A queima de estoque é uma ação muito realizada quando há o acúmulo de produtos no estoque. Geralmente, são feitas promoções para os consumidores, que podem comprar um item por um menor preço, além de ser uma vantagem para o vendedor, pois liberará espaço para novos produtos.
Um grande desafio dos lojistas é o acúmulo de produtos nas prateleiras, principalmente, em épocas de crises econômicas ou após datas importantes, como Black Friday e Natal — períodos em que alguns itens acabam sobrando.
Nesse momento, uma estratégia muito usada é a queima de estoque, na qual o vendedor realiza promoções e anúncios com o objetivo de limpar os produtos que não foram vendidos, estimulando o giro de mercadoria.
O interessante é que ele pode aprender como vender no instagram para lhe ajudar com as campanhas de queima de estoque em todas as suas redes sociais.
Acompanhe este conteúdo e descubra como fazer um anúncio de queima de estoque para seu negócio!
A queima de estoque visa eliminar os produtos de uma loja que ficaram sem vender há muito tempo. Normalmente, são vendidos os itens que estão fora da estação, como roupas, ou mercadorias próximas da validade, que é o caso de produtos perecíveis.
Para isso, é criado um anúncio de promoção, diminuindo o valor dos produtos, além de ações que divulguem esses novos preços.Os consumidores sentem uma sensação de urgência para ir até à loja e adquirir o item, geralmente, para tentar economizar e garantir um custo-benefício.
Algumas dicas para anunciar as mercadorias incluem:
Sabendo que essa ação tem o objetivo de vender os produtos que estão sobrando no estoque, é importante entender os benefícios de anunciar seus itens com preços menores.
No início, os vendedores podem pensar que a queima de estoque promoverá menos lucro para o negócio, no entanto, ela proporciona várias vantagens. Conheça algumas delas.
Dependendo do seu tipo de empresa, os produtos podem ser perecíveis, como os alimentos. Nesse caso, o tempo é seu inimigo. Quando esses itens estragam e perdem a validade, geram diversos prejuízos para o empreendimento. Sendo assim, a queima de estoque ajuda a evitar com que isso aconteça.
Você também pode fazer sorteios para engajar mais em suas redes sociais com esses produtos que quer vender logo. Você pode fazer uma campanha com um sorteador de nomes ou até mesmo um sorteador de números.
Com a venda de mercadorias a um menor preço, o vendedor libera mais espaço no estoque. Normalmente, produtos acumulados significam mais custos de armazenagem e manutenção. Por isso, mesmo que a venda desses itens seja a um preço menor, essa ação ajuda a movimentar o capital que estava parado, resultando em ganhos para a empresa.
Como comentamos, o giro de produtos permite que o lojista venda os itens que estão acumulados nas prateleiras, depósito ou armazém. Dessa forma, é possível cobrir o valor que foi investido.
Segundo uma pesquisa sobre o comportamento de compra do consumidor, 74% dos entrevistados têm como principal critério na hora da compra o preço do produto. Diante disso, os lojistas que têm mercadorias acumuladas no estoque podem fazer uma queima de estoque para atrair clientes e vender mais.
Um bom momento para adquirir um produto é quando ele está na promoção, não é mesmo? Isso também evita que a pessoa opte por lojas concorrentes, já que o seu negócio oferece um menor preço.
Outra vantagem da queima de estoque é a renovação dos itens. Os lojistas que trabalham com roupas, por exemplo, garantem diversos benefícios com essa ação. Ela ajuda a vender as peças que estão fora de moda, liberando espaço para as novas temporadas.
Além disso, os clientes gostam de novidades. Portanto, ao liquidar os itens acumulados, é possível suprir as novas necessidades dos consumidores e apostar nas tendências do mercado. Em supermercados, por exemplo, os clientes garantem alimentos mais frescos e de qualidade.
O primeiro passo para decidir se seu negócio precisa oferecer descontos é ter um controle de estoque. Os produtos suprem as demandas dos consumidores? Os itens estão organizados? Existem mercadorias acumuladas? Como está o fluxo de caixa?
A partir disso é possível notar se sua empresa tem muitas mercadorias acumuladas, a sua quantidade, quais são os tipos de produtos parados e quais realmente precisam ser vendidos.
Outro cenário para realizar uma queima de estoque são os períodos de datas comemorativas, como a Black Friday, Páscoa, Dia dos Namorados, Natal etc. Isso porque os consumidores já estão inclinados a fazer compras. Assim, ao identificar o momento certo é possível desenvolver melhores estratégias para obter sucesso nas suas vendas.
Por último, é interessante ter em mente que não existe uma data exata para fazer a queima de estoque. Ela pode ser aplicada de acordo com seu estoque, produtos, tipo de negócio e objetivos.
Entendeu que seu empreendimento precisa fazer uma queima de estoque, mas não sabe como aplicar essa ação? Veja as dicas a seguir.
O planejamento é fundamental para criar as promoções e os descontos certos aos consumidores. Se você não estruturar um plano de ação corretamente, está sujeito a diversos riscos, como prejuízos e erros de cálculos, afetando o faturamento da loja.
Defina os itens que deseja colocar em liquidação. Priorize aqueles que estão próximos da data de validade, saindo de moda ou em excesso no estoque. Lembre-se de evitar colocar produtos novos e recentes em oferta.
Indicamos que faça um planejamento em uma planilha de precificação de produtos, pois te ajudará a não se perder nos cálculos evitando prejuízos futuros.
No planejamento, avalie também quais serão as porcentagens de descontos dados a cada mercadoria. Para isso, observe o custo do produto e os gastos do seu empreendimento, como logística, operações e impostos, por exemplo. Assim, é possível oferecer promoções sem afetar a saúde financeira da sua empresa.
Um ponto importante para criar uma promoção de queima de estoque é definir uma data de duração. Além dessa ação influenciar a tomada de decisão dos clientes, pois, dá uma sensação de ser uma oportunidade única, permitindo que os itens sejam eliminados do estoque mais rapidamente.
Estabeleça também todas as condições dos descontos de forma clara, a fim de evitar dúvidas, mal-entendidos e problemas nas vendas.
Outra dica para realizar uma queima de estoque é aproveitar as datas comemorativas. Esses períodos geram grandes oportunidades de vendas para os lojistas. Aproveite também os momentos em que os consumidores costumam ter mais dinheiro, como começo de mês e pagamento de 13º salário.
Um exemplo disso é a Black Friday, um dos maiores momentos para queimar estoque e faturar com os descontos. De acordo com um estudo, 71% dos brasileiros pretendem fazer compras nesse período. O evento acontece na última sexta-feira de novembro e é uma ocasião muito esperada pelos consumidores.
Se você já implementou alguma campanha na sua empresa, analise os dados obtidos para criar novas ações. Observe também as informações que seu negócio já coletou sobre os consumidores, de modo a desenvolver estratégias que chamem mais a atenção e leve-o para a compra dos produtos ofertados.
Após implementar os descontos de queima de estoque, não esqueça de mensurar os resultados obtidos com as vendas. Dessa forma, você garante melhores resultados e um desempenho mais satisfatório futuras estratégias.
Tenha sempre uma boa planilha de controle de vendas, que lhe ajudará a mensurar suas vendas.
Depois de entender como fazer uma promoção de queima de estoque, coloque os seus anúncios em prática. Afinal, nada adianta fazer várias ofertas sem chamar a atenção dos seus consumidores. Para isso, confira algumas dicas.
O gatilho mental é uma técnica que visa tornar um anúncio ainda mais chamativo e interessante para os visitantes. Eles despertam algum sentimento nas pessoas, que ajudam a convencê-las de fazer uma compra ou fechar um negócio.
Existem os gatilhos de escassez, novidade, prova social, reciprocidade e entre outros.
Entender quem é seu público também é fundamental para criar uma boa campanha de divulgação de queima de estoque. Analisando os seguintes aspectos para definir quem é seu público:
Dessa forma, é possível entender com quem sua marca está falando e elaborar ações que atendam os interesses desses indivíduos.
Se você tem uma loja virtual, é importante desenvolver uma identidade visual para seu site com a ajuda de uma boa paleta de cores. Isso chama atenção dos consumidores, além de informar mais qual é a promoção, suas condições e onde o usuário deve clicar para conferir os itens.
É importante incluir na sua plataforma de e-commerce anúncios com um título chamativo, imagens em alta qualidade, descrições completas dos produtos, além de oferecer diferentes meios de pagamentos.
Agora que você aprendeu como criar um anúncio de queima de estoque, invista em sua divulgação nas redes sociais e use os seus canais de venda ao seu favor. Assim, é possível atingir mais consumidores, aumentar a visibilidade do seu negócio e se destacar dos concorrentes. Não se esqueça também de criar um bom planejamento e aproveitar as datas comemorativas, como a Black Friday e final de ano.
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