Qual a importância de obter uma boa gestão de entregas em um e-commerce

Atualmente, o mercado físico deu lugar às lojas virtuais, os shoppings viraram sites, as vitrines viraram marketplaces, o pagamento mudou para PIX e as entregas viraram express.

De fato, podemos ver que os e-commerces chegaram com tudo e vieram pra ficar.

Alcançando a preferência de muitos consumidores, a maioria, no geral, passou a fazer suas compras via internet, quer seja por apps ou desktops, o importante é que isso tem sido feito a um clique dos seus olhos. 

Entretanto, já sabemos que as pessoas escolhem os produtos facilmente e compram com uma rapidez ainda maior. Porém, e a entrega? A logística de fato, é uma questão de muita relevância para o e-commerce, pois lida diretamente com a expectativa do consumidor.

Então, embora não exista uma loja física, ainda é necessário armazenar de maneira correta e transportar as mercadorias, principalmente para que o seu cliente receba o que comprou com facilidade e sem burocracias.

Como funciona a logística de um e-commerce?

Para ter uma loja virtual, é preciso pensar em seu funcionamento do início ao fim, realizando um planejamento que atenda às suas metas e objetivos, mas que também supere as expectativas do consumidor e atenda de fato todas as demandas. 

A logística é de fato a etapa que mais necessita de atenção, pois se trata de um conjunto de atividades que integram grande parte burocrática do negócio, que são:

  • Recebimento e conferência dos produtos: checar cada matéria;
  • Estocagem: cada produto necessita de um armazenamento específico;
  • Movimentação dos produtos para a preparação do pedido: separação correta;
  • Atuação das transportadoras: escolher uma empresa de qualidade;
  • Rastreamento dos pedidos: oferecer segurança ao vendedor e ao comprador;
  • Sistema de rastreamento de entregas: garantir a entrega e a satisfação do cliente.

Além disso, a logística precisa se atentar a cada detalhe de planejamento e controle, ou seja, indo desde a divulgação das vendas dos produtos até a chegada do item na casa dos compradores.

Por que uma empresa deve investir em logística?

Um e-commerce precisa investir em logística para garantir o crescimento de sua loja, e o sucesso das suas vendas. Afinal, as pessoas compram não apenas pelo produto, mas pela experiência, pelo atendimento e por como aquele item resolverá uma “dor” que ela tem. 

Desse modo, a fidelização de um cliente garante que ele volte e ainda divulgue sua marca e, isso ajuda de fato, a ter uma diminuição em gastos de divulgação, bem como no crescimento do negócio. 

Inclusive, para o usuário, o valor do frete e o prazo de entrega são fatores determinantes no momento de escolha de uma compra, isso faz com que ele decida entre uma loja e outra, independentemente de qual seja o produto/serviço que será adquirido.

Sendo assim, a logística bem planejada e estruturada se torna um diferencial valioso para qualquer empresa, fazendo com que ela fique à frente de seus concorrentes. 

Já que o empreendedor não possui os custos de uma loja física, ele deve fazer um investimento para ter estocagem para atender a demanda dos clientes que acessam seu e-commerce, bem como realizar a entrega dentro do prazo, e até procurar alternativas para reduzir esse tempo.

Além disso, oferecer um valor mais baixo de frete, um desconto ou até mesmo o frete gratuito, pode ser uma estratégia que atrai, converte e mantém ainda mais clientes.

Inclusive, o preço do frete ainda é um fator que representa desvantagem dos e-commerces em relação ao comércio tradicional. Fazer uma compra na qual o valor do frete é muito caro, não é nada vantajoso.

Dessa forma, só vale a pena realmente em casos que o produto não exista na região em que o comprador mora. Caso contrário, é preciso solicitar linhas de crédito para empresas para conseguir uma verba que custeie tantos impostos sob a entrega de um produto. 

Como construir uma logística de valor

Para garantir um bom controle de entregas, fidelizar clientes e garantir mais espaço no mercado, pode-se seguir alguns sistemas básicos de padronização, que garantem a excelência do serviço e uma baixa margem de erro. 

Como já citamos, para garantir a excelência no controle de entregas, é preciso ter um bom planejamento e gerenciamento de estoque. Para não correr o risco do cliente fazer a compra e não receber. Por isso, conheça algumas estratégias:

Faça um inventário dos produtos

Para que não tenha demais nem de menos, é preciso garantir equilíbrio na quantidade dos materiais. Além disso, se você vende várias opções, pense em ter o estoque de cada uma, e sempre se atenta ao prazo dos produtos, para que não aconteçam perdas também. 

Inclusive, tenha um serviço de contabilidade para empresas que possa ajudar a cuidar do investimento e realizar este inventário da maneira mais correta possível. Desse modo, mantendo um registro de fluxos e outros dados de produtos. 

Tenha fornecedores de confiança

É muito importante manter um relacionamento de qualidade com os fornecedores, afinal, isso evita perdas de vendas e má credibilidade perante aos seus consumidores.

Por exemplo, um empreendedor que tem um e-commerce de comida japonesa e estiver em falta com a embalagem para sushi, mesmo que ele tenha os insumos, ainda assim ficará em déficit com seus consumidores, pois não terá como atendê-los. 

Utilize indicadores de dados

Para realizar uma boa logística e também auxiliar nas vendas, utilize indicadores de dados que podem mensurar o registro das entregas, quais períodos do dia existem solicitações dos clientes, entre outros fatores.

Sendo assim, é possível enviar todos os produtos em um único dia, em caso de entregas por correio ou logísticas terceirizadas. Entretanto, caso a empresa possua entregadores, é mais acessível realizar uma modificação nos quadros destes colaboradores.  

O controle de dados pode ser feito por um software, app ou até mesmo pelo sistema de nota fiscal eletrônica que foram emitidas com base nestas informações.

Assim, a empresa entende qual a sazonalidade das vendas e consegue fazer um melhor planejamento de estoque, entregas, comunicação, marketing, promoções e todos os fatores que envolvem seu impulsionamento. 

Escolha qual será o transporte utilizado

Após o planejamento destas entregas, é hora de decidir qual o transporte que melhor atende a suas necessidades, se a cidade é pequena, se é grande, se os entregadores gastarão muito tempo no trânsito. 

Além disso, pense se seu produto vence rápido ou não, se é mais fácil enviar por correio. Deve-se analisar todas as circunstâncias e realizar um planejamento de crise para que possa prever qualquer incidente. 

Uma empresa que transporta display expositor, por exemplo, é preciso que tenha atenção ao tamanho, aos cuidados com o material, a data de entrega para que chegue em tempo hábil para o evento ou ação. 

Faça um roteiro das entregas

Agora é hora de fazer um roteiro e monitoramento das entregas. Pode-se realizar esta etapa em apps de cálculos de rotas que indicam quais são os caminhos mais rápidos para o envio da sua venda. 

É interessante, acompanhar entregas em tempo real, no caso de entregadores. E, em caso de logísticas terceirizadas, fazer um teste a fim de identificar se estes colaboradores realmente atendem às suas expectativas e demandas. 

Caso sua empresa seja pequena, é mais fácil controlar o trabalho e a dedicação que serão depositados sob ela. Mas, se tiver mais funcionários, é sempre fundamental realizar um treinamento da equipe para alinhar os propósitos e interesses.

Obtenha feedback dos clientes

Além disso, pesquise e questione seus clientes e tenha o feedback deles para saber onde é possível fazer melhorias e reajustes. 

Por exemplo, uma empresa de chips para cartuchos de toner que seja fornecedora de grandes instituições, deve garantir que estão atendendo devidamente a expectativa de seus clientes, uma vez que eles são responsáveis pela maior parte da sua fonte de renda. 

É possível terceirizar a logística?

À medida que o comércio for tomando proporções, terceirizar as operações logísticas pode ser uma alternativa altamente vantajosa e capaz de minimizar erros e desperdícios, reduzindo custos e garantindo o cumprimento dos prazos de maneira prevista. 

Geralmente, serviços especializados já possuem um sistema operacional próprio e conseguem gerenciar as compras diretamente da loja. A empresa terceirizada ficará responsável por:

  • Recebimento;
  • Estocagem;
  • Controle das mercadorias;
  • Empacotamento;
  • Envio das encomendas. 

Uma especialista em logística, pode auxiliar principalmente na eficiência da logística reversa, que, muitas vezes, precisa ser feita por conta de defeitos em alguns produtos e que são de alta demanda e uso de alguma instituição.

Por exemplo, a etiqueta para impressora térmica é um produto de alta demanda em supermercados e hospitais, e caso seja feita a aquisição e o produto chegue avariado, ele precisa ser trocado imediatamente. 

A empresa terceirizada pode oferecer diversos tipos de entrega como expressa e econômica. Ou seja, isso pode resultar em negociação de valores que refletirão diretamente no frete e principalmente na satisfação do cliente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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