O setor industrial é fundamental para a economia do país e gera diversos empregos para os trabalhadores. Entretanto, trata-se de um segmento que tem particularidades administrativas e que se difere dos segmentos varejistas e de bens de serviços.
Uma pesquisa publicada através do portal PODER 360, mostra que a produção industrial brasileira cresceu 3.9% em 2021. Vale ressaltar que trata-se de uma época de recuperação econômica, pós-pandemia, que acabou por afetar diversos segmentos de nossa economia em geral.
A importância da boa gestão empresarial
O empreendedor do setor industrial precisa estar munido de tecnologia e estratégias atualizadas para produzir melhor e consequentemente obter melhores resultados. Uma empresa que fabrica câmaras de refrigeração, por exemplo, pode implementar uma série de novas tecnologias e estratégias para melhorar a rentabilidade da produção.
Foi pensando nisso que nossa equipe produziu um artigo para apresentar cinco dicas de gestão industrial. Gostou da pauta? Então siga conosco para ficar por dentro das dicas e boa leitura.
5 dicas para fazer uma boa gestão na indústria
- Conheça e mapeie os processos produtivos: conhecer o funcionamento da empresa é o primeiro passo para ter um melhor controle sob a gestão. Inclusive vai municiar o gestor para importantes tomadas de decisão.
Verificar como funcionam os processos produtivos, como por exemplo: esteiras, tempo estipulado para cada operação, o funcionamento da válvula de segurança, entre outros, é uma forma de fazer o mapeamento e calcular a força produtiva industrial.
- Utilize softwares industriais: a tecnologia é uma aliada da indústria e os softwares podem dar respostas que muitas vezes os nossos olhos não estão atentos.
Sua inteligência coordena multitarefas industriais, como o cálculo exato da quantidade de matéria-prima, o ritmo de produção, eventuais gargalos de tempo, entre outros.
Números como esse ajudam o gestor industrial a encontrar eventuais problemas e otimizar os processos, para aumentar a produtividade e diminuir os erros operacionais.
- Negocie com fornecedores: uma das metas de um bom gestor industrial é conseguir fornecer seu produto com o melhor preço do mercado. Muitas vezes, esse processo necessita de boas negociações com os fornecedores.
Tente sempre negociar uma melhor condição de valor e pagamento para sua empresa. De preferência, procure por fornecedores que estão próximos ao estabelecimento, para evitar atrasos na entrega das mercadorias/matéria-prima. Ações como essa otimizam os recursos e flexibilizam o preço final da mercadoria.
- Faça manutenção prévia: fazer manutenção em equipamentos e maquinários vai ajudar muito na produtividade industrial a médio e longo prazo.
Uma máquina parada pode trazer uma série de prejuízos e atrasar pedidos, por isso, conte sempre com uma equipe técnica para realizar eventuais ajustes a fim de manter o maquinário funcionando de forma ininterrupta.
A manutenção prévia também é importante para diminuir o índice de acidentes na indústria, evitando uma série de problemas com relação às despesas administrativas que podem atrapalhar a gestão industrial.
- Execute treinamentos com os funcionários: a indústria é um ambiente apto para aplicar uma série de treinamentos. Eles vão desde uma brigada, onde ensina os funcionários como funciona o projeto de incêndio da empresa, como também os processos de manuseio de maquinários e automação da indústria.
Funcionários bem treinados produzem mais, diminuem erros, previnem acidentes e otimizam os processos de produção para melhorar os lucros e a rentabilidade.
O que achou do texto de hoje? Curtiu as dicas de gestão industrial? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!