Finanças

5 Dicas para ter controle financeiro

Você está cansado de todo final do mês ficar horas e horas fazendo contas em frente a calculadora, e mesmo assim terminar com a conta no vermelho? Se isso acontece com você, então está provavelmente enquadrado com 63% dos brasileiros que afirmam ter problemas financeiros. 

Mas, por mais comum que esse problema seja, sabemos o quão negativo ele pode influenciar dentro do cotidiano das pessoas, que precisam deixar de realizar sonhos como viajar ou comprar seu próprio carro para pagar dívidas e mais dívidas, até mesmo recursos básicos como a compra de uma Câmera De Monitoramento para a empresa vai sendo jogado para escanteio, e acaba caindo no esquecimento. 

Se você passa por esses perrengues, o primeiro passo é manter a calma, existe uma solução para tudo isso: o controle financeiro. Não é necessário nenhum milagre ou magia para que as contas se ajeitem e você possa realizar seus objetivos, basta um bom controle sobre suas finanças para chegar até onde almeja. 

No texto de hoje, separamos 5 dicas para ter controle financeiro que vão te ajudar na sua jornada, são extremamente simples mas podem ser muito eficazes, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Controle todas as suas entradas e saídas

O controle financeiro começa quando a pessoa entende tudo que entra e sai da sua carteira, muitas pessoas acabam se perdendo simplesmente por acabarem gastando demais, sem registrar seus gastos, gerando uma conta que pode surpreender negativamente no final do mês.

Procure montar uma planilha com todas as entradas e saídas financeiras, registre o seu salário e quanto você ganha, e, em contrapartida, coloque seus gastos fixos e variáveis, os fixos você deve ter o valor exato, o que te dá uma autonomia e controle maior, já os variáveis, estipule uma média, e conte com alguns imprevistos que podem ocorrer, como a necessidade de manutenção na Fresadora Cnc da sua indústria. 

Até mesmo pequenas compras como uma água durante o dia, ou um salgado com café na padaria devem ser lançados na planilha, isso vai te dar o controle total durante o mês, e o quanto você ainda tem na sua conta. 

  1. Liste quais são suas prioridades

Todos nós temos prioridades, certo? Cada um possui a sua, e para ter o controle financeiro é sempre bom listar quais são elas. Claro que, os seus gastos fixos devem ser uma prioridade, como comida, água, luz, internet, e por aí vai, mas com elas, é preciso estabelecer quais são os seus objetivos e metas de vida. 

Se você deseja viajar para o exterior, coloque isso como sua prioridade, e faça um cálculo do quanto você deve guardar para concretizar seu sonho, lembre-se sempre de priorizar aquilo que for listado, isso pode culminar em alguns cortes de gastos variáveis que talvez não sejam necessários, um sacrifício recompensador. 

  1. Entenda a sua realidade

Cada um tem sua própria realidade financeira, não adianta comparar o seu salário com algum primo ou irmão, cada um tem a sua renda, então é preciso que você entenda sua realidade, e  comece a se adaptar conforme ela. 

Saiba suas limitações, e procure seguir sua vida conforme os objetivos traçados na etapa anterior, se você não tem condições no momento de comprar um Sistema De Som Ambiente, segure um pouco o bolso, vá guardando gradualmente, e faça suas somas sempre encarando a sua condição financeira. 

  1. Elimine todas as suas dívidas

Se tem uma coisa que pode tirar o sono de qualquer pessoa são as dívidas, de acordo com pesquisas, cerca de 77,3% das famílias brasileiras possuem alguma dívida, seja ela qual for, e é claro que isso pode não só incomodar, mas como também prejudicar todo seu planejamento financeiro. 

Então o primeiro passo para ter controle é eliminando todas as suas dívidas, coloque o pagamento delas como prioridade na sua lista, guarde dinheiro e elimine esse problema de uma vez por todas, essa deve ser uma das primeiras ações feitas por você. 

  1. Tenha uma reserva financeira

É sempre bom ter uma reserva financeira, afinal, nunca sabemos o dia de amanhã, é só olhar o caso recente da pandemia causada pelo Covid-19 que abalou a economia global e deixou milhares de brasileiros desempregados e com uma situação financeira extremamente prejudicada. 

Sendo assim, para não perder todo o esforço que foi construído, procure ter uma reserva financeira, separe um dinheiro no qual você pode gastar e que fique ali disponível para emergências, acredite, isso pode ser fundamental no futuro. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Vanessa Andrade

Recent Posts

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

6 horas ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

6 horas ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

6 horas ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

6 horas ago

Como o Marketing Digital Pode Validar Ideias de Negócio

No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…

6 horas ago

Estratégias de Marketing para Empreendedores Iniciantes

No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…

7 horas ago