Você sabia que 48% das empresas brasileiras fecham em até 3 anos de existência devido a uma gestão financeira deficitária? Sem dúvidas, saber controlar suas finanças é o grande desafio da maioria dos empreendedores na atualidade, muitos não sabem como manter seu negócio aberto, e nem como administrá-lo da maneira correta,
Mas, como você deve imaginar, o gerenciamento financeiro é crucial dentro de um negócio, por mais que falar sobre esse assunto te dê medo, ele acaba sendo inevitável e sua aplicação dentro das empresas é algo básico, realmente, não tem para onde fugir!
Ela é uma das áreas se não a área mais relevante de qualquer corporação e cada detalhe conta, desde as vendas mal-sucedidas até os gastos excedidos com o impermeabilizante para laje. Então, se você quer garantir a sobrevivência do seu negócio, é preciso conhecer com detalhes, tudo sobre esse segmento.
No texto de hoje, separamos os principais pontos que você necessita saber em relação a gestão financeira, bora conferir o que é praticamente obrigatório de saber relacionado a essa área? Então vamos lá!
O que é a gestão financeira e porque ela é tão importante?
De maneira bem resumida, a gestão financeira é a área de uma empresa que é responsável pelo controle financeiro dos recursos, é por meio dela que se faz a análise do dinheiro disponível, entradas e saídas, e se toma uma decisão mais assertiva e coerente de acordo com suas necessidades.
Essa também é a área responsável pelo pagamento de todas as contas, recepção de recursos que entram, controle do capital de giro e realização do planejamento financeiro de forma detalhada, delimitando o orçamento de todas as áreas, inclusive ela mesma.
E é exatamente a junção de todos esses fatores, que torna esse setor tão importante para qualquer negócio, é ele quem monitora e garante que a saúde financeira de uma empresa esteja “em dia”,ela transmite a segurança de um negócio assim como uma bota de segurança em uma zona de risco, abaixo, separamos algumas das principais funcionalidades que você precisa conhecer sobre ela.
Controle do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas da gestão financeira, para quem não conhece, ele é quem mostra todas as entradas e saídas de recursos dentro do seu negócio durante um determinado período de tempo, geralmente semanal ou mensal.
Ter o controle sobre ele é crucial para que você cumpra com todas as suas obrigações, e entenda melhor sobre suas limitações e perspectivas para o futuro, sempre sendo um grande auxiliador para que você consiga fechar o mês sempre no azul.
Planejamento financeiro
Uma das atividades constantes da gestão financeira é justamente, realizar e concretizar o planejamento financeiro, ficar de olho nas finanças sendo capaz de escolher qual o melhor caminho não é uma tarefa simples, mas é necessária.
Com a coleta, análise e tratamento constantes de dados, cabe a gestão financeira, traçar os melhores caminhos e encontrar ótimas soluções que cumpram com as metas e objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo.
Análise de investimentos, riscos e criação de metas
Ainda falando em metas, toda empresa precisa investir caso queira crescer, muitas acabam se acomodando e se estagnam no mesmo patamar durante um longo tempo, e é claro que isso acaba sendo extremamente prejudicial para qualquer negócio.
Então, cabe a gestão financeira, analisar riscos e criar novas metas de investimento, para realizá-los de maneira inteligente, e usufruir dos seus recursos da melhor maneira possível, tudo deve ser pensado com antecedência, calma, transparência e muito estudo antes de qualquer atitude.
Entender pontos positivos e negativos
Por fim, a gestão financeira ajuda você a entender quais são os pontos positivos e negativos existentes dentro de um negócio, com a coleta frequente dos resultados, você consegue enxergar o que está dando certo ou errado para a sua empresa, quais são os pontos em que você precisa investir para melhorar e os que é possível investir para crescer.
Ele funciona como um eletroímã, puxando você para a direção correta onde é possível obter os melhores resultados, e entender o que fazer para que a sua empresa consiga ser de fato eficiente.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.