Finanças

Qual a diferença entre ROI e ROAS?

As empresas usam uma variedade de métricas para monitorar o desempenho e avaliar o sucesso de suas estratégias. É essencial que elas selecionem caminhos certos para garantir as informações mais relevantes. 

E duas métricas referentes ao acompanhamento dos investimentos são ROAS e ROI. Neste artigo, definiremos o que é ROAS e ROI, além de compararmos algumas diferenças entre eles. Então, seja você um gestor de uma loja de roupas ou de uma indústria Serviços de Caldeiraria, vale a pena conferir essa pauta

O que é ROAS?

O retorno do investimento em publicidade é uma medida da eficácia dos esforços de marketing para avaliar a eficiência das campanhas na geração de conversões e vendas de uma organização. 

O ROAS pode ser benéfico para determinarem se o dinheiro que estão gastando resulta em um alto valor para a marca. Aqui está a fórmula a ser usada para calcular o ROAS:

  • ROAS = receita da campanha publicitária / custo da campanha publicitária

O resultado fornece uma proporção, mas você pode multiplicar o resultado por 100 para convertê-lo em porcentagem. Por exemplo, se sua empresa gasta R$ 5.000 em uma campanha publicitária, mas ganha R$ 20.000 em receita, esse é um ROAS de 4:1. Ao multiplicar isso por 100, determina um resultado de 400%.

O que é ROI?

O retorno sobre o investimento é uma medida do desempenho de um investimento. É uma métrica para avaliar o quão eficientes estão indo seus gastos comparados com aquilo que não inseriu. 

Isso é tão benéfico quanto a instalação de um motor para portão eletrônico em uma garagem de condomínio e ajuda a todos a tomarem melhores decisões de negócios no futuro.

Há duas maneiras de visualizar a fórmula para calcular o ROI. Aqui está a primeira fórmula:

  • ROI = (valor atual do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

A outra fórmula expressa o ROI como uma porcentagem. A segunda fórmula é:

  • ROI = [(lucros – custos) / custos] x 100

ROAS x ROI

Existem várias diferenças entre ROAS e ROI. dentre elas, podemos citar o propósitos, o tipo de investimento, tipos de gastos e os lucros. Logo abaixo entenderá porque isso pode se tornar uma porta corta fogo, fazendo com que economize tempo e dinheiro. 

  • Propósito: ROAS e ROI são métricas úteis para avaliar os benefícios do dinheiro que uma organização gasta. No entanto, o ROAS refere-se a quanta receita uma organização ganha com o dinheiro gasto em publicidade e marketing. O ROI mede o desempenho de um investimento referente aos ganhos;
  • Tipo de investimento: ROAS e ROI se aplicam a diferentes tipos de investimentos. O ROAS mede o sucesso em publicidade e esforços de marketing. O ROI, no entanto, pode avaliar qualquer tipo de investimento;
  • Tipos de gastos: O ROI é uma medida de lucratividade. É responsável por outros tipos de gastos organizacionais. No entanto, o ROAS está relacionado apenas aos anúncios e não se traduz em outros tipos de lucros;
  • Lucros: O ROAS apenas compara os ganhos de publicidade de uma organização com o quanto ela gastou. O ROI, no entanto, trabalha como um Regulador de pressão de gás, pois mostra os ganhos após deduzir todas as despesas. Isso fornece uma representação mais abrangente para avaliar se um investimento valeu a pena;
  • Confiabilidade: ROAS e ROI são métricas importantes a serem consideradas e usadas para tomar decisões de negócios. No entanto, é importante evitar depender apenas do ROAS, pois ele reflete os resultados da publicidade. Por exemplo, campanhas podem ter uma alta taxa de conversão, mas, se o custo de cada taxa for alto, isso pode gerar prejuízo para a empresa. Usar o ROI além do ROAS lhe dará uma análise mais aprofundada ao considerar outras despesas;
  • Resultados: Os resultados dos cálculos de ROAS e ROI darão diferentes tipos de insights. O ROAS reflete se uma campanha publicitária é eficaz. No entanto, o ROI representa se a campanha é lucrativa.

Mesmo com as suas diferenças, qualquer um dos conceitos apresentados aqui é digno de atenção. Caso tenha receitas suficientes para trabalhar com ambos, não se arrependa.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Vanessa Andrade

Recent Posts

Por Que Cada Vez Mais Estrangeiros Vêm ao Brasil em Busca de Tratamentos

Nos últimos anos, o Brasil se consolidou como um dos principais destinos mundiais para quem…

4 dias ago

7 dicas de como gerenciar o tempo no dia a dia

Gerenciar o tempo representa um dos maiores desafios da vida moderna, já que a rotina…

1 semana ago

O Que Empreendedores Podem Aprender com a Resistência das Plantas

Se tem algo que todo empreendedor enfrenta é o desafio. Seja na forma de incertezas,…

1 semana ago

Espaços seguros e criativos para crianças

A criação de **espaços seguros e criativos** para crianças é uma prioridade essencial no desenvolvimento…

1 semana ago

O que os anúncios gerados por IA mostram sobre o futuro dos influenciadores virtuais

O marketing digital passou por transformações significativas, e uma das mais notáveis é a ascensão…

2 semanas ago

O Papel da UX na Performance de Campanhas Digitais

As campanhas de marketing não podem se dar ao luxo de subestimar a importância da…

2 semanas ago