Por que é importante a qualidade nos produtos vendidos em sua empresa

Existem diversos fatores responsáveis pelo sucesso de uma companhia, como a sua relação com seus clientes, o seu contato com fornecedores, a sua associação com o mercado vigente, além da qualidade dos seus produtos e serviços.

Um grande conjunto de variáveis que ao se relacionarem resultam nas mais diversas possibilidades para um empreendimento, movimentando as engrenagens do seu negócio e consolidando a sua empresa como algo a ser visto pelos clientes e pelos concorrentes.

E essa extensa associação de ativos é a mesma para os mais diversos tipos de negócio, do setor de transporte ao ramos alimentícios, já que ambos atuam com as expectativas de venda dos seus administradores, assim como os anseios dos seus consumidores.

Para exemplificar essa relação é possível pensar na realização de uma feira de tecnologia, que ocorre anualmente na mesma época. Por causa dessa periodicidade os seus realizadores já possuem uma ideia clara sobre o número de público esperado.

Valor dos ingressos, parcerias comerciais, cotas de patrocinadores, custos com o aluguel de tendas, despesas com veículos de comunicação, tudo a ser definido de acordo com a expectativa de pessoas que comparecerão a esse evento.

Do outro lado dessa relação, o público desta feira também possui altas expectativas com a organização desse evento, aguardado não só que o mesmo nível de qualidade seja mantido, como também superado, apresentando novidades à audiência presente.

E se existe uma antecipação por parte do público, é por causa do nível de qualidade que foi estabelecido por essa convenção de tecnologia nos anos anteriores, conquistando a atenção do público, de modo a querer novamente comparecer à nova edição da feira.

A mesma coisa acontece com produtos específicos, como nas propriedades físicas de um baloes latex para festa, com diferentes marcas trabalhando com valores diferentes, mas também com níveis de qualidade correspondente.

A famosa relação no mercado conhecida como custo-benefício, que trabalha com o valor de um produto ou serviço em associação com as vantagens comerciais disponíveis em si. E um dos principais quesitos para definir isso é justamente a qualidade desses itens.

A relação dos mercados e a qualidade dos produtos

Pode parecer uma relação muito distante, mas a verdade é que a qualidade de um produto ou serviço depende muito dos vínculos que um negócio apresenta ao mercado, com o seu resultado final sendo algo dependente de um conjunto de variáveis negociáveis.

É o mesmo tipo de associação que se refere a produção de um bolo, com a qualidade dos materiais utilizados, as habilidades culinárias da pessoa por trás do avental, o uso de um bom forno, junto aos fornecedores de gás e eletricidade, utilizados nessa confecção.

Passando disso para o mercado comercial, só é necessário aumentar a produção de bolos, como uma confeitaria a nível industrial, que atua com a confecção diária de centenas de sobremesas, contando com múltiplos funcionários e equipamentos especializados.

O mesmo tipo de sistema que permite com que uma crise política em um país prejudique os números de venda de uma companhia que age de forma internacional, destacando como o processo de globalização traz benefícios para um negócio, mas também desafios.

E esse vínculo não é apenas de uma empresa com seus parceiros externos, estando presente também nas relações que ocorrem em níveis internos, com as soluções apresentadas aos seus funcionários, facilitando a execução de suas tarefas.

Como a implementação de um sistema de biometria facial, retirando a necessidade desses colaboradores perderem tempo assinando a sua entrada e saída de uma fábrica, com um sistema automatizado agilizando esse serviço, através de um programa de vigilância.

E quanto mais otimizado for o tempo dos funcionários, melhor será a realização do seu trabalho, junto a outras características voltados ao reconhecimento das atividades exercidas por esses colaboradores.

Ou seja, um conjunto de relações internas e externas que irão interferir nos níveis de qualidade de um adesivo borracha a ser instalado em seu carro, no tapete nele instalado ou até mesmo em outras peças mais técnicas, voltadas ao funcionamento do seu motor.

Saindo do campo interno, um dos parceiros mais importantes para se garantir esse nível de qualidade são os fornecedores que associam a sua empresa, e como os seus índices de trabalho afetarão diretamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao público.

A importância de contar com bons fornecedores

É preciso voltar ao exemplo do bolo por causa da praticidade que ele traz para se entender melhor como funcionam as relações no mercado.

Para garantir que esse alimento alcance o ponto ideal, digno de ser a atração principal do seu café da manhã, ele precisa contar com bons materiais durante a sua confecção, passando pelo leite, farinha, ovos e até mesmo o chocolate, no caso deste ser o seu sabor.

Se qualquer um desses ingredientes contar com uma origem duvidosa, a qualidade do seu bolo estará em risco, seja ele feito em grandes quantidades no forno, ou cozido direto do micro-ondas, em uma caneca para brinde ao qual você foi presenteado.

A mesma coisa ocorre no mercado comercial, com a relação entre as empresas e seus fornecedores, através de uma relação conhecida como B2B, ou seja, o Business to Business, quando ocorre uma transação comercial entre empresas.

Dentro desse método de comercialização se destaca a associação entre os fornecedores de matérias-prima e as companhias que atuarão com a produção da mercadoria em si que será ofertada ao público nas vitrines de suas lojas.

Uma relação que impactará diretamente na qualidade dos produtos e serviços a serem oferecidos por uma companhia, com base nos materiais utilizados na produção desses artigos de valor comercial.

As vantagens de ter um produto de qualidade

E se referindo a quesitos de valor, essa dependência de diferentes mercados é definida muito pela relação de custo-benefício apresentada para ambos os lados presentes dentro de uma negociação empresarial.

Sendo necessário então o auxílio de uma consultoria contábil, capaz de identificar as melhores opções disponíveis de fornecedores disponíveis, para que uma empresa conquiste diferentes vantagens comerciais, como:

  • Qualidade em si dos produtos;
  • Valor das suas vendas;
  • Diferencial da marca;
  • Possibilidades comerciais variadas.

Muito já foi falado sobre a qualidade dos produtos, e como isso se relaciona com o tipo de fornecedores com os quais você trabalha. Por outro lado, existem também os benefícios conquistados por causa dessa qualidade, impactando no seu número de vendas.

Afinal, quanto melhores forem as propriedades presentes em suas mercadorias, maior pode ser a resposta positiva do público, sentindo-se influenciado a consumir em maiores quantidade, ou até mesmo optar por uma marca específica, em relação aos concorrentes.

O que está muito ligado aos diferenciais apresentados por uma empresa acerca dos seus produtos. Vale destacar aqui também a ação dos mercados de serviços, como uma entidade comercial que oferece linhas de crédito para novas empresas.

A qualidade no atendimento que esse banco proporciona aos seus clientes, dos mais diferentes níveis financeiros, encontrando valor nesses públicos variados, ao oferecer um serviço de qualidade para todos, e assim ser recompensado.

E quando se pensa em outras possibilidades trazidas por um produto de qualidade, pode-se destacar os serviços de pré-venda, com uma marca antecipando aos seus clientes a possibilidade de pagar por um novo modelo de celular que será lançado em breve.

Dando a eles a possibilidade de receber tais aparelhos dias antes do lançamento em alguns casos. E essa antecipação do público só ocorrerá diante da presença de linhas anteriores deste produto com grande qualidades.

Parecido com o lançamento de uma sequência de um filme de sucesso, que atrairá um grande número de espectadores ao cinema por causa da qualidade dos capítulos anteriores, pensando em uma grande franquia de cinema.

E todas essas situações ocorrem somente por causa da forma com o que seu público reage aos seus produtos e serviços, considerando a relação de custo-benefícios na qual eles também são apresentados, assim como as empresas em relação aos fornecedores.

Como a qualidade impacta na percepção do público

Diversos são os tópicos observados por um consumidor durante a sua decisão de compra, sendo de grande importância a experiência presenciada por esse cliente ao escolher por uma marca em específico, e a qualidade do produto é de grande importância nesse sentido.

Como no caso de um administrador de uma fábrica, que procura por serviços de manutenção de geradores de energia necessários ao seu empreendimento. Por mais que tal empresa cobre um valor maior, ela é escolhida por causa da qualidade dos serviços.

Algo capaz de interferir diretamente na resolução de compra de um cliente, consequentemente aumenta os números de receita dessa companhia escolhida, com base na qualidade dos seus produtos, trazendo assim um maior diferencial ao seu negócio.

Tudo para que o seu empreendimento alcance os melhores resultados possíveis, assim como o público procura pelos melhores serviços disponíveis no mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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