Saiba quais são as etapas para a tomada de decisão

Ao parar para observar, todos os dias lidamos com a tomada de decisão, por mais simples que sejam, ainda são consideradas como decisões. Em outras palavras, uma decisão pode ser até mesmo quando escolhemos algo para comer, vestir, ou o horário em que vamos dormir. 

Contudo, quando a tomada de decisão está relacionada às questões empresariais, automaticamente novas camadas de complexidade são inseridas. 

Isso porque é necessário levar em consideração os resultados que a empresa deseja obter, incluindo também os interesses diferentes dos stakeholders. Por esse motivo, é importante fazer suas escolhas baseadas em informações, deixando de lado o achismo. 

Na prática, quando uma empresa que trabalha com classificação fiscal de mercadorias, por exemplo, precisa saber quais são as próximas decisões a serem tomadas de modo que toda a produtividade da equipe não seja comprometida. 

Mas a pergunta que fica é: como colocar em prática as decisões baseadas em informações? É isso que veremos nesse artigo, onde será mostrado as maneiras para tomar as melhores decisões. 

O que é uma tomada de decisão?

Resumidamente, a tomada de decisão é o ato de optar por uma alternativa dentre todas as que estão disponíveis no momento. Portanto, vale a pena fazer uma análise profunda nas opções presentes, considerando que uma decisão tomada sem qualquer fundamento.

Por exemplo, dentro de uma fábrica de uniformes personalizados, uma decisão errada  pode comprometer tanto a produtividade da organização quanto os resultados de venda, mas uma decisão certeira pode trazer benefícios sem tamanho. 

Dentro do mundo corporativo, a tomada de decisão tem a ver com a escolha de um caminho que ofereça mais vantagens, em conformidade com a estratégia e os objetivos do negócio. 

Por esse motivo, todas as decisões a serem tomadas devem ser baseadas em informações concretas. 

Tipos de tomada de decisão

No geral, é possível tomar as decisões de diversas maneiras. Podem ser baseadas em valores, intuição ou de maneira racional. Entenda quais são os cinco tipos de tomada de decisão. 

1 – Tomada de decisão intuitiva

A decisão intuitiva, é aquela que acontece com base no pressentimento de quem toma a decisão.

Geralmente, esse tipo de decisão é a menos usada dentro de uma empresa de criação de softwares, visto que a companhia precisa ter ações objetivas de modo que toda a programação desenvolvida não seja perdida. 

No caso das empresas, no entanto, seguir a intuição não é a melhor opção a ser tomada. Afinal, escolhas não planejadas podem afetar diretamente os resultados que a empresa está colhendo. 

2 – Tomada de decisão baseada em valores

Já esse tipo de tomada de decisão, é apoiada pelos valores pessoais que o decisor desenvolveu ao longo da vida, se baseando em sua família, amigos e experiência. 

Dependendo da situação, uma empresa de gestão de documentos que toma uma decisão baseada em valores, precisa tomar certos cuidados, já que os valores entre a empresa e a outra parte podem ser diferentes, dando naturalmente em um conflito. 

Ao contrário da intuição, que pode passar por mudanças a todo o tempo, a decisão baseada em valores leva em conta as próprias crenças pessoais, que costumam ser mais sólidas. 

Mesmo assim, é necessário ter cuidados ao tomar esse tipo de decisão no mundo corporativo, visto que os valores pessoais do colaborador podem se chocar com os interesses do seu negócio. 

3 – Tomada de decisão racional

A tomada de decisão racional, basicamente, é aquela que boa parte das pessoas desejam aplicar, pois permite trazer resultados melhores, pelo menos quando é aplicada no contexto corporativo. 

Nesse tipo de tomada, a lógica é utilizada para que a decisão chegue até o melhor cenário possível. 

Por sua vez, esse é o melhor tipo de decisão, visto que ela consegue influenciar diretamente nos próximos eventos que podem ocorrer com uma consultoria em gestão de vendas ou qualquer outro negócio que lida diariamente com decisões. 

Por exemplo, imagine que uma empresa deseja contratar um software, logo, ela pode listar as principais opções de mercado e fazer comparativos e a partir de todas essas informações, é possível escolher a melhor decisão. 

4 – Tomada de decisão colaborativa

Essa tomada de decisão, como o próprio nome sugere, é tomada de maneira colaborativa, levando em conta as diferentes visões, incluindo a participação de toda a equipe, não somente a liderança. 

Particularmente, a decisão colaborativa é uma alternativa bem interessante, considerando que ela permite observar diferentes opiniões. 

Na prática, quando esse tipo de decisão é aplicado até mesmo para decidir qual fornecedor de alga marinha para sushi escolher, automaticamente o gestor estará colocando o restante da equipe para decidir, permitindo com que eles façam parte dos assuntos administrativos. 

Embora a decisão final costuma ser dos gestores, a tomada de decisão colaborativa mostra que o processo não precisa ser individual. 

5 – Tomada de decisão especializada

A ideia por trás da decisão especializada, é levar em conta a opinião de um profissional especializado no assunto, sobre o qual se deseja decidir. 

Em algumas vezes, a intuição, valores, racionalidade e a colaboração, não são suficientes para fazer uma escolha. Casos como esse, a empresa pode optar por um especialista, que pode apontar, do ponto de vista técnica, qual o melhor caminho a ser seguido. 

Etapas de um processo de decisão

Até aqui, você pôde entender o que é tomada de decisão, e quais são os tipos. Agora, vamos entender como funcionam as etapas desse processo. 

Identifique o problema

No mundo corporativo, a tomada de decisão costuma ser relacionada a um problema, necessidade ou questão estratégica, em geral, relacionada aos objetivos da empresa. 

Ou seja, uma consultoria contábil para abertura de empresa, por exemplo, que esteja prestes a tomar uma decisão importante, antes deve, identificar qual o problema que o levou a adotar tal caminho. 

Esse processo é fundamental, visto que ela pode facilitar ainda mais o processo de decisão dos gestores. Identificar qual o problema e saber quais são suas causas, são os primeiros passos a serem tomados para decidir a melhor decisão. 

Saiba como a questão é tratada manualmente

Após entender qual é o problema e como ele é causado, é necessário olhar para dentro da empresa, e entender o que está sendo feito em relação a ele. Ter esse tipo de hábito evita que decisões erradas feitas no passado sejam repetidas no futuro. 

Levante dados

Essa pode ser considerada como a parte mais importante do processo de tomada de decisão. Na ausência dos dados, é possível identificar o que está indo bem, ou não, tampouco saber qual é o problema real. 

Organizados e contextualizados, os dados podem se transformar em informação, que por sua vez, é fundamental para tomar uma boa decisão. 

Dito isso, imagine que você tem uma empresa de reforma de fachada, logo, está diante de uma decisão determinante tanto para o seu negócio, quanto para os seus funcionários. 

O mais recomendado a ser feito, é fazer um levantamento de dados para ter informações suficientes que possam direcionar a sua decisão para o melhor caminho possível. Isto é, você deve deixar o achismo de lado, já que ele pode comprometer toda a estrutura do seu negócio. 

No geral, a decisão pode influenciar nos seguintes fatores:

  • Obter o melhor caminho;
  • Evitar perdas;
  • Continuar com a mesma produtividade;
  • Abrir possibilidades para melhorias.

Através das informações, como foi dito, a chance de tomar uma boa decisão e antecipar acontecimentos acabam aumentando. Através dos dados, a empresa também sabe o caminho que cada cliente tomou durante a jornada de compra. 

Liste as possíveis soluções

Quando você entender o que precisa ser feito, e o que pode ser melhorado, uma possível lista de soluções pode surgir. Esse é o momento ideal para levantar essas possibilidades. 

Monitore os seus resultados

Por fim, chega finalmente a hora de tomar a decisão. Após você entender o problema, coletar os dados e listar as possíveis soluções, o gestor acaba tendo em mãos tudo o que precisa para tomar a sua decisão. 

Por fim, não esqueça de monitorar os seus indicadores. Caso os resultados não forem alcançados, é hora de desenvolver o processo outra vez. 

Impacto das suas decisões

Dentre as decisões existentes, há as decisões rotineiras, que não são capazes de impactar muitas pessoas. 

Contudo, é comum que uma tomada de decisão influencie no trabalho de diversos membros da equipe. Por esse motivo, além da resolução do problema, vale a pena considerar outros impactos que a decisão pode ter. 

Dependendo da decisão que você tomar, ela pode ter um efeito negativo na produtividade ou no dia a dia dos funcionários, mesmo que pareçam resolver um objetivo a curto prazo. 

Portanto, procure avaliar os efeitos de suas decisões na capacidade que os colaboradores têm de realizar as suas tarefas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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