Tipos de landing page: veja como de acordo com seu negócio

Existem diferentes tipos de landing page e chegou a hora de você conhecer algumas das principais.

Com a ajuda de um bom construtor de sites e de templates de landing pages, qualquer profissional de marketing ou empresário pode escolher entre vários tipos de páginas conforme seus objetivos de campanha e funil de vendas.

Não é incomum que alguns negócios que, por falta de conhecimento ou tempo, escolham um tipo de landing page menos adequada aos seus objetivos.

Se familiarizando com os tipos de landing pages mais comumente usados, você conseguirá fazer as escolhas certas de acordo com as necessidades do seu negócio.

O que são as landing pages e como elas funcionam?

Para entender a importância de uma landing page é preciso entender do que se trata e como funciona.

Basicamente, uma landing page é uma página na web que os usuários acessam depois de clicar em algum resultado pago de busca, link, e-mail promocional ou anúncio em banner.

Seu grande objetivo é gerar conversões por meio de CTAs claros, alguns exemplos são:

  • “Teste gratuito”;
  • “Entre em contato”;
  • “Inscreva-se”;
  • “Baixe o material”.

Uma landing page precisa ser bonita, condizente com sua identidade visual, estratégica e direta. Sua página da web de software para loja de roupas com cupom fiscal poderá ter muito mais conversões.

Aliás, em comparação com outras páginas da internet, o maior benefício de uma landing page é que ela possui apenas informações relevantes sobre seu objetivo ou oferta.

Não apenas a probabilidade de conversão é maior, mas também a evasão de visitantes se torna algo bem menos corriqueiro, pois eles são apresentados a uma CTA direcionado e não tem a opção de navegar em outras seções como em um site convencional.

De acordo com seus objetivos é possível criar diferentes tipos de landing pages, permitindo que você otimize a conversão conforme a intenção de cada origem de tráfego.

As vantagens de uma boa landing page

Entre as vantagens de uma boa landing page para sua empresa de material para laboratório químico, listamos aqui as principais.

Primeiramente elas trazem uma grande possibilidade de segmentação, gerando público qualificado e dando uma ampla cobertura. Tem foco em visibilidade, conversões qualificadas e conhecimento de marca. Permite flexibilidade no valor do investimento.

Os dados obtidos são precisos e confiáveis para a avaliação das campanhas. Fique sabendo que empresas que fazem publicidade na internet crescem até 4 vezes mais do que as que não fazem.

Fique sabendo que uma landing page clara, bem trabalhada e atrativa para o usuário, o incentiva a olhar o produto ou serviço que você deseja, se sentindo tentado a comprar ou executar a ação que sua página propõe.

Entre as ações propostas podemos ter diferentes objetivos, como adquirir um produto, baixar uma série de vídeos ou um e-book exclusivo.

É exatamente isso que define a importância da landing page para sua empresa de filtros esportivos automotivos, pois o foco dela é a geração de leads.

Nesse sentido, uma boa página deve despertar o interesse dos usuários em estabelecer um contato com seu negócio, seja para comprar um produto, tirar uma dúvida ou fazer um orçamento. 

Os 4 principais exemplos de Landing Pages

Uma landing page não é feita somente de um bom título ou de uma boa oferta. São diversos os elementos que precisam ser trabalhados para a construção de uma landing page de sucesso.

Existem muitos tipos de landing pages e poderíamos passar horas falando de todos eles, mas aqui vamos abordar os 4 modelos principais mais usados no dia a dia das empresas.

1 – Landing Page de Conversão para Materiais Ricos

Esse tipo de landing page tem como objetivo transformar visitantes qualificados em leads, mediante a oferta de materiais ricos.

Em troca disso é pedido o e-mail do usuário, bem como a resposta de algumas perguntas. Essas perguntas são de extrema importância para que posteriormente possamos identificar nossos leads qualificados e traçar estratégias personalizadas de acordo com cada perfil.

A questão-chave é que sua página precisa vender esse material aplicando técnicas de copywriting para mostrar os benefícios da oferta. Seu layout deve apresentar uma boa experiência de uso também, tanto em desktop quanto em mobile. 

Ele deve destacar sua oferta que deve ser valiosa para o perfil de público que você deseja atrair.

Quando bem trabalhada, esse tipo de landing page pode oferecer às empresas de monitoramento de tratores, ou qualquer outro segmento, um impulso para a captação de informações importantes de seus leads.

Em nosso próximo exemplo de landing page, é muito importante facilitar o acesso rápido ao e-book ou aumentar o conhecimento sobre sua empresa.

2 – Thank You Pages

As Thank You Pages (TYPs) ou páginas de agradecimento compõem um conjunto de páginas de destino simples, usadas geralmente como um redirecionamento de outra página na qual o usuário confirma algum tipo de ação.

Elas confirmam que a ação foi realizada, contribuindo para a experiência do usuário. Além disso, nela você terá a oportunidade de trazer ofertas relacionadas à ação que acabou de ser realizada.

Para sua empresa de alvenaria, ela ainda é importante para registrar a conversão nas plataformas de publicidade online, como o Face Ads ou o Google Ads, ou nas plataformas de análise, como o Google Analytics.

Afinal de contas só chega nesta página de agradecimento quem já passou pela landing page anterior.

3 – Thank You Page Intermediária

Com o tempo e a experiência, novas ações podem surgir, como a estratégia de criar as TYP intermediárias. Trata-se de uma página padrão, para onde todas as landing pages de conversão de material rico redirecionam o usuário.

Nesse caso deixamos a personalização de lado, e isso pode parecer contraditório, mas usar essa estratégia afeta diretamente a saúde de sua base de leads.

Afinal de contas, o que está por trás dela é a garantia de que o lead precisa informar um endereço de e-mail válido para acessar sua oferta.

Após o lead converter na landing page de conversão do material rico, em vez de ser redirecionado para a TYP que entrega o material, como no tópico anterior, ele é encaminhado para a TYP intermediária que informa que o material foi entregue no e-mail.

Pensando na experiência desse lead com sua empresa de capacete de segurança com viseira, esse é um ótimo momento para agradecer o usuário por seu interesse e apresentar mais conteúdos importantes.

Aproveite também para apresentar mais sua empresa, bem como os produtos e serviços que você oferece.

4 – Landing Page de Oferta Direta

A landing page de oferta direta é provavelmente o modelo de landing page mais excitante de todos. É na landing page de oferta direta que você vai oferecer seu serviço ou produto, pontuando o valor para instalar para raios, por exemplo.

Neste ponto é preciso considerar duas diferentes abordagens que devem ser levadas em contas antes de criar sua landing page de oferta direta.

Em um processo de compra autônomo, no qual o CTA direciona o usuário para um mecanismo de checkout, é essencial que essa página seja capaz de esclarecer absolutamente todas as dúvidas que possam surgir sobre seu produto ou serviço.

Afinal de contas, você não poderá conversar com cada pessoa para tirar suas dúvidas ou convencê-la de que a oferta é a melhor escolha para ela.

Outra abordagem é quando o processo de compra passa pelo time comercial. Nessa página, além das informações necessárias, também precisa deixar claro que esse contato vai acontecer com o time de vendas.

A landing page de oferta direta ou “de orçamento” compreende o último estágio do funil de marketing, uma vez que os leads que se convertem nela são considerados MQLs (Marketing Qualified Leads) e passam a ser tratados pela equipe de vendas.

Trata-se de uma ótima estratégia para empresas de etiquetas neutras que possuem um processo de vendas complexo e por etapas.

Ao usar uma landing page completa em vez de um formulário de contato no site, tem-se como resultado uma alta qualidade de MQLs. 

Além disso, também mune seu time de vendas com as respostas que os leads deixaram no formulário, propiciando uma abordagem mais assertiva.

Entre a características essenciais de uma landing page de oferta direta que realmente converta podemos citar os seguintes pontos:

  • Ter um copy persuasivo;
  • Possuir um layout agradável e escaneável;
  • Contar com um layout de fácil usabilidade;
  • Foco no UX/UI design;
  • Foco em uma oferta central, sem distrações;
  • Eliminar possibilidades de fuga;
  • Aumento das chances de conversão.

Por último, vale ressaltar a importância de sua landing page estar integrada às estratégias de automação de marketing, não se tratando apenas de mais uma página solta e perdida.

Considerações finais

Neste artigo você viu alguns tipos de landing pages, os que são mais utilizados por estratégias de marketing ao redor do mundo. Escolher o melhor tipo de Landing Page de acordo com o negócio e o público-alvo é importante para atingir os objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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