Share of Voice: saiba o que é e qual a sua importância

Hashtags, menções e cliques estão todos relacionados à popularidade. Em um ambiente de negócios, esses elementos falam muito sobre o Share of Voice.

O compartilhamento de voz é uma métrica que mede a porcentagem de visibilidade de uma empresa em comparação com seus concorrentes. Ou seja, mostra quando as marcas aparecem na mídia, levando em consideração a publicidade, o conteúdo e a percepção das pessoas.

Share of Voice é um conceito antigo, mas ganhou mais força com a internet e as redes sociais. Pois saber o que o público está falando sobre o seu negócio e como ele se compara à concorrência é essencial para implementar estratégias que melhorem a imagem da sua marca e aumentem suas vendas.

Embora SOV geralmente se refira à participação de uma marca em publicidade paga em um mercado competitivo ele tem uma definição mais ampla que inclui elementos de mercadologia digital e publicidade em menções de mídia social e tráfego para determinadas palavras-chave.

Ou seja, ao aplicar o Share Of Voice diante da sua empresa de aluguel de gerador os resultados tendem a ser cada vez mais positivos, gerando um diferencial e elementos únicos ao serem comparados com os seus concorrentes.

Por isso, conhecer o SOV dá à sua marca uma melhor compreensão de seus desafios e posição atual no mercado dando a você mais informações sobre como expandir e capturar usuários.

Dessa forma, se a sua empresa busca crescer e estabelecer ações cada vez mais assertivas, conhecer o SOV e a sua importância é um passo determinante e que tende a fazer toda a diferença.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o Share Of Voice, fazendo com que você entenda a sua significação, como mensurar e expandir o SOV da sua empresa, as vantagens de avaliá-lo e a importância desse recurso. Vamos lá!

O que é o Share Of Voice e a sua importância?

A imagem que a empresa tem junto ao seu público é muito valiosa: uma boa reputação sempre pode contribuir para o aumento das vendas, enquanto uma opinião negativa das pessoas pode prejudicar os resultados de qualquer negócio, independentemente do tamanho ou segmento de mercado.

Antes de comprar qualquer produto ou utilizar qualquer serviço, há pessoas que verificam sua reputação na internet visando descobrir seus detalhes, benefícios e até comparam as soluções dos concorrentes.

Ou seja, aquilo que está estabelecido nos meios digitais referentes a sua empresa de manutenção de elevadores, tem grande relevância e faz toda a diferença diante dos momentos de compras.

Por isso, nesse momento, as pessoas que pretendem comprar da sua marca podem ter uma noção melhor da opinião dos seus concorrentes e os escolheu no final.

Não é de estranhar que muitas empresas monitorizem a sua imagem nos vários canais de comunicação. E tente comparar a recepção com a reputação dos concorrentes.

Um ou outro detalhe pode ter importância decisiva na decisão de compra do público-alvo, fortalecendo ainda mais a luta nos mercados altamente competitivos e demonstrando o quanto os detalhes são fundamentais.

Podendo impactar desde a divulgação de um produto como os adesivos decorativos das empresas diante do mercado.

E é exatamente com esse espírito que nasceu o Share of Voice, uma ferramenta para medir a visibilidade da empresa em diferentes mídias em relação à concorrência.

Essa métrica ajuda as organizações a entender sua presença no mercado e analisar os resultados na opinião de seu público-alvo para desenvolver ações de comunicação e mercadologia mais assertivas.

Toda empresa entende os benefícios da educação competitiva. Testar oportunidades de negócios que outros não exploraram. Apresentar estratégias para diferenciar e melhorar a competitividade da marca aumentando a participação de mercado.

Rastrear a participação dos votos é uma maneira de testar a eficácia de suas comunicações e campanhas de marketing. Tanto uma como a longo prazo e comparar os resultados com os concorrentes.

Além disso, com este estudo é possível criar ações especiais para conquistar e manter clientes, conhecendo mais a fundo o perfil e os comportamentos do público-alvo gerando uma interação impactante entre a sua empresa de usinagem de peças e seu público.

Essa métrica também auxilia na gestão da marca ao sinalizar para a indústria os empenhos para edificar uma imagem positiva da empresa perante o público e o mercado.

Por isso, o conceito Share of Voice é utilizado em publicidade tradicional, jornais, rádios e TV, mas ganhou ainda mais força com a popularização da internet e o desenvolvimento de estratégias de mercadologia digital.

Logo, diante da proporção do SOV hoje ele se tornou uma estratégia primordial impactando desde empresas de automação industrial até empresas de tecnologia, sendo o fator crucial para que o público consuma e conheça mais sobre a sua marca.

Como mensurar o Share of Voice?

Esse indicador pode ser monitorado tanto manualmente quanto por meio de plataformas eletrônicas. O Share of Voice tenta mapear todas as conversas sobre a marca, incluindo publicidade paga, em várias mídias, estratégias orgânicas e mídia improvisada.

Esse indicador geralmente é calculado com base nas menções feitas à empresa percentual referente à participação da organização em conversas em diversos meios de comunicação.

Existem diversas ferramentas que auxiliam no mapeamento de redes sociais e buscadores, gerando relatórios detalhados sobre a presença da empresa nesses ambientes. Assim, automatizar esse processo nos faz obter esses dados de forma prática e flexível.

Por isso, ao mensurar o SOV diante da sua empresa se tem desde informações básicas à disposição, a opiniões do público referente a um produto da sua empresa de compressores de ar.

Além disso, há também uma fórmula simples que você pode usar para pelo menos ver se sua marca está aparecendo nas conversas e como ela se relaciona com a concorrência:

Porém, é preciso ir além dessa fórmula para ter informações de qualidade que orientem as estratégias da empresa. Antes de mais nada, o resultado deve ser contextualizado: um número considerado pequeno pode não ser um problema se houver muitos concorrentes.

Dessa forma, é importante que a fórmula simples seja aplicada diante da sua empresa de comandos hidráulicos só em momentos pontuais, pois a fórmula mais complexa tende a render resultados e cenários incríveis.

Como ampliar o Share of Voice da sua marca?

Diante de toda a importância e relevância que o SOV possui é uma ação muito comum que as empresas busquem formas de ampliá-lo, pois assim os resultados tendem a ser cada vez mais vantajosos.

Diante disso, confira algumas formas de ampliar o Share Of Voice garantindo resultados cada vez mais positivos e cenários únicos.

Esteja sempre ativo

Esteja sempre presente e ativo no Instagram, Facebook e em todas as plataformas onde seu público-alvo está.  

Não use apenas como um canal de distribuição de conteúdo, envolva-se com seu público, responda aos comentários e esteja por dentro do que acontece com seu consumidor.

As cadeias de fast food americanas Wendy ‘s e McDonald ‘s são modelos de marcas que interagem ativamente com os clientes usando seu próprio estilo engraçado, por isso se inspirar nessas redes pode ser uma ótima ideia para a sua empresa de suedine tecido.

Crie relacionamentos e momentos memoráveis

Se o SOV capta todas as menções à sua marca no meio digital, nada melhor que fazer as pessoas falarem coisas positivas sobre você de forma espontânea.

Afinal de contas, essa é a melhor forma de estar em evidência, pois assim sua empresa tende a garantir um destaque e relevância de uma forma natural e totalmente impactante.

Proveja um serviço personalizado e crie experiências significativas. Um bom exemplo é o Nubank, que tem um atendimento totalmente humanizado que vai além da resolução de problemas.

Crie conteúdos relevantes

Invista em conteúdo relevante e valioso que faça seu público querer compartilhar, seja educacional, informativo, inspirador e divertido. Além disso, e-books, infográficos e artigos, por exemplo, também são boas opções de material relevante e compartilhável.

Vá além do universo digital

Embora os canais digitais sejam mais bem medidos, isso não significa que todos os seus empenhos devam ser dirigidos para lá. Considere onde seus esforços de marketing podem funcionar para criar engajamento, como outros eventos baseados na comunidade ou ações de alto impacto.

Vantagens do Share Of Voice

O Voice Share é uma métrica que gera diversos insights sobre sua empresa, seus concorrentes e os mercados em que atuam. Devido a isso, existem vários benefícios. Confira agora alguns deles.

  • Executa uma análise eficaz da concorrência;
  • Segmenta o público-alvo da sua empresa;
  • Avalia o sucesso das suas campanhas de marketing;
  • Aprimora as campanhas da sua empresa.

Por isso, fica claro que aplicar o Share Of Voice é algo necessário e que tende a garantir benefícios incríveis diante das ações e todas as estratégias realizadas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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