10 dicas para começar empreender em 2022 com segurança financeira

Para empreender com segurança financeira em 2022, é preciso entender como está o mercado de negócios e saber quais são os segmentos mais rentáveis. Ter uma boa ideia é apenas o primeiro passo para investir no negócio próprio.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o espírito empreendedor aumentou nos brasileiros, gerando uma onda de abertura de lojas online e a demanda dos serviços de deliverys para os restaurantes, mercados e padarias.

Entretanto, começar o seu próprio negócio não é algo tão simples de se fazer, mesmo que você tenha feito faculdade gestão financeira ead, pois sempre há novidades mudando a forma como vender e se comunicar com o público.

Ainda assim, investir no próprio negócio é uma excelente forma de se dedicar a algo que realmente goste, e torna sua carreira profissional bem sucedida através dos seus próprios esforços e tomando as próprias decisões.

Entre as vantagens de investir no seu próprio negócio, podemos destacar:

  • Autorrealização;
  • Não ter espaço para o tédio;
  • Ver o seu sonho ganhar forma;
  • Autonomia para tomar decisões;
  • Aprender a solucionar problemas;
  • Crescer pessoalmente e profissionalmente.

Para iniciar no mundo dos negócios, algumas pessoas escolhem lançar produtos ou serviços inovadores, ou até mesmo realizar uma faculdade de vendas e marketing para adquirir mais conhecimentos de gestão.

Independente das suas escolhas, existem alguns passos que são fundamentais para te ajudar no início da jornada de empreendedor. Confira a seguir,

Os primeiros passos para ter o seu próprio negócio

Um dos principais fatores que impulsionam as pessoas a abrirem o próprio negócio é gerar ou aumentar a fonte de renda. Porém, se o seu caso for a primeira opção, ou seja, gerar renda, procure não criar altas expectativas.

Isso porque nos primeiros meses de negócio pode ser que ele não renda o suficiente, tanto quanto o esperado, por isso considere obter lucros somente a médio e longo prazo. Assim, você irá evitar se decepcionar no início e continuará trabalhando até dar certo.

Para que isso ocorra, é preciso criar um plano de negócios que vise aumentar os seus lucros, podendo utilizar os conhecimentos que adquiriu na faculdade de gestão de vendas para te auxiliar a traçar as estratégias nessa fase.

Dar o primeiro passo para realizar o sonho de ter a sua própria empresa pode parecer difícil, mas os benefícios que são gerados através dessa ação podem ser muitos dependendo dos seus esforços para atingir o sucesso.

Outro fator importante é entender como funciona o mercado de negócios do segmento em que pretende atuar. Por isso, é preciso estudar os seus concorrentes, saber quais são os produtos mais vendidos, entre outras informações para te ajudar a estruturar o seu negócio.

Realizar um curso de empreendedorismo a distância pode te ajudar a regularizar a sua situação fiscal para que o seu empreendimento possa funcionar sem restrições. Essa ação pode ser realizada através do site do Governo Federal, na aba “Portal do Empreendedor”.

Logo após esses primeiros passos, é importante começar a divulgação do seu negócio, e redes sociais podem ser uma poderosa aliada para te ajudar nessa etapa. Crie um perfis profissionais nas redes e mostre seus serviços e produtos.

Por fim, estabeleça metas e objetivos no seu plano de negócios e crie uma rotina de atividades que te ajudem a cumpri-las. Com base nos seus resultados, avalie como está o seu crescimento e os pontos que podem ser melhorados.

10 dicas de negócios para começar a empreender em  2022

Existem diversos segmentos que oferecem oportunidades vantajosas para as pessoas empreenderem, basta escolher aquele com que mais se identifica e estudar como investir nele para poder obter lucros.

Para te ajudar nessa missão, confira as 10 dicas de negócios a seguir.

  1. Beleza e cosméticos

Os cuidados pessoais e com a beleza são características de várias pessoas, inclusive de grande parte dos brasileiros.

Segundo os dados coletados pela Forbes, o Brasil é o quarto país com o maior mercado do mundo de beleza e bem-estar.

Essa informação faz do setor um segmento interessante para investir no ano de 2022, seja em uma loja física ou online. Os produtos para venda podem variar desde cremes para tratamentos de beleza até maquiagens, perfumes, sabonetes e produtos de cabelo.

  1. Delivery de comidas

Se você gostar de cozinhar, o segmento de culinária pode ser a aposta certa para você. A popularidade dos deliverys de comida aumentaram muito após o período de isolamento por conta da pandemia da COVID-19.

Dessa forma, o delivery de comida se tornou muito popular, seja para vender marmitas com comida caseira na hora do almoço, ou aquele bolo recheado para saciar a vontade de um docinho durante a tarde.

  1. E-commerce

Após o advento da transformação digital, as lojas online popularizaram e se tornaram uma ótima aposta para as pessoas que desejam ter o seu próprio negócio. Realizar um curso tecnico de gestão financeira pode te ajudar com essa tarefa.

Para abrir uma loja online basta ter um pequeno estoque de produtos em sua casa e uma plataforma de vendas eficiente para atender os seus clientes. É possível oferecer uma variedade de produtos, como bijuterias, livros, roupas e materiais escolares.

  1. Ensino a distância

As instituições de ensino EAD (Ensino à Distância), também chegam como tendência em 2022 devido a popularização dessa modalidade durante a pandemia de COVID-19. Se você é professor e oferece curso de gestão de pessoas, essa é uma ótima oportunidade.

Com essa modalidade, é possível lecionar de casa usando o seu próprio celular. Para conseguir alunos, é possível fazer anúncios das suas aulas nas redes sociais, de acordo com os interesses do seu público-alvo.

  1. Franquias

As franquias podem oferecer uma ótima visibilidade por já carregarem nomes de marcas conhecidas no mercado.

Isso torna o investimento mais seguro, já que o seu público já irá conhecer os seus produtos por conta da marca mãe da sua franquia.

Entretanto, o valor de investimento para esse tipo de negócio pode ser alto, dependendo da popularidade da marca e do público que o franqueador possui. Diante disso, é preciso levar em consideração o seu orçamento disponível antes de investir.

  1. Consultorias

As consultorias são negócios ideais para os profissionais que são especialistas em determinada área, como a gestão de saúde e administração hospitalar, por exemplo. Esses profissionais podem transmitir seu conhecimento através de uma mentoria.

Dessa forma, é possível atuar como coaching, palestrante em eventos e também como consultor de produtos e serviços para empresas. As possibilidades são muitas, basta saber como transmitir os seus conhecimentos.

  1. Infoprodutos

Os infoprodutos são produtos digitais que geralmente ensinam as pessoas a fazer algo, como a gestão de recursos humanos ead preço acessível. Ou seja, é uma forma organizada de transmitir conhecimento, entreter e gerar engajamento para as pessoas.

As possibilidades de trabalho são muitas, como produzir conteúdos digitais, divulgar os próprios materiais, revender produtos de terceiros, criar a divulgação de cursos, entre outras necessidades de quem adquire o produto.

  1.  Materiais para escritório

Os materiais de escritório atualmente estão presentes em vários lugares, como nas mesas de home office na casa das pessoas. Essa mudança também foi realizada devido a pandemia, que mudou os os espaços de trabalho das pessoas.

Por ser um ramo em ascensão, é possível investir em várias áreas dentro dele, desde a venda de móveis para montar escritórios em casa, até a venda de produtos que tornem os espaços mais confortáveis, como almofadas, apoiadores e tapetes.

  1. Revenda de produtos

O revendedor é aquele que faz a intermediação entre o comprador e o fabricante do produto. Por ser um mercado grande e versátil, o valor de investimento inicial é baixo, bastando apenas a compra de alguns itens para começar a revender.

Só é preciso ter atenção para repor os estoques e ter sempre o produto disponível quando algum cliente precisar comprar. O seu catálogo de revendas pode ser amplo, indo desde de produtos de perfumaria até itens como lingerie e calçados.

  1. Vestuário

O setor de roupas é grande e diversos, já que existem nichos para atender todos os biotipos e estilos. Se você produz as suas próprias peças customizadas, as chances de sucesso são ainda maiores, já que as pessoas se interessam muito por esse tipo de peça.

Para conseguir aumentar os seus lucros, é possível divulgar as suas peças através das redes sociais com fotos, vídeos e outros tipos de conteúdos relevantes e interativos.

Com isso, é possível obter excelentes resultados de popularidade e lucros para o seu negócio.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE