O endomarketing é uma das formas mais eficazes de reduzir a taxa de rotatividade de funcionários e atrair novos profissionais altamente qualificados para a empresa, seja ela do setor automotivo, uma fábrica de inversor de frequência ou de automação predial, por exemplo.
O significado do termo vem do prefixo ‘endo’ que vem do grego e significa “dentro” e da palavra marketing. Portanto, endomarketing é o marketing para dentro que, no ambiente empresarial, se refere ao interior da empresa. Quer conferir os melhores exemplos disso? Então, vem com a gente!
O que é endomarketing?
O endomarketing é uma estratégia voltada para ações internas. Procura melhorar a imagem da empresa junto dos seus colaboradores, culminando numa equipe motivada e na redução da rotatividade.
Muitas marcas dedicam tempo e recursos para atrair e reter clientes, mas negligenciam completamente seu próprio trabalhador. Isso é um erro que pode custar caro.
No entanto, a realidade é que um colaborador insatisfeito e que não tem benefícios mínimos, por exemplo, pode ficar totalmente desmotivado. Se os colaboradores de uma equipe de manutenção de portas de enrolar não são valorizados pela própria empresa, isso acaba gerando um desconforto para eles e futuramente um desgaste na corporação.
O endomarketing é um processo de gestão que visa vender a empresa aos seus próprios trabalhadores. Algumas pessoas chamam essa estratégia de “Marketing Interno”, pois forma a percepção dos colaboradores sobre a empresa, considerando suas reivindicações e apresentando novas formas de transformá-los em propagadores da marca.
Isso significa que todas essas pessoas (clientes, leads e outras empresas) têm uma percepção diferente daquele negócio: passam a vê-lo de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio
Com isso, o Dashboard de vendas tende a crescer cada vez mais!
As empresas com os melhores exemplos de endomarketing, os usam assim
O principal benefício do endomarketing é conseguir uma coordenação entre as diferentes áreas, o que permite o desenvolvimento e a implementação dos planos e estratégias. É surpreendente, mas iniciativas muito boas falham antes mesmo de virem à tona, por falta de apoio dentro da empresa.
- As empresas que trabalham bem com o conceito evitam o fracasso ou o abandono de iniciativas de marketing ou qualquer outro projeto, pois o trabalho envolve setores distintos;
- Profissionais de outras áreas podem complementar este processo e até mesmo identificar problemas ou falhas, diminuindo a porcentagem de fracasso;
- Além disso, elas geram maior motivação para que, ao mesmo tempo, as pessoas lá de dentro se sintam mais identificadas com a marca. Elas, por sua vez, compartilham valores e objetivos comuns e todos conhecem perfeitamente o seu papel;
- Se tudo for comunicado em todas as áreas, ninguém será pego de surpresa em um novo evento, produto ou promoção. Imagine que você tem uma empresa que produz letreiro de led e sua área não é informada sobre a alta demanda do produto, isso gera uma comunicação ruim. Não haverá falhas devido à ignorância;
- Elas permitem avaliar o trabalho em conjunto, devido ao fato de cada projeto ter sido realizado com a coordenação total dos departamentos;
- Graças ao endomarketing, a rotação dos trabalhadores diminui devido ao aumento da satisfação e do seu compromisso com a organização. Gerando, por incrível que pareça, uma maior Presença Digital;
- Enfim, essas empresas dão foco na qualidade de vida dos trabalhadores o que, a longo prazo, reduzirá o número de vítimas na empresa.
Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.