ROI de SEO: saiba o que é e como medir

De fato, dominar o mecanismo ROI de SEO não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, afinal, o ROI é representado pela razão entre o lucro e o valor investido, e o foco nesse indicador mostra os resultados das ações e ajusta os investimentos futuros. 

Ao contrário da pesquisa paga, você pode facilmente atribuir cliques em anúncios a palavras-chave e avaliar as conversões em relação ao seu investimento inicial para ver se vale a pena.

Outros canais de marketing geralmente têm métricas mais fáceis de definir o sucesso, seja da sua empresa de instalação de energia solar em residência ou de qualquer outro ramo.

Por exemplo, taxas de abertura de e-mail, total de assinantes de podcast ou engajamento social em postagens.

Mas, quando se trata de SEO, pode haver vários desafios e critérios tão minuciosos que até mesmo os grandes profissionais de SEO ainda não sabem exatamente tudo sobre esse indicador tão indomável.

Entretanto, é claro que já existem diversos tipos de estratégias de SEO já dominadas que já fizeram negócios nichados como uma empresa de serviço de manutenção de piscinas fazerem sucesso no mundo digital com essas técnicas. 

Mas, é fato que, tudo dentro do marketing é trabalhoso e até mesmo difícil em alguns aspectos, e medir o ROI do marketing de conteúdo é um desses elementos mais difíceis.

Porém, não precisa de pavor ou desânimo, existem maneiras que facilitam medir o ROI e dominar pelo menos uma parte dessa métrica. 

Neste artigo, identificaremos as melhores métricas que você pode usar para medir o ROI do marketing de conteúdo e demonstrar o valor do SEO para sua organização.

O que é ROI?

ROI vem da abreviação em inglês da palavra “Return Over Investment”, que pode ser traduzida como retorno sobre investimentos. 

É uma métrica de gestão usada para entender os resultados financeiros de um investimento, que pode oscilar,  ou seja, pode apresentar resultados positivos ou negativos e indica lucro ou prejuízo.

Por exemplo, uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho investiu determinado valor em uma campanha de marketing para conquistar novos clientes. Após um período de tempo, obteve retorno 80% acima do investido. 

Podemos ver que, neste exemplo, o investimento na campanha de marketing foi muito bem-sucedido, tornando o negócio mais lucrativo.

Ou seja, o ROI se aplica a situações de investimento em que há uma correlação direta entre entradas e saídas de recursos. Caso o recurso tenha mais de uma entrada e saída, esses valores precisam ser somados para calcular a correlação.

ROI, marketing de conteúdo e SEO

O ROI do marketing de conteúdo é uma medida de quanta receita ou conversões seu conteúdo gera com base na quantidade de dinheiro, tempo ou recursos gastos nele. De fato, o SEO é a melhor métrica para medir o ROI do marketing de conteúdo.

E dentro do SEO, existem as melhores métricas a serem usadas para medir o desempenho dele e também do marketing de conteúdo orgânico.

Essas também são as métricas mais básicas que os profissionais de marketing usam para relatar o desempenho do conteúdo que foi publicado, e são:

  • Aumento das conversões orgânicas;
  • Crescimento de palavras-chave da página 1;
  • Classificação média mais alta;
  • Volume de pesquisa.

Uma fábrica de luminárias sp pode utilizar essas métricas em seu conteúdo para identificar se o SEO está funcionando como deveria, e se o retorno sobre o investimento no SEO está sendo satisfatório.

Existem outras métricas além dessas como KPIs. No entanto, essas métricas são as melhores para usar ao tentar demonstrar como o SEO pode ajudar a apoiar os esforços de marketing de conteúdo, bem como medir o ROI gerado pelos canais orgânicos.

Como usar essas métricas para relatar o ROI?

Criar conteúdo pode custar muito dinheiro. A produção de conteúdo envolve muitos departamentos e recursos diferentes.

Para continuar criando conteúdo de alta qualidade e provando para sua empresa que vale a pena otimizar o conteúdo nos estágios iniciais de desenvolvimento, é importante usar essas métricas para contar uma boa história.

O primeiro passo para provar o ROI de SEO no marketing de conteúdo é primeiro comparar o desempenho do conteúdo antes de fazer qualquer otimização.

Se o conteúdo já existir no site, você deve acompanhar o desempenho desta página antes de fazer qualquer alteração. Para os conteúdos novos, é essencial medir e monitorar a página imediatamente para mostrar aos tomadores de decisão o desempenho desde o início.

Os executivos podem não se importar com o processo de usar insights de SEO ao desenvolver conteúdo, mas eles se importam com quantos usuários provavelmente encontrarão esse conteúdo e quão bem ele será convertido.

Como calcular o ROI de SEO?

Para calcular o ROI de SEO, a fórmula é bastante simples e é a mesma utilizada independentemente do tipo de negócio:

ROI = [(Retorno – Investimento)/Investimento] * 100

Ou seja, com isso, para calcular o ROI de SEO, precisamos de duas informações:

  • Investimento (quanto foi investido em SEO);
  • Retorno (quanto ganhamos com a mesma campanha).

A primeira parte é relativamente fácil de obter. Basicamente, esse será o valor do seu investimento em uma agência, consultor de SEO ou equipe interna de SEO. No entanto, para encontrar a segunda variável, que é o retorno, é preciso seguir alguns passos:

Desempenho do conteúdo

Criar conteúdo orgânico pode custar muito dinheiro. Isso porque, a produção de conteúdo envolve muitos departamentos e recursos diferentes.

Para continuar criando conteúdo de alta qualidade e provando para sua empresa de crachá em pvc personalizado, que vale a pena otimizar o conteúdo nos estágios iniciais de desenvolvimento, é importante usar essas métricas para contar uma boa história.

O primeiro passo para provar o ROI de SEO no marketing de conteúdo é primeiro comparar o desempenho do conteúdo antes de fazer qualquer otimização. Se o conteúdo já existir no site, você deve acompanhar o desempenho desta página antes de fazer qualquer alteração.

Para os conteúdos novos, é essencial medir e monitorar a página imediatamente para mostrar aos tomadores de decisão o desempenho desde o início.

CTR por local na pesquisa orgânica

Agora que temos as palavras-chave para as quais queremos classificar e seus respectivos volumes de pesquisa, vamos estimar o tráfego com base na CTR.

Se você usa uma ferramenta de BI ou já tem um consultor de SEO, pode criar algo mais refinado. Idealmente, você deve medir a CTR para termos com e sem marca separadamente.

Ao estimar as posições na página que quer alcançar, seja realista. Existem palavras altamente competitivas, não importa quanto você invista, talvez nunca consiga a melhor posição nas pesquisas com determinadas palavras-chave. 

Por exemplo, uma empresa que vende produtos climatizadores pode ter como palavra-chave mais disputada a “instalação de ar condicionado industrial”, logo, ficar tentando investir nessa palavra pode dar um resultado de ROI negativo. 

Você pode usar um critério realista e simples de posicionamento, se preferir. Por exemplo: palavras na 8ª a 10ª posição são cenários normais, 4ª a 7ª são bons cenários, 1ª a 3ª são excelentes.

Como aumentar o ROI de SEO

Se você encontrou o ROI de SEO do seu site de serviço de transporte de veículos, por exemplo, e não gostou dos resultados, e quer aumentar, confira essas dicas a seguir:

Aumente as conversões orgânicas

Essa é uma maneira simples, mas muito eficaz, de mostrar à sua equipe o desempenho do seu conteúdo. As conversões para cada tipo de conteúdo podem parecer diferentes.

Você pode medir as conversões com base no total de assinantes do boletim informativo, no total de downloads de PDF ou no total de cliques no botão de contato.

Mas esses números dizem mais sobre como os usuários se envolvem com seu conteúdo e se isso os motiva a tomar as medidas necessárias.

Aposte nas palavras-chave certas

SEO é um jogo de longo prazo, por isso é importante definir metas realistas para o desempenho de cada página. Realizar uma pesquisa completa de palavras-chave é uma etapa crítica antes de otimizar ou escrever conteúdo.

O crescimento da palavra-chave da página 1 é fundamental para o ROI do marketing de conteúdo, pois pode provar que as páginas são muito mais visíveis nas SERPs do que costumavam ser.

Outra métrica importante a ser incluída é o crescimento geral do volume de pesquisa ou a classificação geral do seu site para um conjunto de palavras-chave.

Por exemplo, uma fábrica de caixa de papelão ondulado pode ter um crescimento no volume de pesquisa, especialmente na página 1 através das palavras-chave que são menos concorridas mas que são pesquisadas com certa frequência.

Aumente o tráfego orgânico e cliques

Outra métrica importante para relatar os esforços de marketing de conteúdo é o tráfego do site, ou o número de cliques no conteúdo gerado.

Este é um bom momento para avaliar quanto tráfego orgânico ou cliques esse conteúdo está gerando, ou qual porcentagem de tráfego ele representa para todo o site antes de utilizá-lo na página.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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