Tendências empreendedoras para 2023

No texto de hoje, nós separamos as melhores tendências empreendedoras para o ano de 2023. Siga com a leitura para saber mais!

Empreender é o sonho de quase metade dos brasileiros, ao menos é o que indica os dados coletados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que aponta que 46% dos brasileiros sonham em ter o seu próprio negócio, esse número fica ainda mais em evidência quando vemos que só em 2022, cerca de 7,2 mil novas empresas foram abertas por dia, mostrando o quanto essa área tem crescido nos últimos anos. 

Com essa clara preferência de ser dono do próprio negócio, a procura por tendências empreendedoras acabou sendo bem maior, quem quer ser dono de uma empresa, quais são os caminhos que devem ser seguidos e as melhores opções mercadológicas para fazer sucesso?

Com um mercado tão aquecido quanto o de montagem de estruturas metálicas, como fazer para encontrar boas oportunidades, que sejam equilibradas e eficientes, além de trazerem bons resultados? 

No texto de hoje, nós separamos as melhores tendências empreendedoras para o ano de 2023, bora conferir o que está em alta no mundo dos empreendimentos e quais as melhores oportunidades para ter sucesso com seu próprio negócio? 

É preciso ser flexível

Os últimos anos foram considerados bem complicados para grande parte dos empreendedores, afinal, com a chegada da pandemia, podemos considerar extremamente complicada a operação empresarial para atrair grande parte do público e se destacar em um mercado cada vez mais concorrido e com baixa demanda. 

Com a retomada das ações e suas normalidades, ainda podemos considerar que as coisas não estão totalmente tranquilas e que o cenário ainda requer algumas habilidades, entre elas a flexibilidade.

Os usuários têm diferentes hábitos de consumo e devem gerar a receita de uma empresa usufruindo de canais diferentes, é preciso se adaptar, o termo omnichannel deve passar a ser uma obrigação e a sua operação deve ocorrer de forma flexível. 

É preciso estar presente em sua loja física e digital, além disso, tenha diferentes canais de comunicação como as redes sociais, o e-mail, o telefone, também é importante ofertar diferentes produtos e serviços, além de várias opções de pagamento, em todos os âmbitos, quanto mais flexível você for, mais terá sucesso com o seu empreendimento, então busque ser tão completa quanto uma blindagem de veículos, e se adapte às necessidades do seu público. 

Comunidades cada vez mais em alta

Com a chegada da pandemia, as pessoas começaram a se conectar cada vez mais nas mídias digitais criando um verdadeiro vínculo de amizade e de prosperidade entre os mais diferentes usuários, algumas plataformas começaram a ver pessoas realmente unidas como a Twitch, o Reddit e o Discord. 

No meio de tudo isso, é preciso saber se adaptar a essas necessidades e apresentar algo que seja bom para um conjunto de pessoas, é crucial que o seu empreendimento tenha sua própria comunidade ou chegue até alguma na qual desperte a curiosidade e tenha o público-alvo certo. 

Procure criar a sua comunidade virtual ou até mesmo aderir à entrada em alguma que já esteja criada, divulgue seus produtos e serviços, e faça parte desse prol coletivo, lembre-se que uma opinião pode influenciar as demais, por tanto, é necessário obter um senso unânime nas comunidades e agir da forma certa sobre elas. 

I.A e outras tecnologias revolucionárias

O uso da tecnologia é algo crucial dentro de qualquer empreendimento, ainda mais no ano de 2023, a I.A por exemplo está se desenvolvendo cada vez mais como o caso do tão popular Chat GPT, com isso, é necessário saber usá-la como braço direito do seu empreendimento. 

Uma inteligência artificial bem coordenada pode ajudar desde uma estação de tratamento de efluentes até o atendimento de um e-commerce de jóias, por tanto entenda suas necessidades e tenha a I.A como copiloto das suas operações, utilize suas práticas e sua versatilidade em diversas frentes do seu negócio e aproveite ao máximo os recursos que ela tem a oferecer. 

Além dela, existem diversas outras tecnologias consideradas revolucionárias, algumas merecem destaque e investimentos, outras talvez é melhor ficar com um pé atrás, como o caso do metaverso, das criptomoedas e do NFT. 

As duas últimas são tecnologias um pouco mais antigas que representaram um bom boom de investimento e uso de empreendedores e acabaram “flopando”, ainda há mercado para recuperar mas analise bem antes de investir, já o metaverso ainda é muito embrionário e por mais que exista uma certa esperança positiva, é necessário ficar de olho no seu desenvolvimento e esperar seu avanço gradativo. 

Personalização e uma experiência única

Se tem um fator que os usuários estão cobrando cada vez mais dos empreendimentos é a personalização e uma experiência única de compra, a cada ano que passa as exigências são cada vez maiores e durante o ano de 2023, isso deve se tornar ainda mais essencial. 

É preciso que seu empreendimento conheça a fundo a sua persona e estabeleça uma conexão que vai além da chamada compra e venda, é preciso entregar produtos personalizados e uma experiência considerada única, com itens individualizados e tudo sendo executado de forma específica segundo as necessidades. 

É necessário não só saber quem é o seu público, mas também entender seus gostos, preferências, o que eles desejam, o que eles procuram e o que é possível ofertar de maneira personalizada, 

Monte experiências únicas, desde o atendimento até o pós-venda, e faça com que seu empreendimento valorize os usuários de forma individual, com efetividade e extrema competência durante toda a sua jornada.  

Criatividade e alta geração de conteúdos

Como citamos lá no começo do texto, o mercado atual está extremamente aquecido e com uma concorrência crescente, por isso, é preciso que os empreendedores sejam criativos, tanto para lidar com situações adversas quanto para se destacarem dentro do seu nicho. 

Assim como uma fundição de ferro que costuma unir duas peças até se transformar no formato ideal, aqui é preciso unir ideias até alcançar algo inovador, então não se acomode, seja criativo, busque soluções práticas e sempre esteja agregando valor dentro do seu mercado. 

Além disso, mantenha sua geração de conteúdos mais alta, likes, compartilhamentos e visualizações não contam tanto quanto a qualidade do seu conteúdo, então procure priorizar e caprichar na sua produção, sempre visando o melhor para o seu negócio. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para aplicar as tendências empreendedoras durante o ano de 2023? Se gostou, não se esqueça de enviar para seus amigos e compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima! 

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