com mais de um nome e até com franqueados anteriores, para ter uma visão mais equilibrada.

Identifique seus riscos financeiros

Administrar um negócio sempre trará riscos, especialmente em relação a fatores fora de seu controle, como a concorrência e a economia local, nacional e até global. Mas vale a pena observar pontos específicos que podem não se aplicar a outros tipos de negócios. Em particular:

  • Você precisará ter fundos extras para cobrir imprevistos durante a vigência do seu contrato de franquia. Por exemplo, seu franqueador pode alterar sistemas ou a aparência das lojas e, geralmente, você será responsável pelo custo dessas alterações;
  • A demanda do consumidor pode não ser a mesma em todas as regiões. Pode haver um bom desempenho, enquanto outros não obtêm o mesmo sucesso;
  • Até encontrará produtos mais baratos por meio de outro fornecedor, mas seu franqueador tem o direito de dispensar, por ter contratos de longo prazo com outros;
  • Antes de se comprometer a comprar uma franquia, saiba se conseguirá recuperar seus custos iniciais e obter lucro durante a vigência do seu contrato.

Tudo isso é tão imprescindível para você, quanto uma mangueira de incêndio para o corpo de bombeiros, por isso, esteja atento!

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE