Conheça a vantagem do chatbot para seu e-commerce

Com o uso massivo da internet e o aumento das compras nos e-commerces, é fundamental que esses modelos de negócio tenham um diálogo rápido e eficaz com os clientes. Isso vale para setores tão distintos quanto os de umidificador industrial ou alimentício. 

Por isso, os chatbots estão trazendo uma transformação e permitindo melhores experiências (sejam relacionados às compras, aos métodos de pagamento e etc.). De acordo com uma pesquisa recente, os investimentos em chatbots até 2024 será superior a US$ 1,3 bilhão. 

Esta é uma transição necessária e que simplifica todas as interações complexas, além de impulsionar os negócios. Ficou curioso e quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Vantagens do chatbot para seu e-commerce

Assim como ocorre com as peças para empilhadeira, que ajudam no processo de organização dos produtos no setor de estoque, os chatbots suprem algo que, há décadas atrás era complexo. 

Como eles são construídos com Inteligência Artificial e orientados por um conjunto predefinido de regras, eles aprendem e se adaptam a problemas, bem como oferecem soluções rápidas para consultas de usuários (este é o chamado machine learning). 

Para balancear tudo, como se utilizasse uma balança industrial dia após dia, temos:

Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana

Se antes as empresas não estavam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, atualmente o chatbot significa tudo isso. É bem verdade que uma marca poderia contratar funcionários para fazer isso em todos os períodos, mas com a ferramenta, elimina-se custos e garante atendimento imediato. 

Entre uma marca com chatbot e outra sem a ferramenta, certamente a primeira tem grandes condições de fazer mais vendas, gera autoridade no assunto e comentários positivos sobre a rapidez  em todos os processos.

Personalização

Tão fundamental quanto um transformador de solda para o ramo da serralheria, é a personalização da marca e desse diálogo. A ferramenta é usada para coleta de informações sobre as pessoas que estão interessadas em seus produtos. 

Ter essa compreensão faz com que você personalize as linhas de produtos e melhore a fidelidade e a afinidade do cliente. Outro detalhe é que os chatbots verificam e avisam quando os itens estão fora de estoque e sugerir produtos alternativos. 

Por exemplo, determinados chatbots já fazem perguntas às pessoas interessadas sobre estilo e, com isso, oferecem produtos de acordo. Quando se trata de e-commerce, essa personalização é pertinente.

Custos reduzidos

Não há como negar que há redução de custos, tudo porque você não precisa pagar horas extras, salário e outros adicionais, como seria com um funcionário. Um chatbot permite que você direcione seu foco para aspectos mais críticos do seu e-commerce. 

Portanto, tenha mais tempo para avaliar o layout da página, as redes sociais, o email marketing ou checkout, por exemplo. E agora, em seu dia a dia, haverão menos erros. Resumidamente, em um processo tão complexo quanto o de hoje, essa pequena alteração não fará com que se esconda ainda mais.

Orientação do Produto

Muitas vezes, os visitantes se perdem nas diversas possibilidades de produtos. Os chatbots podem ajudar essas pessoas a encontrarem algo que gostem, irem para o carrinho e,  consequentemente, fechar suas compras. 

Todos esses pontos positivos permitirão que eles façam compras em tempo real. Por exemplo, dentro de sites como Shopee ou Mercado Livre há orientação aos clientes através de seus produtos – a ferramenta faz perguntas para entender todas as necessidades e possibilidades como um vendedor real.

Recuperação do carrinho

Muitos gestores podem imaginar que quando um cliente abandona um carrinho, ele jamais voltará. Mas isso é apenas uma ‘lenda urbana’. E isso pode ser uma ótima fonte de receita, quer saber por que?

Os chatbots podem lembrar os usuários de itens que estão ‘parados’ e perguntar se eles estão dispostos a darem o próximo passo no processo de compra. Na maioria das vezes, esses lembretes levam os clientes a revisitar seu carrinho e permitem que eles comprem alguns, senão todos os itens do carrinho. Este conceito não deve ser deixado de lado por nenhuma marca, mesmo que tenha apenas uma loja física.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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