A gestão financeira é considerada uma das partes mais importantes dentro de qualquer negócio, é através dela que você consegue montar estratégias e controlar todas as informações referentes a parte de finanças da sua empresa, entradas, saídas, investimentos, desperdícios e muito mais.
Como sabemos, por mais que seja um segmento tão importante, muitas corporações têm uma extrema dificuldade em gerenciar seus recursos, para se ter uma noção,de acordo com o Sebrae 50% dos pequenos empresários não sabem afirmar se tem lucro ou prejuízo com seus negócios, enquanto 20% de toda empresa fecha as portas por falta de capital e 7% por falta de lucro.
Por mais que pareça algo simples, na prática ela é bem mais complicada, assim como usar um disco diamantado para cortar concreto. Sendo assim, para que você evite cometer possíveis erros e mantenha seu negócio funcionando, o mais importante é sem dúvidas, ter uma boa gestão financeira.
Mesmo não sendo uma tarefa tão simples quanto aparenta ser, mas para te ajudar nessa jornada, no texto de hoje separamos 3 passos que você precisa seguir para ter uma boa gestão financeira, bora conferir? Então vamos lá!
Primeiro passo: Mapear o panorama atual, monte um planejamento estratégico e organize suas finanças
O primeiro passo que você deve implementar para ter uma boa gestão financeira, é entender a situação atual do seu negócio, para isso, é necessário realizar um mapeamento completo e detalhado de tudo que engloba a sua empresa.
Faça uma análise do quanto você tem em caixa, quais são suas despesas fixas e variáveis, quais valores você tem a receber de clientes e quais os futuros pagamentos para fornecedores, procure seus comprovantes de pagamento, o faturamento e o lucro médio, colete todos esses dados e procure organizá-los da melhor forma possível.
Tudo que envolve as finanças da sua empresa devem ser mapeados e adicionados em uma planilha, desde a compra de uma simples porca gaiola até um investimento para o lançamento de um novo produto, é preciso se organizar e saber a situação financeira atual do seu negócio.
Isso pode levar um tempo, mas não tenha pressa, procure deixar tudo muito bem organizado, dividido e otimizado. Após isso, procure realizar planejamentos estratégicos, encontrando gastos exagerados e lucros interessantes que podem ser replicados.
Essa é uma etapa importante para você conseguir organizar a casinha e entender qual o patamar atual do seu negócio em termos financeiros, isso pode demorar um pouco então conte com a ajuda de profissionais da área de contabilidade e administração.
Segundo passo: Projeção e controle total do seu fluxo de caixa
Agora que a sua empresa colocou as finanças nos trilhos, o segundo passo é realizar uma projeção e ter o controle total perante o seu fluxo de caixa, para quem não conhece, o fluxo de caixa se refere a todas as movimentações financeiras de uma empresa, ele quem calcula durante um determinado período, tudo que entrou e saiu dentro daquele negócio.
Dessa forma, é preciso que você tenha total controle sobre ele, e saber exatamente como ele está, após isso, comece a realizar projeções, o fluxo de caixa sempre precisa receber mais entradas do que saídas, caso esteja invertido, a chance da sua empresa declarar falência é enorme.
Sendo assim, procure realizar projeções visando aumentar seu faturamento ou diminuir os seus gastos, procure encontrar um balanceamento e entenda que, é o fluxo de caixa que vai indicar a saúde e o bem-estar do seu negócio, dessa maneira, quanto melhor cuidar dele, mais eficiente você será.
Lembre-se: um fluxo de caixa negativo deve acender uma luminária de emergência sobre a sua cabeça onde algumas mudanças devem ser realizadas.
Terceiro passo: Implementação de softwares e tecnologias ao seu favor
A tecnologia está presente em todo nosso redor, e é claro que não seria diferente dentro da gestão financeira, ainda mais quando falamos de uma área que envolve o uso constante de números e cálculos com uma certa frequência, procure implementar softwares financeiros e tecnologias ao seu favor.
Eles vão te ajudar a coletar todos os dados e informações relacionados a finanças, ajudar na montagem de planilhas e na análise de praticamente, todos os recursos do seu negócio, isso automatiza os processos e evita consideravelmente, a probabilidade de erros, já que a tecnologia possui uma chance muito menor de cometer alguns equívocos que podem ser determinantes.
Qualquer número errado pode gerar uma grande catástrofe e os softwares evitam que isso aconteça, então confira quais são as melhores tecnologias presentes dentro do mercado, veja quais se encaixam melhor na sua empresa e faça delas aliadas poderosas dentro do seu processo.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.