Empreendedorismo

Qual a relação do Marketing com o empreendedorismo?

O empreendedorismo é uma marca do Brasil, que conta com milhões de novos empreendedores a cada ano, que iniciam negócios dos mais variados segmentos e tipos, que vão desde a abertura de um negócio B2C, como uma loja de roupas a uma organização B2B, como uma empresa de calibração, por exemplo.

Embora seja o objetivo de muitos, abrir um negócio não é tarefa fácil, requer dedicação e conhecimentos em diferentes áreas, como o marketing, que está diretamente relacionado ao empreendedorismo.

Como o marketing e o empreendedorismo se associam?

Seja o foco do empreendedor abrir uma empresa física, como uma pequena fábrica de displays em acrílico ou uma loja virtual de cosméticos, por exemplo, o objetivo é sempre vender.

Vender produtos e serviços é a essência do marketing, por essa razão o empreendedorismo e o marketing estão intrinsecamente relacionados, pois como o objetivo é vender, é fundamental investir em estratégias de promoção da marca e produtos.

É claro que o marketing não apenas se associam a realizar ações de divulgação de produtos e serviços, ele conta com outros objetivos mercadológicos, como:

  • Construir a marca;
  • Estreitar o relacionamento com consumidores;
  • Aumentar a fidelização;
  • Educar a persona (cliente ideal).

Portanto, é fácil afirmar que o marketing é o que faz o negócio verdadeiramente acontecer, pois não importa o nicho, as estratégias potencializam as vendas e promovem o reconhecimento, que também gera lucratividade, uma vez que atrai mais clientes.

No entanto, para gerar resultados, o empreendedor precisa entender quais são essas ações para aplicar no negócio. É o que vai saber a seguir, em que selecionamos as principais práticas e estratégias  de marketing para empreendedores. Continue a leitura.

5 principais práticas e estratégias de marketing  para empreendedores

Inbound Marketing: o marketing de conteúdo é uma das práticas de marketing digital essenciais, o método se baseia na construção de conteúdos de valor para site, redes sociais e blogs, que correspondem aos interesses do público-alvo seja sobre um determinado serviço, produto ou sobre um assunto. O ponto crucial é estabelecer conexão com informações úteis.

Marketing promocional: o marketing promocional é aquele que serve para direcionar e divulgar um serviço ou produto, como um filtro prensa, por exemplo, em que são destacados os seus benefícios e diferenciais.

Landing pages: essa é uma estratégia para gerar conversões, ou seja, vendas, ou captação de contatos. A landing page é uma página online que conta com conteúdo atrativo e leva o consumidor a realizar uma ação, como comprar ou deixar o seu e-mail para receber contato ou mais informações.

SEO: é um conjunto de estratégias como a adoção de palavras-chave no texto que possibilite aumentar as chances do conteúdo aparecer nas primeiras páginas do Google e assim, aumentar o tráfego para o site ou blog, gerando mais visibilidade à empresa.

Anúncios: para estimular as vendas, os anúncios pagos são estratégias assertivas, que elevam as possibilidades de venda, já que os anúncios, que são praticamente publicidade, aparecem para o público de interesse da empresa.

Essas são algumas estratégias e práticas de marketing que o empreendedor precisa entender para obter resultados. Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

Recent Posts

A Importância da Personalização e Segurança em Eventos

Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…

14 horas ago

Por Que os Uniformes NR10 São Essenciais no Setor Elétrico?

A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…

14 horas ago

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

2 dias ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

2 dias ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

2 dias ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

2 dias ago