Atualmente, o mercado físico deu lugar às lojas virtuais, os shoppings viraram sites, as vitrines viraram marketplaces, o pagamento mudou para PIX e as entregas viraram express.
De fato, podemos ver que os e-commerces chegaram com tudo e vieram pra ficar.
Alcançando a preferência de muitos consumidores, a maioria, no geral, passou a fazer suas compras via internet, quer seja por apps ou desktops, o importante é que isso tem sido feito a um clique dos seus olhos.
Entretanto, já sabemos que as pessoas escolhem os produtos facilmente e compram com uma rapidez ainda maior. Porém, e a entrega? A logística de fato, é uma questão de muita relevância para o e-commerce, pois lida diretamente com a expectativa do consumidor.
Então, embora não exista uma loja física, ainda é necessário armazenar de maneira correta e transportar as mercadorias, principalmente para que o seu cliente receba o que comprou com facilidade e sem burocracias.
Como funciona a logística de um e-commerce?
Para ter uma loja virtual, é preciso pensar em seu funcionamento do início ao fim, realizando um planejamento que atenda às suas metas e objetivos, mas que também supere as expectativas do consumidor e atenda de fato todas as demandas.
A logística é de fato a etapa que mais necessita de atenção, pois se trata de um conjunto de atividades que integram grande parte burocrática do negócio, que são:
- Recebimento e conferência dos produtos: checar cada matéria;
- Estocagem: cada produto necessita de um armazenamento específico;
- Movimentação dos produtos para a preparação do pedido: separação correta;
- Atuação das transportadoras: escolher uma empresa de qualidade;
- Rastreamento dos pedidos: oferecer segurança ao vendedor e ao comprador;
- Sistema de rastreamento de entregas: garantir a entrega e a satisfação do cliente.
Além disso, a logística precisa se atentar a cada detalhe de planejamento e controle, ou seja, indo desde a divulgação das vendas dos produtos até a chegada do item na casa dos compradores.
Por que uma empresa deve investir em logística?
Um e-commerce precisa investir em logística para garantir o crescimento de sua loja, e o sucesso das suas vendas. Afinal, as pessoas compram não apenas pelo produto, mas pela experiência, pelo atendimento e por como aquele item resolverá uma “dor” que ela tem.
Desse modo, a fidelização de um cliente garante que ele volte e ainda divulgue sua marca e, isso ajuda de fato, a ter uma diminuição em gastos de divulgação, bem como no crescimento do negócio.
Inclusive, para o usuário, o valor do frete e o prazo de entrega são fatores determinantes no momento de escolha de uma compra, isso faz com que ele decida entre uma loja e outra, independentemente de qual seja o produto/serviço que será adquirido.
Sendo assim, a logística bem planejada e estruturada se torna um diferencial valioso para qualquer empresa, fazendo com que ela fique à frente de seus concorrentes.
Já que o empreendedor não possui os custos de uma loja física, ele deve fazer um investimento para ter estocagem para atender a demanda dos clientes que acessam seu e-commerce, bem como realizar a entrega dentro do prazo, e até procurar alternativas para reduzir esse tempo.
Além disso, oferecer um valor mais baixo de frete, um desconto ou até mesmo o frete gratuito, pode ser uma estratégia que atrai, converte e mantém ainda mais clientes.
Inclusive, o preço do frete ainda é um fator que representa desvantagem dos e-commerces em relação ao comércio tradicional. Fazer uma compra na qual o valor do frete é muito caro, não é nada vantajoso.
Dessa forma, só vale a pena realmente em casos que o produto não exista na região em que o comprador mora. Caso contrário, é preciso solicitar linhas de crédito para empresas para conseguir uma verba que custeie tantos impostos sob a entrega de um produto.
Como construir uma logística de valor
Para garantir um bom controle de entregas, fidelizar clientes e garantir mais espaço no mercado, pode-se seguir alguns sistemas básicos de padronização, que garantem a excelência do serviço e uma baixa margem de erro.
Como já citamos, para garantir a excelência no controle de entregas, é preciso ter um bom planejamento e gerenciamento de estoque. Para não correr o risco do cliente fazer a compra e não receber. Por isso, conheça algumas estratégias:
Faça um inventário dos produtos
Para que não tenha demais nem de menos, é preciso garantir equilíbrio na quantidade dos materiais. Além disso, se você vende várias opções, pense em ter o estoque de cada uma, e sempre se atenta ao prazo dos produtos, para que não aconteçam perdas também.
Inclusive, tenha um serviço de contabilidade para empresas que possa ajudar a cuidar do investimento e realizar este inventário da maneira mais correta possível. Desse modo, mantendo um registro de fluxos e outros dados de produtos.
Tenha fornecedores de confiança
É muito importante manter um relacionamento de qualidade com os fornecedores, afinal, isso evita perdas de vendas e má credibilidade perante aos seus consumidores.
Por exemplo, um empreendedor que tem um e-commerce de comida japonesa e estiver em falta com a embalagem para sushi, mesmo que ele tenha os insumos, ainda assim ficará em déficit com seus consumidores, pois não terá como atendê-los.
Utilize indicadores de dados
Para realizar uma boa logística e também auxiliar nas vendas, utilize indicadores de dados que podem mensurar o registro das entregas, quais períodos do dia existem solicitações dos clientes, entre outros fatores.
Sendo assim, é possível enviar todos os produtos em um único dia, em caso de entregas por correio ou logísticas terceirizadas. Entretanto, caso a empresa possua entregadores, é mais acessível realizar uma modificação nos quadros destes colaboradores.
O controle de dados pode ser feito por um software, app ou até mesmo pelo sistema de nota fiscal eletrônica que foram emitidas com base nestas informações.
Assim, a empresa entende qual a sazonalidade das vendas e consegue fazer um melhor planejamento de estoque, entregas, comunicação, marketing, promoções e todos os fatores que envolvem seu impulsionamento.
Escolha qual será o transporte utilizado
Após o planejamento destas entregas, é hora de decidir qual o transporte que melhor atende a suas necessidades, se a cidade é pequena, se é grande, se os entregadores gastarão muito tempo no trânsito.
Além disso, pense se seu produto vence rápido ou não, se é mais fácil enviar por correio. Deve-se analisar todas as circunstâncias e realizar um planejamento de crise para que possa prever qualquer incidente.
Uma empresa que transporta display expositor, por exemplo, é preciso que tenha atenção ao tamanho, aos cuidados com o material, a data de entrega para que chegue em tempo hábil para o evento ou ação.
Faça um roteiro das entregas
Agora é hora de fazer um roteiro e monitoramento das entregas. Pode-se realizar esta etapa em apps de cálculos de rotas que indicam quais são os caminhos mais rápidos para o envio da sua venda.
É interessante, acompanhar entregas em tempo real, no caso de entregadores. E, em caso de logísticas terceirizadas, fazer um teste a fim de identificar se estes colaboradores realmente atendem às suas expectativas e demandas.
Caso sua empresa seja pequena, é mais fácil controlar o trabalho e a dedicação que serão depositados sob ela. Mas, se tiver mais funcionários, é sempre fundamental realizar um treinamento da equipe para alinhar os propósitos e interesses.
Obtenha feedback dos clientes
Além disso, pesquise e questione seus clientes e tenha o feedback deles para saber onde é possível fazer melhorias e reajustes.
Por exemplo, uma empresa de chips para cartuchos de toner que seja fornecedora de grandes instituições, deve garantir que estão atendendo devidamente a expectativa de seus clientes, uma vez que eles são responsáveis pela maior parte da sua fonte de renda.
É possível terceirizar a logística?
À medida que o comércio for tomando proporções, terceirizar as operações logísticas pode ser uma alternativa altamente vantajosa e capaz de minimizar erros e desperdícios, reduzindo custos e garantindo o cumprimento dos prazos de maneira prevista.
Geralmente, serviços especializados já possuem um sistema operacional próprio e conseguem gerenciar as compras diretamente da loja. A empresa terceirizada ficará responsável por:
- Recebimento;
- Estocagem;
- Controle das mercadorias;
- Empacotamento;
- Envio das encomendas.
Uma especialista em logística, pode auxiliar principalmente na eficiência da logística reversa, que, muitas vezes, precisa ser feita por conta de defeitos em alguns produtos e que são de alta demanda e uso de alguma instituição.
Por exemplo, a etiqueta para impressora térmica é um produto de alta demanda em supermercados e hospitais, e caso seja feita a aquisição e o produto chegue avariado, ele precisa ser trocado imediatamente.
A empresa terceirizada pode oferecer diversos tipos de entrega como expressa e econômica. Ou seja, isso pode resultar em negociação de valores que refletirão diretamente no frete e principalmente na satisfação do cliente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.