3 dicas de como gerar melhores oportunidades para sua equipe de vendas

Dentro de uma empresa, existem diversos departamentos responsáveis pelo desempenho geral do seu negócio, e todos são importantes para que você consiga ter melhores resultados, e um desempenho de qualidade e que agrade seus clientes. 

Mas, existe uma equipe em especial que é justamente o contato direto, aquelas pessoas que vão a campo apresentar o produto e representam a empresa de maneira geral, estamos falando do setor de vendas. 

A maioria das empresas precisa de vendedores, seja para apresentar sobre painel elétrico industrial ou acessórios para cozinha, o setor de vendas é fundamental para ter esse atendimento direto com o público, e convencê-los de que sua empresa pode oferecer o melhor para eles. 

Então, é também importante que eles desempenhem seu papel da melhor forma possível, pensando nisso, separamos 3 dicas de como conseguir gerar melhores oportunidades para sua equipe de vendas. 

  1. Defina os objetivos de forma conjunta

O primeiro passo é sempre estar ao lado da sua equipe de vendas, principalmente na hora de definir objetivos e alinhar quais serão as metas que devem ser batidas, essa união, é parte fundamental para que todas as áreas da empresa estejam alinhadas. 

Sem as metas conjuntas, talvez o marketing se concentre em gerar mais leads, enquanto as vendas se concentram em um atendimento personalizado e individualizado com cada um, por isso, esteja junto, faça a integração das pessoas, forneça espaço para que elas deem sua opinião e tenham um panorama geral pensando no bem da empresa,e  não apenas de um setor. 

Com um caminho já definido, fica muito mais fácil do vendedor entender como ele pode atuar, de que forma, quais metas devem ser alcançadas, o que ele precisa fazer e por aí vai. 

Então, se você tem um negócio de máquinas de solda elétrica, por exemplo, mantenha todos os setores de sua empresa conectados, desde a produção ou o contato com o fornecedor, até a chegada no setor de vendas para que o produto chegue nas mãos do cliente. 

  1. Dê recursos, ferramentas e invista em seus vendedores

O segundo passo é fornecer recursos para que eles consigam trabalhar e exercer as suas funções, entre eles estão tecnologia,como celulares e notebooks para fazer a divulgação e contatar o cliente. 

Também é importante realizar treinamentos constantes mirando a evolução de sua equipe, vender está muito relacionado a comunicação e a forma de abordagem com o público, quanto mais seus colaboradores souberem sobre isso, melhor será o desempenho e mais resultados positivos serão alcançados. 

Quanto mais recursos e conhecimento o seu time tiver, mais fácil será dele desempenhar sua função e mais confortável e motivado ele fará ela, já que, o vendedor se sentirá reconhecido e valorizado pelo investimento que você fez nele. 

  1. Aumente a moral da equipe e incentive o trabalho em conjunto

A última dica é justamente o incentivo, dentro do setor de vendas, as pessoas costumam trabalhar em conjunto, e precisam dessa união, mas é sempre importante encher o time com moral, reconhecendo o trabalho, trazendo bonificações por metas, e elogiando sempre que possível. 

Se sua equipe conseguir bater o recorde de vendas dos fios e cabos elétricos de sua loja de materiais de construção, comemore, dê um prêmio para eles, faça elogios, e se for ressaltar alguém de forma individual, lembre sempre de agradecer ao coletivo. 

Quanto mais você reconhecer o trabalho unido de seu time, mais eles se sentirão seguros de trabalhar em time, elogios individuais são bem vindos, mas desde que feitos com muita cautela, para não gerar mal estar ou qualquer racha dentro de sua equipe. 

Gerar melhores oportunidades no setor de vendas pode ser uma tarefa complicada, mas se você conseguir estar presente incentivando, fornecendo recursos e definindo metas juntos, com certeza fica muito mais fácil alcançar esse objetivo. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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